Nem sempre é fácil se desfazer de coisas antigas. O seu cobertor favorito envelheceu e tem arranhões e buracos na superfície? E ainda é uma pena desistir? Isto não é surpreendente: passamos um terço das nossas vidas com ele! Então o que fazer? Não jogue fora em hipótese alguma! É muito mais interessante mudar seu destino.
Transformando um cobertor velho em um novo
Veja como você pode fazer bom uso de um produto antigo.
Com suas próprias mãos
Experimente você mesmo atualizar seus têxteis. Isto tornará o seu quarto original e os seus amigos irão admirar as suas “mãos de ouro”!
Para você você vai precisar de tecido para cobrir. Este pode ser um corte que atenda às suas preferências. Mas tenha cuidado: o tamanho deve corresponder ao seu item antigo!
- Faça medições de comprimento e largura.
- Multiplique o comprimento por dois, adicione 2 cm às medidas resultantes para as costuras. Você deve acabar com uma capa de edredom retangular com furo lateral. Metade do trabalho está feito!
Conselho. Você não precisa escolher o tecido, mas use uma capa de edredom pronta.
- Coloque o item antigo em uma capa de edredom feita em casa e costure a abertura lateral.
- Só falta acolchoar o tecido para que o produto não se mova dentro da capa de edredão. É óbvio que Quanto mais pontos houver, melhor será a qualidade. produtos!
Restauração profissional
Se o bordado não der certo, leve a colcha para uma lavanderia a seco ou para um ateliê de costura e restauração de têxteis-lar.
A restauração de produtos de penugem e lã é diferente. No primeiro caso, os trabalhadores limpam o recheio (penugem e/ou penas), cortam e preparam a cobertura e recheiam-na. E na segunda, lavam e secam os tecidos, limpam a sujeira e penteiam, cortam as capas e espalham a lã.
O custo depende do tamanho:
- infantil (90x120) - cerca de 1.600 rublos;
- um e meio (150x200) - 2.000–2.500 rublos;
- duplo (180x200) - 3.000 rublos.
Um cobertor velho vira...
Mas o papel de um produto quente pode ser alterado. Vamos falar sobre possíveis transformações.
...em roupas e acessórios
Roupas feitas de colcha? Por que não!
Casaco
Todas as manhãs, no quarto de alguém, você ouve “Não estou com vontade de me vestir! Eu gostaria de poder viajar em um cobertor!” E a designer estoniana Marit Ilison sugeriu coleção de casacos, costurado com velhas colchas soviéticas.
Referência! O nome original da coleção é “Kaamos” - traduzido literalmente como “Eu quero dormir”, em homenagem à história homônima de A.P.
As cores, familiares a todos os soviéticos, e a estrutura aveludada da manta combinam-se harmoniosamente com os strass Swarovski.
Cada casaco da coleção é confeccionado em um único exemplar, feito à mão pela própria Marit Ilison e por costureiras habilidosas. E um dos produtos é a antiga colcha da avó de Marit, sob a qual a própria estilista dormia quando criança.
Você certamente pode usar a frase “hoje fui trabalhar enrolado” no sentido literal!
Bolsa
Além do agasalho, você pode fazer um acessório maravilhoso com uma colcha velha: uma bolsa para viajar ou para ir ao supermercado.
É simples: recorte um retângulo e prenda as alças. Temos certeza que você não encontrará uma pessoa com a mesma bolsa!
...em têxteis-lar
As maneiras de usar um produto antigo são limitadas apenas pela sua imaginação! Aqui estão algumas idéias simples para você começar.
Brinquedo de cachorro
Pegue um cobertor velho, corte-o em várias tiras bem cuidadas e faça uma trança grande. Isso economizará uma quantia significativa de dinheiro na loja veterinária!
Cama para animais de estimação
Outra opção alternativa. A cama é adequada para cães, e se você construir um local isolado (por exemplo, com telhado), é claro que os gatos também vão gostar.
Cabana
Quem não construiu casinhas infantis com cadeiras e cobertores! Escolha um produto de cor adequada, faça a base com tábuas de madeira estáveis. Agora construa uma verdadeira casa para pequenos sonhadores!
As crianças ficarão felizes em ajudar a construir a cabana e passar muitas horas emocionantes lá dentro!
Colcha como a da vovó
Um velho cobertor soviético pode ser transformado em um cobertor estilo patchwork (traduzido literalmente como “Produto feito de remendos”). Oferecemos a maneira mais fácil de fazer uma coisinha brilhante.
- Corte a manta com padrões diferentes em quadrados de 8x8 cm, com margem de 5 mm.
- Escolha o formato do futuro produto e organize os quadrados por cor.
- Costure em blocos e junte-os com listras lisas.
- Coloque o produto acabado em um saco a vácuo e guarde até a estação quente. Perfeito para um piquenique com quem você ama!
Saco de dormir
Você gosta de viajar? Você pode fazer um saco de dormir com uma colcha velha. Você só precisa comprar um zíper.
Se as ideias lhe parecem complicadas, não se apresse em jogar fora seu cobertor favorito. Você definitivamente receberá assentos para móveis de exterior ou capas para eles! Você também pode usá-lo como embalagem ao se mover. Embrulhe os móveis e prenda com filme transparente. A manta protege contra arranhões e permite manter sua aparência original.