A limpeza higiênica da área de dormir é o principal fator para uma noite produtiva de descanso para cada membro da família. Qualquer dona de casa já desenvolveu seus próprios hábitos de troca de roupa de cama - de dois dias a três meses usando o mesmo conjunto.
Mas estudos realizados por especialistas da área de imunologia e microbiologia comprovaram que a roupa de cama deve ser trocada pelo menos uma vez por semana. Os principais motivos para substituição são:
- células mortas da pele e caspa humana.
Microorganismos de poeira (bactérias, fungos, microorganismos de levedura, esporos, vírus) e ácaros, levando a reações alérgicas e diminuição da imunidade.
- escamas de epitélio e pêlos de animais domésticos;
- secreções das glândulas sebáceas, sudoríparas e sexuais;
- restos de cosméticos.
O não cumprimento das regras de higiene pessoal e alimentação, provocando manchas persistentes e muitas migalhas por petiscar na cama.
Esses fatores reduzem as defesas do organismo e contribuem para a manifestação de reações alérgicas, asma e outras doenças.
Com que frequência os adultos precisam trocar a roupa de cama e as toalhas durante o verão e o inverno?
Tudo depende das características individuais do corpo humano e da sua limpeza. Tomar banho todos os dias após um árduo dia de trabalho e dormir de pijama ou camisola não contribui para a rápida contaminação de lençóis e fronhas em qualquer época do ano.
O aumento da transpiração nos dias quentes de verão ou uma vida sexual ativa exigem a troca de roupa íntima pelo menos uma vez a cada 7 dias. Ao mesmo tempo, a capa de edredão pode ser lavada uma vez a cada duas ou três semanas, pois suja muito menos.
As camisolas e pijamas devem ser trocados a cada dois dias e as toalhas devem ser lavadas após quatro usos. Recomenda-se secar em local ventilado.
Com que frequência as roupas de cama dos recém-nascidos devem ser trocadas?
De acordo com as exigências pediátricas, é necessário refazer a cama do bebê pelo menos uma vez a cada três dias, e às vezes diariamente. Se o recém-nascido dorme de fralda e a roupa de cama não está contaminada com urina ou fezes, os lençóis podem ser trocados semanalmente.
Mas, dada a pele delicada do bebé e a frágil imunidade da criança, recomenda-se substituir os conjuntos de cama do bebé com a maior frequência possível. Isso ajudará a proteger o bebê da ocorrência de dermatites e reações alérgicas, permitirá que ele ganhe força, resista aos ataques bacteriológicos do mundo exterior agressivo e cresça saudável e ativo.
Com que frequência a roupa de cama das crianças é trocada, inclusive nas instituições pré-escolares?
Quanto mais nova a criança for, mais frequentemente os conjuntos de sono precisam ser trocados. Segundo as instruções da “avó”, lavar a roupa do bebê não é fácil, mas deve ser fervida e passada dos dois lados. Isso ajuda a reduzir o risco de doenças persistentes que requerem tratamento caro e de longo prazo.
Além disso, as crianças adoram comer doces antes de dormir, que lhes foram dados por parentes amorosos, ou beber leite fermentado e sucos, pois deixam manchas difíceis de remover. Neste caso, é necessário substituir e lavar a roupa suja num curto espaço de tempo com produtos especiais para remover manchas persistentes.
Nos jardins de infância, de acordo com as normas de higiene das instituições pré-escolares, a roupa de cama é trocada pelo menos uma vez por semana. Nesse caso, sua evidente contaminação deve ser levada em consideração para cada grupo de pré-escolares. Os pais das crianças têm todo o direito de verificar o cumprimento das normas de troca de conjuntos de dormir a qualquer momento.
Com que frequência trocar a roupa de cama de uma pessoa doente
Períodos agudos de doença com temperatura corporal elevada contribuem para o aumento da sudorese e infecção do leito por vírus ou bactérias patogênicas. Especialmente quaisquer manifestações cutâneas - dermatite, varicela, brotoeja, alergias e infecções intestinais levam à disseminação de micróbios patogênicos dentro da roupa de cama.
A troca regular de fronhas, lençóis e capas de colchão ajudará a evitar recaídas da doença e proporcionará um microclima saudável na cama do doente e de todos os membros de sua família. Isto é especialmente importante quando a família tem filhos pequenos que não conseguem resistir a doenças infecciosas.
Dicas e truques úteis para um sono confortável
- Recomenda-se escolher roupas de cama feitas de materiais naturais;
- o ideal é usar conjuntos de tons pastéis, que resistem mais facilmente às lavagens regulares e não perdem a saturação e o brilho do padrão mesmo em altas temperaturas;
- ao acordar, é necessário manter a roupa de cama ao ar livre, o que prejudica os microrganismos parasitas e a manterá fresca por algum tempo de uso;
- lavagem em alta temperatura (cerca de 50-60°C) e secar na máquina de lavar em local bem ventilado ajuda a remover melhor todos os tipos de contaminantes.
- Não é recomendado lavá-los junto com a roupa;
- passar roupas solda as fibras do tecido, fortalecendo-as, tornando-o esteticamente atraente e compacto para guardar no armário, acomoda bem e é agradável ao toque;
- pó de alta qualidade e agentes condicionantes especiais permitem adicionar frescor aos conjuntos de cama e preservar a estrutura do tecido;
- Usar alvejante para roupas ajuda a prevenir a propagação de bactérias patogênicas;
- A ventilação regular do quarto antes de dormir, a limpeza oportuna e a substituição de travesseiros e cobertores contribuem para o uso prolongado da roupa de cama;
- A capa do colchão evita que a sujidade se acumule e penetre no colchão. É feito de materiais sintéticos de alta qualidade, pode ser facilmente removido e lavado e pode reduzir reações alérgicas e prevenir ataques de asma.
Você gosta de passar algum minuto livre nos braços de Morfeu? Precisa dormir um pouco depois de uma semana agitada de trabalho? Você prefere tomar café da manhã na cama com seu ente querido enquanto assiste a uma série de TV interessante?
Pense em trocar a roupa de cama em tempo hábil e desfrute de um descanso confortável nos braços de seu ente querido.
Minha mãe me ensinou a trocar a roupa de cama semanalmente; era uma tradição aos sábados. Mas recentemente comecei a trocá-lo com mais frequência, cerca de duas vezes por semana. Acabei de notar que adormeço melhor com lençóis limpos e frescos. Também posso trocar a roupa de cama fora do plano se, por exemplo, por algum motivo não consegui tomar banho à noite ou fiquei doente.