Como passar corretamente um lençol com elástico?

Recentemente, em conjuntos de cama, é cada vez mais possível encontrar um lençol com elástico. Reunido nos cantos, e às vezes em todo o perímetro, é colocado nas bordas do colchão, fixa bem, não sai de baixo e não enruga durante o sono. No entanto, é mais difícil de acariciar do que a habitual “irmã mais velha” retangular.

Em que você deve prestar atenção?

Roupas de cama novas, especialmente aquelas feitas de materiais duráveis, como chita, linho e algodão grosso, não passam bem. Existem diversas nuances que, se observadas, podem facilitar muito o processo. Recomendado:

  • Use condicionador ao lavar. Amacia o material e reduz o número de dobras e vincos;
  • imediatamente após enxaguar e centrifugar, sacuda bem a folha e pendure-a para secar;
  • Não seque completamente - roupas levemente úmidas são mais fáceis de passar. Se ainda estiver seco, você terá que usar a função vapor enquanto passa.Se você não tiver um (por exemplo, um modelo de ferro antigo), você precisará umedeça adicionalmente a folha com um borrifador;
  • utilize uma tábua de engomar, que deve ser instalada a uma altura ideal e confortável para a calandra;
  • lave bem o chão para não “coletar” todo o pó com roupa limpa;
  • certifique-se de que a iluminação da sala seja suficiente;
  • observe a temperatura de aquecimento do ferro para cada tipo específico de tecido;
  • Observe os cuidados: não deixe aparelhos elétricos quentes sobre o material.

Como passar um lençol com elástico

O principal inconveniente é que a chapa é um produto bastante volumoso, tanto em comprimento quanto em largura. Além disso, suas bordas estão unidas e é impossível endireitá-las completamente. É por isso Para alcançar o efeito desejado, você deve seguir uma determinada sequência de ações.

Processo de engomar passo a passo

Existem vários métodos para passar um lençol com elástico. Alguns levam mais tempo, outros menos, mas todos requerem alguma habilidade e talvez equipamento adicional, como um cabo de extensão.

Dobrar

Como a área da superfície passada é bastante impressionante, é aconselhável dobrar o produto. Para fazer isso você precisa:

  • pegue a folha pelas bordas adjacentes com o lado avesso voltado para você, de modo que seus lados longos estavam localizados horizontalmente e seus lados curtos estavam localizados verticalmente;
  • coloque as mãos sob o elástico nos cantos;
  • conecte e insira uma borda do produto na outra para que as costuras dos cantos combinem;
  • faça o mesmo com o lado oposto;
  • Dobre a folha novamente, juntando os quatro cantos;
  • endireite todas as camadas completamente.

passo a passo

Ferro em círculo

Um lençol dobrado em quatro deve ser colocado sobre uma tábua de passar. Você pode começar a passar:

  • do centro para as bordas. Neste caso, a atenção é dada primeiro ao ângulo uniforme e a todas as camadas acessíveis ao ferro. Em seguida, processa-se o perímetro: o elástico é puxado sobre a parte arredondada da prancha, o tecido é puxado e esticado com uma das mãos e vaporizado com a outra (com aparelho elétrico);
  • das bordas para o centro. Esta é a opção oposta: primeiro, os locais mais distantes do centro são suavizados em círculo, depois o meio.

Depois de passadas ambas as superfícies acessíveis, pode-se desdobrar o produto, separando um par de cantos do outro. Depois disso é recomendado dobre de forma diferente, combinando as camadas já processadas e expondo as que estavam dentro. Repita todas as manipulações primeiro com a segunda metade da folha.

É claro que esse método não pode ser chamado de operacional, mas você pode ter certeza de que nem um único micróbio ou ruga permanece no tecido. Portanto, nada interferirá em um sono reparador e profundo. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata da roupa de cama de uma criança.

lençóis passados

Via rápida

Se você não quer se envolver em um procedimento longo e trabalhoso ou simplesmente não tem tempo para isso, você pode agilizar o processo. Para fazer isso, lave e seque o lençol deve ser puxado sobre o colchão e todas as dobras alisadas diretamente na área de dormir.

Atenção! Nesse caso, muito provavelmente, você terá que usar um transportador comum ou, melhor ainda, um filtro de linha. A temperatura do ferro e o consumo de energia deste aparelho são bastante elevados, por isso ter um fusível ajudará a evitar sobrecargas na rede elétrica em caso de mau funcionamento.

Certamente, com este método, apenas a parte central será passada e os vincos permanecerão nas extremidades (mais perto do elástico). Mas isso, em primeiro lugar, será praticamente imperceptível e, em segundo lugar, não afetará em nada o conforto da pessoa, já que o corpo praticamente não entra em contato com as partes laterais do colchão.

pilha de folhas

É possível fazer isso sem passar?

Tudo depende da qualidade do material, das necessidades e hábitos de cada pessoa. Você pode fazer isso sem cozinhar no vapor se a folha for feita de:

  • pano atoalhado;
  • percal;
  • algodão-poliéster;
  • popeline;
  • microfibra;
  • cabeçalhos

Esses materiais são caracterizados por relativa suavidade e baixo vinco.

Algumas pessoas adoram o cheiro de frescor que se perde ao passar, por isso evitam esse procedimento. Existem algumas pessoas que não se importam se a roupa está passada ou não. Aparentemente, isso não afeta em nada o sono deles.

Por falar nisso! Ao contrário dos eslavos orientais, os europeus ocidentais lavam e passam a roupa de cama com menos frequência. Isto se deve, em primeiro lugar, às altas tarifas dos serviços públicos: abastecimento de água e eletricidade. Para manter a roupa (ou pelo menos parecer) fresca por mais tempo, preferem cores que não manchem (por exemplo, tons de azul ou cinza) e quase sempre dormem de pijama.

Do ponto de vista da higiene, É necessário lavar e passar os lençóis e a fronha pelo menos uma vez por semana, e a capa do edredom - uma vez a cada duas semanas. Além disso, o linho bem passado fica mais atraente e arrumado, fica macio e agradável ao toque. Assim, um lençol cuidadosamente passado com elástico pode ser uma excelente ajuda na criação de um local de dormir confortável para cada membro da família.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano