A gravidez não é apenas a alegria da antecipação, mas também mudanças fisiológicas significativas no corpo da mulher. Eles são especialmente perceptíveis nos estágios posteriores do sono, quando você tem que torcer cobertores e colchas sob o estômago. E um produto tão moderno como um travesseiro para mulheres grávidas é uma verdadeira salvação.
Travesseiro para gestantes - o que é útil e por que é necessário
As lojas oferecem diversos modelos de travesseiros, cujo design leva em consideração as necessidades fisiológicas durante a gravidez. Infelizmente, nem todos podem comprar esses produtos, mas existe uma alternativa - costurá-los você mesmo. É mais barato e as preferências e exigências pessoais são sempre levadas em consideração.
Quais são os benefícios de usar essas almofadas? Fornece suporte para coluna e abdômen durante o sono, com distribuição adequada de carga. O produto permite aliviar as articulações do pescoço, relaxar os músculos, garantindo um sono saudável.
Após o parto, essas almofadas podem ser usadas para outros fins:
- Durante a alimentação, é conveniente usar como suporte macio para mãe e filho. Enrole o produto na cintura e amarre-o nas costas com fitas próprias para esse fim. O bebê pode ser colocado em cima do travesseiro para diminuir o cansaço durante a mamada.
- Se você amarrá-lo em um anel da mesma forma e colocá-lo sobre uma superfície plana, obterá uma espécie de casulo de cercadinho para um bebê.
Que material e enchimento escolher
Ao escolher materiais É importante estar atento à higiene e ao grau de conforto que podem proporcionar. O tecido da base é selecionado o mais natural possível. Ou seja, escolha algodão, linho, chita. Para as fronhas, você deve escolher tecidos semelhantes ou mais agradáveis e macios - lã, veludo, pelúcia. Se o aspecto externo da almofada for macio e confortável, ao mesmo tempo proporcionará um efeito “anti-stress”.
A escolha do enchimento será igualmente importante. Não existe uma recomendação única para todas as gestantes, tudo é individual (rigidez, elasticidade), o principal é que o preenchimento proporcione comodidade e conforto. Para alguns, não há nada melhor do que penugem sintética, enquanto outros estão dispostos a desembolsar dinheiro para comprar cascas de trigo sarraceno. A gama moderna de enchimentos é grande, mas os mais populares deles são:
- casca de trigo sarraceno, produto ecologicamente correto que não causa alergias;
- a holofibra é acessível e bastante procurada;
- penugem sintética, suas propriedades são semelhantes às da holofibra;
- poliestireno expandido. Mantém perfeitamente a forma do produto. Hipoalergênico, fácil de cuidar e ecologicamente correto.
Na hora de escolher é importante pensar em todos os pontos, pois o travesseiro não será usado por 1 dia. Terá que ser lavado, por isso o produto deve ser simples e fácil de cuidar.
O que você precisa e como costurar
Antes de costurar, você deve primeiro escolher o formato do produto. Eles vêm na forma da letra “G”, o “U” do inglês, lembrando o formato de uma banana ou bagel. Os mais populares são considerados no formato da letra “U”, consideraremos detalhadamente sua alfaiataria. A vantagem é que é fácil escolher o tamanho adequado à sua altura.
O que você precisa
Para costura obrigatório:
- overlock, máquina;
- tópicos correspondentes;
- alfinetes para cortar;
- tesoura;
- um pedaço de sabão ou giz;
- para padrões, papel vegetal ou jornais, revistas;
- um pedaço de tecido para travesseiro;
- um pedaço de tecido para fronha;
- tipo de enchimento adequado.
O produto deve estar sempre limpo – este é um requisito básico para a higiene da gestante. Portanto, é mais fácil costurar 2 a 3 fronhas de uma vez, para que não haja problemas em trocá-las.
Instruções, medidas, modelo
Você mesmo pode desenhar o modelo, levando em consideração a altura e largura ideal do produto. Desenhe um padrão no papel com um lápis e recorte, para costurar serão necessárias 2 peças idênticas. Transfira o molde para o tecido dobrado ao meio. Execute esta operação para a segunda parte. Você precisará desse padrão para costurar uma fronha.
A seguir, prenda as duas partes com os lados direitos voltados para dentro, corte-as levando em consideração as folgas de 1,5 cm de largura. No topo da dobra marque um segmento de 25-30 cm, que será costurado bem no final , através do qual o travesseiro será virado do avesso.
Alinhave a parte superior e inferior do produto nas linhas marcadas e costure na máquina, deixando um furo. Processe os cortes com overlocker ou máquina em zigue-zague e depois vire-os do avesso. Preencha até a densidade desejada com o enchimento selecionado. Costure depois com ponto à mão ou máquina de costura.
Depois disso, costure a fronha exatamente da mesma maneira. Na parte superior, deixe uma seção sem costura de 40–50 cm de comprimento e costure um zíper oculto ou normal.