Parece que não há nada difícil em costurar um lençol: recortei um retângulo e processei as bordas. Mas nem tudo é tão simples. As camas e colchões modernos são tão diferentes em comprimento, largura e altura que você terá que selecionar cuidadosamente o produto. Para não cometer erros e danificar o tecido, recomendamos que leia este artigo com atenção.
Como costurar um lençol
Qualquer trabalho começa com preparação. Costurar roupas de cama não é exceção. Isso é necessário:
- escolha o material;
- medir o colchão (comprimento, largura, altura);
- decidir o tipo de lençol (com elástico ou regular);
- decidir se serão utilizados elementos decorativos.
Além disso, você precisa preparar suas ferramentas (tesouras de alfaiate, linhas adequadas ao material, régua ou fita métrica, giz ou lápis) e verificar se a máquina de costura está pronta para uso.
Do que costurar
Você pode comprar qualquer material. O principal é que seja agradável ao toque, fácil de usar e resistente ao desgaste. Considere também quanto dinheiro você está disposto a gastar em tecido.
Por exemplo, um lençol de seda é luxuoso. Não é barato, mas a seda natural fica ótima e não causa reações alérgicas. É verdade que é incomum dormir por hábito.
Uma opção mais prática e prática é a chita. Este é um tecido grosso de algodão com trama simples. Calico é considerado o tecido ideal para roupa de cama. O linho feito com ele não encolhe, não desbota (embora muito dependa da qualidade do tingimento) e dura vários anos. E a chita não é tão cara quanto a seda.
O cetim é outro material natural. Difere da chita pela forma como os fios estão entrelaçados. O cetim é macio e suave ao toque, um pouco como a seda. A resistência ao desgaste é alta.
Tecido econômico - chita. Este é um material natural fino. É bom dormir num lençol de chita, mas não vai durar muito.
Outros materiais também funcionarão:
- linho - natural é caro, áspero ao toque e enrugado;
- a flanela é um tecido macio, bom para costurar roupas de cama infantis;
- popelina - material de algodão semelhante à chita;
- o bambu é um material caro, mas resistente ao desgaste, feito de folhas e caules da grama de mesmo nome;
- a microfibra é um material sintético que pode ser de baixa qualidade e barato (se não houver ingredientes naturais na composição) ou imodestamente caro, mas seguro para a saúde (quando há algodão ou linho).
A decisão de qual material escolher depende de suas próprias preferências, capacidade financeira e experiência. Se você é uma costureira iniciante, compre tecidos baratos e fáceis de trabalhar (por exemplo, cetim).
Eu preciso de um padrão?
Se a qualidade do produto acabado não importa, não há necessidade de perder tempo no padrão. Mas existe o risco de você nunca tirar esse lençol do armário: ele simplesmente não é adequado para colchão.Então, há algum sentido em negligenciar o corte?
Uma costureira experiente lhe dirá o que você precisa cortar, mesmo que esta seja a centésima folha que você costurou com as próprias mãos. Existem vários motivos:
- Se você estiver costurando com tecido grande, o padrão permite que você o use com moderação.
- O risco de a folha ser muito curta, estreita ou longa é reduzido a zero.
- Quando for necessário um formato incomum (por exemplo, se a cama for oval), o padrão o ajudará a navegar corretamente e a não se confundir com as dimensões.
Existem duas maneiras de cortar uma folha:
- Você pode medir o colchão e a cama, adicionar centímetros extras (para dobrar o lençol).
- Uma maneira mais fácil é pegar o lençol que você costuma usar para fazer a cama e transferir suas dimensões para o tecido.
Independentemente de como você corta, deixe 1 a 2 cm de cada lado do produto como margem de bainha.
O que mais considerar: formato e tamanho do colchão, cor do tecido
Se há 20-30 anos os colchões eram baixos (não mais que 10-15 cm de altura), então os modelos modernos são muito diferentes. Assim, a altura dos colchões ortopédicos pode chegar a 25-30 cm, o que é importante levar em consideração na hora do corte, caso contrário o lençol ficará pequeno. Não se esqueça da largura, principalmente se estiver costurando um lençol para um colchão tamanho Euro, e do comprimento.
A forma também importa
Cama redonda? Isso também acontece em nosso mundo. Lembre-se: para uma cama fora do padrão é melhor costurar um lençol com elástico. Porém, para móveis retangulares padrão, esse elemento na folha também não é supérfluo.
Cores
Aqui você precisa se lembrar não apenas dos seus próprios desejos, mas também do resto da roupa de cama. Se você estiver costurando um conjunto, compre um pedaço de tecido e corte-o.Quando precisar de um lençol separado, tente escolher um tecido de cor neutra que combine com a maioria dos outros conjuntos de cama da sua casa.
Textura de tecido
É lógico que ninguém combine um lençol de seda e uma capa de edredão de algodão num só conjunto. Mas esta regra também se aplica a outros materiais. Considere de quais materiais sua roupa de cama é feita. Mais chita ou chita? Então, costure um lençol com os mesmos tecidos.
Vamos passar para a costura
Depois de bem alinhado, o “espaço em branco” é cortado. Em seguida, você precisa fazer um ponto de teste em uma máquina (um pedaço de sucata desnecessário é adequado para isso). Se tudo estiver bem, prossiga para a costura principal.
Uma folha retangular é costurada dobrando as bordas (são feitas concessões para esse fim). Comece pela parte estreita. Dobre a borda 0,5 cm e depois novamente 0,6 cm e faça um ponto. Se as primeiras costuras forem difíceis, você pode pré-alinhar a borda manualmente e remover essas linhas após a costura à máquina.
Costurar um lençol com elástico é mais difícil. Aqui você precisa calcular não só o consumo de tecido, mas também a quantidade de elástico. Existem duas opções:
- Costure o elástico em todo o perímetro do lençol. Isso geralmente é feito ao costurar roupas de cama infantis e também quando o colchão é fino. O cálculo é o seguinte: meça o perímetro do colchão e pegue elásticos 10% menores (para apertar).
- Costure elástico nos cantos. Conveniente para colchões grossos: com o seu peso pressionam o lençol. Aqui você precisa de 30-40 cm de elástico para cada canto.
Não se pode tirar o elástico da meia-calça infantil e costurá-lo em um lençol. Você precisa usar um elástico novo e durável que segure bem o tecido.
Se o elástico for costurado com cordão, o algoritmo de operação é o seguinte:
- Faça uma bainha dupla ao redor do perímetro do tecido. Largura - pelo menos 1 cm.Deixe uma “entrada” para o pin.
- Passe a folha. Se houve alinhavo, retire o excesso de linha.
- Pegue um elástico, prenda um alfinete na borda e insira-o com cuidado. Costure as bordas do elástico. Processe a "entrada" do alfinete.
A maneira mais fácil é costurar elástico nos cantos. Neste caso, o cordão é feito apenas nos cantos, e ao longo de todo o comprimento restante as bordas são dobradas normalmente.
Elementos decorativos
Existem elementos decorativos que não atrapalham o assentamento no lençol, mas ao mesmo tempo o decoram. Por exemplo, a renda é uma excelente solução para roupas de cama de cores claras. Outra opção são os bordados nas laterais. Excelente decoração para lençóis utilizados para cobrir colchões altos.
Elementos decorativos podem ser usados, mas devem ser selecionados com cuidado. O principal é que não interfiram no sono.
Dicas úteis
Existem muitos truques que você pode usar para facilitar o processo de costura e prolongar a vida útil dos lençóis. Vamos observar os populares:
- Antes de costurar, é necessário lavar o tecido em água morna com sabão, secar e passar a ferro. O material encolherá um pouco e ficará mais macio. Será mais fácil trabalhar com ele e as medições serão mais precisas.
- Após a costura, todos os pontos precisam ser passados a ferro. Dessa forma, eles ficarão bonitos.
- Para garantir um ponto uniforme, você pode fazer pequenas pausas enquanto costura. Os 3-4 nós extras são invisíveis e a costura torta chama imediatamente a atenção.
- Um ponto de teste deve ser feito nos restos do tecido que você planeja trabalhar. Assim você entenderá o quão adequadas são as linhas e a agulha para trabalhar com este material.
- Preste atenção na seleção de ferramentas e consumíveis. A tesoura é apenas afiada, a agulha da máquina não tem irregularidades e também é muito afiada. É melhor comprar fios junto com o tecido e, antes de comprar, perguntar ao vendedor quais cabem exatamente.
Vídeo “Como costurar um lençol você mesmo”