Como escolher roupa de cama

Escolha da roupa de camaA roupa de cama é um acessório importante, cuja escolha correta determina o grau de conforto do sono. Muitas pessoas cometem o erro de adquirir tal produto com base apenas no custo, fabricante e design. Há uma série de características e parâmetros mais importantes nos quais você precisa se concentrar primeiro.

Qual roupa de cama é de melhor qualidade?

O custo na maioria dos casos sempre determina a qualidade, principalmente no caso da roupa de cama. Outro indicador de qualidade é o tipo de material com que esses produtos são feitos. Podem ser sintéticos ou confeccionados com tecidos naturais, sendo a segunda opção sempre preferível: em primeiro lugar, dormir sobre esse produto é muito mais agradável e, em segundo lugar, os sintéticos costumam causar reações alérgicas em pessoas com pele hipersensível.

TópicosMas encontrar roupas íntimas baratas feitas com materiais cem por cento naturais também não é fácil, então um compromisso pode ser modelos combinados, nos quais fios sintéticos são adicionados em pequenas quantidades para aumentar as características de resistência.

A qualidade é muito influenciada pelos fios com que o linho é costurado: devem ser bastante grossos e duráveis, não desfiados ou salientes, e a cor deve combinar perfeitamente com o tecido do linho. Mesmo pequenas discrepâncias de tonalidades costumam ser típicas de marcas pouco conhecidas e de fabricantes underground que pouco se preocupam com o componente estético na fabricação de seus produtos.

Como escolher a melhor roupa de cama

Tecidos naturaisEm primeiro lugar é preciso prestar atenção ao material: deve ser o mais denso possível com uma espessura mínima do produto, mas alguns tipos de tecidos naturais com alta densidade podem ser bastante grossos, então neste caso deve-se proceder apenas de suas preferências de gosto e sentimentos. Por exemplo, a roupa íntima de seda sempre foi classificada como um produto de elite, mas, na prática, poucas pessoas conseguem dormir em lençóis de seda, escorregando deles e sentindo desconforto.

Na hora de escolher, um dos principais fatores é também o grau de popularidade do fabricante. Via de regra, quanto mais famosa a marca, menor a probabilidade de o produto ser de má qualidade. É claro que ninguém está imune a comprar falsificações feitas de forma convincente, mas você pode determinar se o produto que está vendo é real ou falsificado apenas examinando detalhadamente o próprio produto antes de comprar.

O que prestar atenção

Na hora de escolher um produto, você precisa tocar o tecido com as próprias mãos e examinar o produto: isso permitirá obter informações sobre a qualidade e decidir se a qualidade do produto corresponde ao seu custo.

Densidade da tela e do tecido

O linho é a base do linho, que deve ser denso e não transparecer à luz. Se, ao olhar através do tecido para a fonte de luz, ela estiver bem visível, isso indica uma estrutura esparsa do tecido, que não suportará um grande número de lavagens e ficará inutilizável nas próximas semanas após a compra.

A densidade do linho é um indicador direto de que o produto é bom. Você pode sentir isso com as próprias mãos ou olhar o rótulo: essa característica é medida na quantidade de fios por centímetro quadrado e quanto maior o número, mais denso é o produto.

Artigo mais detalhado sobre a densidade do tecido para roupa de cama e qual densidade será melhor.

Qualidade da costura

Qualidade da costuraApós um exame externo, é preciso prestar atenção ao verso, onde ficam visíveis as costuras do linho. Devem ser uniformes e de linho, e não comuns, e as bordas devem ser processadas e costuradas. As pontas dos fios devem ficar escondidas e não sobressair nas bordas.

Como deve ser o cheiro?

Você pode determinar rapidamente a qualidade pelo cheiro: não deve conter impurezas de produtos químicos, corantes ou mofo, e a roupa nova deve cheirar a tecidos limpos. O cheiro forte de tinta indica que o tecido foi tingido pronto (ou seja, não foram usados ​​​​fios de uma determinada cor, mas a tinta foi aplicada por cima do linho). Esses produtos desbotam rapidamente e perdem o brilho, mas esse não é o problema principal.

Cheirando o tecidoEsses aditivos químicos podem causar reações alérgicas bastante graves, embora, nesses casos, poucas pessoas consigam traçar um paralelo entre a alergia e a roupa de cama sobre a qual dormem, pelo que a causa pode passar despercebida e a alergia pode tornar-se crónica.

Você pode verificar a presença de tais corantes na roupa esfregando-a na parte da frente com a palma da mão: um produto natural e de boa qualidade não deixará vestígios de tinta na mão.

Projeto

Roupa de cama roxa
O design é uma questão pessoal de todos: alguns preferem produtos monocromáticos e monótonos, outros preferem roupas íntimas com estampas e ainda outros adoram modelos caros e exclusivos com elementos decorativos de renda. Neste caso, só podemos dar recomendações sobre a escolha das cores, pois o predomínio de determinadas cores provoca certas reações psicológicas na pessoa:

  • azul – a cor da harmonia espiritual que tornará o quarto aconchegante.
  • vermelho – a cor da energia e atividade sexual, por isso os casais jovens podem gostar deste produto.
  • rosa coloca você em um clima romântico e melancólico e infunde uma sensação de paz em sua alma.
  • azul tem um efeito calmante no sistema nervoso e promove sono profundo e descanso adequado.
  • amarelo a cor é preferida por pessoas brilhantes e criativas que, mesmo na cama e sozinhas, não conseguem interromper o fluxo de energia interna que promove a criatividade.
  • tolet – a melhor opção de vida para os filósofos, para quem a hora de dormir é um momento de repensar o que está acontecendo em suas vidas.

Embalagem e rótulo

Embalagem de roupa de cama
A embalagem é um importante indicador de qualidade: roupas ruins nunca ficarão bem embaladas e, para isso, costumam ser utilizados materiais de embalagem de baixa qualidade, e a integridade muitas vezes fica comprometida durante o transporte dos produtos. Todas as etiquetas das embalagens devem estar bem fixadas e conter informações completas sobre o fabricante e características.

O fabricante também fornece aqui informações sobre condições de lavagem aceitáveis. Se a etiqueta indicar apenas o fabricante e o país de fabricação (e, na melhor das hipóteses, também o tamanho), isso não é um indicador de boa roupa de cama e é melhor recusar a compra.

Dicas úteis

Ao escolher a roupa de cama, você deve seguir as seguintes dicas:

  • não tenha vergonha de cheirar o produto: a presença de odores desagradáveis ​​indica baixa qualidade;
    o tecido deve ser suficientemente denso (este indicador deve ser de no mínimo 60 unidades) e agradável ao toque para o comprador;
  • se os produtos possuírem bordados e elementos decorativos, devem ser bem fixados e confeccionados com materiais macios que não risquem o corpo;
  • a embalagem deve estar intacta e durável, deve conter etiquetas indicando o país de produção, endereço e nome do fabricante, tamanho, composição e modelo (opcional), além de breves instruções de lavagem e cuidados.

Importante! Preste atenção ao preço: mesmo que queira economizar dinheiro, não se apresse em comprar produtos suspeitosamente baratos, que às vezes são vendidos sob o pretexto de uma liquidação. Quanto maior o preço, maior a qualidade, a menos que se trate de marcas de elite ou produtos exclusivos, quando há um pagamento indevido injustificado.

Características principais

O principal indicador da qualidade e durabilidade do linho é a sua densidade, que pode ter as seguintes gradações:

  • muito alto (130–280);
  • alto (85–120);
  • médio (50–65);
  • abaixo da média (35–40);
  • baixo (20–30).

Diferentes materiais têm seus próprios indicadores de densidade, e os materiais mais comuns incluem:

Natural 100% algodão

Algodão natural

  • chintz (material de algodão estampado com resistência ao desgaste relativamente baixa);
  • cetim (um tipo de tecido de algodão leve e com brilho característico);
  • chita;
  • damasco (tecido com trama acetinada, caracterizado pela durabilidade);
  • percal (tecido grosso de algodão “respirável”);
  • flanela;
  • 100% linho;
  • cambraia (um tipo de tecido de linho mais fino).

Existem outros tecidos com os quais são feitos os lençóis; você pode ler mais sobre eles aqui.

Tamanho

É muito importante não se confundir com as dimensões, pois mesmo que atenda a todos os requisitos de qualidade, pode não caber exatamente na sua cama ou sofá. Existem vários padrões em termos de tamanhos:

  • dobro;
  • um dorminhoco e meio;
  • Euro;
  • família;
  • infantil

Mas cada um desses tipos de roupas íntimas é dividido em vários modelos, que podem diferir em tamanhos, e isso depende dos padrões adotados em determinadas empresas que produzem esses produtos. Mais informações sobre tamanhos e como escolher de acordo com este critério podem ser encontradas aqui.

Artigo mais detalhado sobre tamanhos de roupa de cama.

Roupa de cama para recém-nascidos

Roupa de cama para recém-nascidosO principal parâmetro pelo qual você deve escolher a roupa íntima para um recém-nascido é a naturalidade do tecido.É inaceitável comprar um produto sintético para o seu bebê, pois a pele do recém-nascido é muito sensível e podem surgir rapidamente reações alérgicas pelo contato com materiais artificiais.

Vale considerar que será necessário lavar roupas íntimas infantis com mais frequência, por isso é melhor escolher produtos com valores de densidade mais altos. Há uma série de outros fatores que influenciam a escolha da roupa de cama do recém-nascido - você pode saber mais sobre isso Aqui.

Na maioria dos casos, a escolha do produto depende dos gostos e da capacidade financeira do consumidor: alguns ficarão satisfeitos com roupas íntimas de baixa qualidade, alguns só conseguem dormir em tecidos naturais e, para outros, a cor e o design são principalmente importantes.

Em qualquer caso, é melhor seguir os conselhos dados no artigo e não descurar a oportunidade de examinar, cheirar e sentir cuidadosamente os produtos, para que mais tarde não se ofenda com o desperdício de dinheiro.

Você também achará este vídeo útil:

Críticas e comentários
A Alice:

Muito obrigado por um artigo tão informativo! Foi muito útil saber. Também tenho uma maneira favorita de economizar dinheiro em utensílios domésticos! Compro tudo em sites de anúncios, inclusive roupa de cama.Muito prático, barato e de alta qualidade, o principal é olhar) Encontrei recentemente uma cueca nova no Avito, de cetim, como eu queria) só que por menos dinheiro que na loja)

M Maria:

Na verdade, escolher a roupa íntima é simples. Se não for caro e de qualidade mediana, escolha chita ou popeline (cavalos de batalha, por assim dizer); se quiser boa qualidade e maciez e a pele respira, então percal, cetim ou tencel (mas certifique-se de que a composição é 100% algodão, e aí algumas lojas enganam escrevendo cetim, mas a composição é 100% PE, o que significa que é sintético na forma pura, que pode se desprender, a pele não respira e podem se formar comprimidos com o tempo ... Eu compro roupa de cama em uma pequena loja online, chamada umba tex, eles vendem principalmente camas do segmento médio, mas parecem estar constantemente atualizando e reabastecendo seu sortimento.

EM Vika:

artigo útil

Materiais

Cortinas

Pano