Uma cama feita de maneira descuidada anula todos os esforços para decorar o interior do quarto: qualquer quarto elegante sofrerá com uma aparência desleixada. É interessante que os métodos para projetar cuidadosamente uma cama diferem em diferentes países: em todos os lugares existem suas próprias maneiras de dar à cama uma aparência esteticamente atraente. As tradições ocidentais e orientais divergem especialmente nesta questão: a cama em si tem uma aparência diferente.
Como é costume arrumar a cama na Rússia?
As tradições de organização de um local para dormir sofreram mudanças significativas ao longo dos séculos. E mesmo as últimas décadas contribuíram para a mudança dos hábitos domésticos. O sofá, que no século XIX raramente era utilizado para o descanso nocturno - apenas em situações especiais, a partir da década de 60 do século XX tornou-se quase o principal local de dormir nos pequenos apartamentos.
Sofá em vez de cama. Claro que o sofá mudou, virou pufe, sofá, sofá-cama: podem ser transformados em dormitório para dois e depois novamente usados como móveis para sentar durante o dia. Neste caso, todas as roupas de cama são guardadas em um armário especial. Durante muito tempo, os fabricantes de móveis produziram sofás-cama com pernas, assim como as camas normais. Os sofás com gavetas para roupa de cama surgiram mais tarde.
Mesmo nos apartamentos comunitários das décadas de 20 a 50, as pessoas preferiam dormir em camas. A decoração da cama foi:
- sanefas de renda;
- capas de travesseiros.
A maioria das mulheres adorava bordados e rendas de malha, fazia bainhas e bordados. Foi uma verdadeira arte. O linho era fervido, branqueado, engomado, passado a ferro, conferindo-lhe um aspecto ideal, quase formal. Pode haver vários dormitórios em um quarto, mas todos foram limpos com cuidado especial. Não era costume sentar-se na cama durante o dia: havia cadeiras, sofás e poltronas para isso.
Cama de casal. Na Rússia, um quarto conjugal com cama grande sempre incluía um cobertor duplo (os chamados “conjuntos Euro” só entraram na moda nos anos 80). E a capa do edredom veio junto com o cobertor. O formato do recorte era diferente: muito raramente a manta era inserida no recorte por baixo. Com muito mais frequência, um losango, um círculo, um quadrado ou um oval eram cortados no meio da parte superior da capa de edredom. Foi através disso que inseriram o cobertor na capa do edredom.
Não faz muito tempo, as pessoas na Rússia preferiam roupas de cama brancas ou tecidos de algodão com pequenos padrões florais.. Um cobertor deve ser colocado por cima. Ou cobria completamente os travesseiros ou tinha capas presas: era um conjunto desenhado no mesmo estilo.
As novas tendências e a variedade de móveis fazem com que agora não exista uma tradição única. Tanto o sofá-cama como a cama de casal podem ser confeccionados de acordo com as preferências individuais. Pode-se notar que a moda das últimas décadas:
- roupas íntimas coloridas ou até escuras;
- os travesseiros são menores;
- colchões são mais difíceis.
As donas de casa usam capas de colchão que mantêm o colchão limpo e seguem de boa vontade estilos de design de cama emprestados de outras nações.
O que é uma cama estilo americano?
A base plana e completa da cama, tão popular na América, permite cobri-la com uma colcha com saia “saia”. A praticidade dessa cobertura inferior para a base é indiscutível: assim fica menos poeira embaixo dela, a cama fica muito impressionante. E o colchão (fino ou grosso) é colocado em cima da capa inferior. Aliás, esse atributo deve combinar com o estilo e a cor da colcha e dos travesseiros de cima.
Amar uma grande quantidade de almofadas decorativas na cama dá uma sensação de aconchego, mas elas não servem para dormir. Certifique-se de dobrar dois lençóis, embora o de cima (debaixo do cobertor) seja um pouco diferente. Podem ser vários cobertores, colchas, tapetes, tudo depende do gosto da dona de casa.
Os japoneses correm tatame ou não?
As maiores diferenças em relação à aparência habitual de uma cama europeia são a cama japonesa para dormir. Não há necessidade de móveis especiais: a cama é simplesmente estendida no chão. Anteriormente, para dormir no Japão eles usavam:
- tapetes;
- tatami (colchão durável e fino feito de palha de arroz).
Agora - um futon, também não requer móveis especiais. Durante o dia, ele entra em um armário ou apenas em um nicho especial. Curiosamente, um colchão tão mais confortável apareceu no Japão apenas no século XIX.
A tentativa dos europeus de fazer uma cama “japonesa” estilizada é uma homenagem à moda das práticas orientais, mas tal cama não é uma cópia da cama tradicional japonesa, que fica diretamente no chão. Uma cama larga e baixa com colchão macio é uma espécie de compromisso: isso não é típico das tradições orientais, e travesseiro não é item obrigatório de sono para os japoneses. Eles usam rolos muito pequenos e elásticos. Embora uma cama de casal seja típica deste país.
Como arrumar a cama em italiano
Os italianos tendem a respeitar o quarto, mantendo as mais altas exigências em lençóis, travesseiros e colchas. Como a maioria dos europeus, não usam capas de edredão, mas sim lençóis grandes com uma manta por cima.
O tamanho do lençol é de grande importância: ele não só cobre a cama, mas também deve ter uma dobra significativa para um colchão alto. A colcha esconde os travesseiros de uma forma especial: é dobrada sob eles, como se os envolvesse numa almofada completa. Para fazer isso, o tamanho da colcha deve exceder significativamente o tamanho da cama.
As camas modernas, via de regra, possuem base ortopédica, decorada com elementos externos de madeira. Ao contrário de uma cama americana, é impossível colocar uma colcha inferior nelas: os italianos não fazem isso. Para proteger o colchão use:
- capas de colchão;
- duas folhas.
Não existem capas de edredão propriamente ditas: um lençol grande é colocado sob o cobertor, com a borda ligeiramente saliente.
As estranhezas dos franceses em relação à cama
Os franceses, tal como os britânicos, mantêm uma temperatura baixa nos seus quartos no inverno. Daí o sentar junto à lareira, cobertores e pijamas de noite. Várias camadas de cobertores, colchas e capas também são colocadas sobre a cama, o que permite manter-se aquecido à noite.Os colchões de penas não eram apreciados apenas na Rússia; eles também ajudavam os europeus a manter a cama aquecida.
Fronhas são talvez a coisa mais internacional. Embora cada um tenha seu próprio tamanho de travesseiro.
A meticulosidade dos alemães não tem limites
As tradições não permanecem inabaláveis em parte alguma, segundo muitos observadores da vida europeia. Mas sempre se fala dos alemães como pessoas organizadas e consistentes que amam a ordem em tudo. O conjunto europeu inclui duas capas de edredão e um lençol: acredita-se que os alemães aderem a esta tradição particular. Cada cônjuge tem sua própria metade da cama ou uma cama separada.
E os russos, acostumados ao fato de que um cobertor e uma colcha são coisas diferentes, às vezes ficam surpresos com o fato de que na Alemanha e na Áustria, em casas particulares, eles são a mesma coisa. Porém, não generalize: nos hotéis as colchas não são cobertores.