Qual colchão é melhor comprar: uma análise dos modelos modernos

O colchão é um dos utensílios domésticos básicos usados ​​​​no dia a dia. O descanso, o desempenho e a saúde do usuário dependem da qualidade e comodidade desta compra. Portanto, não se deve economizar em um produto adquirido há vários anos e que proporciona conforto físico: deve ser confiável, seguro e versátil. Veja o que você precisa saber antes de escolher um colchão para adultos e crianças.

Critérios para escolha de colchões

Mesmo conhecendo suas necessidades ortopédicas, nem todos podem pagar um luxuoso design italiano que mais se parece com um sofá ou cama separada do que com um exuberante tapete de dormir. Ao escolher um colchão, você precisa considerar os seguintes critérios:

  • rigidez;
  • parâmetros de comprimento e largura para diferentes leitos;
  • a presença de base/fineza elástica;
  • possibilidade de uso frente e verso;
  • características dos materiais que podem causar desconforto individual;
  • preço.

O mais importante é que o colchão se adapte às necessidades individuais do corpo e seja acessível.Portanto, muitos especialistas recomendam fortemente experimentar colchões pessoalmente em salões para avaliar seu conforto. Afinal, o que é bom para um às vezes é uma tortura para outro. Se os preços nos salões e hipermercados são exorbitantes, depois de uma “experimentação” você pode encomendar o colchão que desejar pela Internet. Só é importante encontrar o seu tipo de base de cama. Agora sobre tudo com mais detalhes.

Características dos materiais

Os colchões modernos são feitos principalmente de materiais naturais e sintéticos que mantêm bem a sua forma devido à base dura ou de espuma, retêm o calor, são ventilados e evitam o crescimento de microrganismos nocivos. Via de regra, um colchão inclui várias camadas funcionais feitas de materiais diferentes.

Bases de espuma

O látex natural é considerado o material poroso mais popular e caro. É feito de materiais vegetais, produzindo borracha macia, muito elástica e resistente. Este material não causa alergias, “respira”, não se deforma sob a pressão do corpo durante anos e proporciona graus variados de rigidez, de alto a médio.

Colchão de látex

@NA NATUREZA

Existe também um análogo mais acessível - o látex sintético, que dura um pouco menos - não 15, mas até 10 anos - mas repete todas as outras características da borracha natural. Os colchões de látex são duráveis, bastante duros e fofos.

O material “espuma inteligente” (Memory Foam, Foam, Form, Memorix, etc.) tornou-se popular na área ortopédica. Trata-se de uma “esponja” sintética elástica com uma estrutura que parece envolver o corpo quando a pessoa se deita no colchão. Como resultado, os contornos da figura adormecida permanecem na superfície, a espuma preenche as curvas, o que significa que suporta bem a coluna sem almofadas adicionais na posição normal.Graças a isso, a pessoa assume uma posição natural durante o sono, os vasos sanguíneos não ficam comprimidos e pela manhã não há dores de cabeça nem tensão muscular.

Colchão inteligente

@Amazon.com

Além do látex e dos compostos “inteligentes”, a holofibra hipoalergênica quente, a espuma de poliuretano (PPU) e outras misturas sintéticas são populares. São utilizados para conferir suavidade e volume ao colchão. Com elasticidade e boa compressibilidade, esses materiais não perdem a forma por até 10 anos, não absorvem sujeira e umidade, portanto são ecologicamente corretos e universais.

Outros enchimentos

Além das bases de espuma, são adicionados aos colchões:

  • coco ou fibra sintética - fibras grossas comprimidas para maior rigidez;
  • rebatidas, enchimento de poliéster, espuma de borracha - para suavidade;
  • struttofiber ou lã natural - para isolamento.

A fibra de coco sintética é mais frágil, não dobra e dura até 4 anos. Em colchões finos, é melhor usar material natural para que possa ser enrolado e usado por mais tempo, inclusive para crianças que gostam de pular e se contorcer nas camas.

Koira

@Justdial

Pessoas propensas a alergias devem abandonar os colchões de lã em favor dos artificiais. Os materiais modernos não são apenas inferiores, mas às vezes até superiores em qualidade aos seus homólogos centenários.

Projeto de colchão

Existem colchões de base e de superfície que variam em altura e flexibilidade. Os primeiros são uma continuação da cama - uma estrutura alta e elástica. Hoje em dia também é encontrado um sistema de molas Bonnel tecidas, geralmente em colchões médio-altos. A desvantagem deste design é empurrar para o centro.

O sistema mais comumente usado são as molas independentes. Eles estão localizados verticalmente e embalados em caixas separadas, para que não falhem por muito tempo.A peculiaridade desta cama é sua superfície de apoio lisa, que é pressionada apenas em pontos de pressão. Ideal para camas de casal grandes.

No topo das molas são colocados enchimentos com diversas propriedades - para isolamento, rigidez, maciez, volume, com funções ortopédicas. Esta parte do colchão reproduz estruturas sem molas. Os colchões de superfície geralmente não são tão altos e possuem camadas de fibra de coco ou espuma elástica em seu núcleo. Existem modelos finos “convidados” que podem ser enrolados sem perder a forma. São fáceis de transportar e armazenar, o que é adequado para pessoas que se deslocam com frequência.

Projeto de colchão

@O Sherpa do Sono

Os colchões modernos vêm em capas, para que, se necessário, o material externo possa ser lavado e as camadas de base ventiladas. É melhor escolher capas de algodão natural de tecido grosso ou modelos luxuosos de seda, embora existam boas capas sintéticas. Antes de comprar, você deve inspecionar a resistência das costuras.

Como escolher um colchão

Para pessoas com dores na parte superior das costas, vasos sanguíneos saudáveis ​​e para crianças, são recomendados colchões à base de fibra de coco duros e semi-duros. Para idosos com circulação sanguínea lenta e dores na região lombar, os especialistas recomendam colchões macios com espuma de poliuretano, rebatidas e outros enchimentos.

Em caso de postura torta e aumento do cansaço, as pessoas costumam comprar designs “inteligentes” com memorix. Você pode prestar atenção às inserções de massagem feitas de espuma de poliuretano e látex artificial - elas melhoram a circulação sanguínea e aliviam dores de cabeça.

Colchões médios e macios são recomendados para pessoas saudáveis. Existem também soluções ideais:

  • Desenhos frente e verso inverno-verão.De um lado há uma superfície macia e isolada que cria uma excelente almofada de ar no inverno, do outro há um forro de verão duro e ventilado com fibra de coco, que não fica abafado com o calor. O colchão é virado ao longo do ano ou conforme necessário.
  • Bidirecional - para cônjuges com necessidades diferentes. Os lados esquerdo e direito são feitos de camadas diferentes. Uma pode ser massagem, a outra pode ser universal (ou tiras macias e duras).
  • Multicamadas. Nesses designs, forros especiais são fixados ao colchão principal. Por exemplo, um colchão de penas macio para uma base dura ou uma camada de massagem para um modelo ideal.

Produzem ainda colchões elétricos com massagem vibratória, efeito de ondas e aquecimento. Tudo se resume ao custo e à questão de saber se o consumidor precisa disso.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano