Parece que o que há de difícil nesta questão? No entanto, como muitas coisas comuns do dia a dia, uma fronha não é tão simples quanto parece. Como explicar por que é chamado assim? Existem alguns tipos diferentes desta roupa de cama e tentaremos entendê-los.
Que tipo de roupa de cama é essa?
Por muito tempo, itens de cama como colchão, travesseiro e cobertor permaneceram como destino das pessoas ricas. Os mais simples dormiam com alguma peça de roupa, braçadas de palha ou mesmo algo sólido debaixo da cabeça.
Com o tempo, o uso de travesseiros tornou-se quase universal, mas a roupa de cama, costurada à mão com tecidos caros, ainda era um item de luxo. Lavar e limpar um travesseiro volumoso cheio de penugem era difícil e impraticável. Foi isso que levou ao surgimento de um item como a fronha.
Tornou-se acessível a todos os segmentos da população com o início da revolução industrial e a invenção do tear, que tornou a produção muito mais barata e rápida.
Afinal, por que não um travesseiro?
A palavra “fronha” é de origem russa original. Anteriormente, um travesseiro em Rus' era chamado de fronha de roupa íntima, em que foram colocadas penas, penugem ou outro enchimento. A segunda capa ou capa superior serviu de capa para a primeira. Com o tempo, a palavra mudou um pouco e se tornou a fronha moderna. A etimologia traça sua origem do verbo “voloch”, que significa “arrastar” ou “puxar”.
Tipos de fronhas
A fronha moderna é uma peça de roupa de cama que protege a almofada da sujidade, serve como elemento decorativo, protege adicionalmente o enchimento de quedas e funciona como barreira aos ácaros. Eles diferem uns dos outros em finalidade, tamanho, forma e outros parâmetros.
Por forma
De acordo com esta característica, a fronha corresponde à almofada a que se destina. Os mais comuns, naturalmente, são retangulares e quadrados.. Opções mais exóticas costumam ser feitas sob encomenda ou vendidas junto com travesseiro. Essas fronhas não padronizadas podem ser redondas, triangulares ou no formato de qualquer animal ou flor. Tudo é limitado apenas pela imaginação do designer.
Para dimensionar
A situação é a mesma com o tamanho e com a forma. Contudo, o conjunto tem aqui os seus limites. As opções mais comuns as fronhas têm tamanhos 50x70 ou 70x70 cm. Eles estão incluídos na grande maioria dos conjuntos de cama prontos disponíveis para venda. Produtos de tamanhos menores são produzidos para crianças ou servem como elementos decorativos para decoração de interiores.
Qual método de fixação do travesseiro é preferível?
Existem quatro maneiras principais de prender uma fronha a um travesseiro. Eles diferem em sua finalidade e características do processo de fabricação.
A primeira e mais comum é fronha perfumada. É um bolso simples que se dobra sobre a almofada ao colocá-la e a guarda no seu interior.
A segunda opção mais popular é zíper. Com sua ajuda, você pode fixar a roupa no travesseiro de forma rápida e segura. Com esse fixador, o enchimento definitivamente não sairá. Além dos conjuntos de cama padrão, capas semelhantes são utilizadas para produtos ortopédicos com efeito memória. Esses dois métodos de fixação continuam sendo os mais confiáveis e procurados.
As próximas duas opções são agora de natureza mais decorativa, embora sejam possíveis exceções. Na primeira delas, o travesseiro é fixado por dentro usando botões. Para o uso diário, essa fronha pode ser inconveniente devido ao risco de rasgar uma delas. Mas são os botões que podem torná-lo uma decoração única e única para o ambiente. Outra opção é puramente decorativa. Neste caso, a roupa está segura usando gravatas com nós. Isso é impraticável para dormir, pois os nós tendem a se desfazer, principalmente se o tecido for bastante escorregadio.
Qual deve ser o tecido de uma fronha?
Assim como para outros tipos de roupa de cama, os materiais naturais que não causam alergias, irritações e desconfortos serão preferíveis nos tecidos:
- Bom em termos de resistência ao desgaste produtos feitos de chita e linho. Suportam um grande número de ciclos de lavagem e possuem boa higroscopicidade.
- Para ocasiões especiais e itens decorativos, tecidos finos como seda, cetim ou cetim. Eles são usados para fazer conjuntos de roupas íntimas premium.
- Tradicionalmente amplamente utilizado para costurar roupas íntimas infantis. tecido de flanela. É macio, dá sensação de conforto e, se necessário, absorve bem a umidade.
- Materiais inovadores estão ganhando popularidade fibra de bambu. Sua principal vantagem são as propriedades antibacterianas.
- Para almofadas decorativas, são utilizados materiais de aparência cativante. Na maioria das vezes isso tapeçaria, veludo e veludo. Dormir sobre eles não é muito confortável, mas travesseiros nessas capas podem facilmente surpreender os hóspedes.