Por que os europeus não passam a roupa de cama?

Por que os europeus não passam a roupa de cama? Lembra das palavras de sua mãe desde a infância? Roupa lavada - passe-a imediatamente! Mas tanto as mães como nós, mais uma vez, ligando o ferro, sonhávamos com o impossível - parar de passar! E agora ficou conhecido que Os cientistas não aconselham fazer isso de forma alguma!

Mas abandonar um hábito estabelecido não foi tão fácil. Mais de uma vez você pode ouvir mulheres perguntando: é possível não passar roupa de cama? Vamos tentar responder às perguntas mais comuns.

Será que a Europa realmente largou o ferro?

A afirmação no nosso título de que as mulheres europeias deixaram de passar a roupa de cama não é um exagero, mas sim a realidade da situação.

IMPORTANTE! Muitos países europeus há muito pararam de passar roupa de cama.

  • Os melhores hotéis da França usam apenas roupa não passada, demonstrando preocupação com a saúde dos visitantes.
  • Os alemães não usam ferros, dizendo que ficará enrugado de qualquer maneira.
  • Na Grã-Bretanha também abandonaram esta tradição.

E não só na Europa! As donas de casa no Canadá, em Israel e em muitos outros países, de fato, começaram a esquecer o ferro depois de lavar a roupa.

Por que estamos acariciando ele?

Por que você precisa passar a roupa de cama? É possível não fazer isso? Por que desperdiçar tanto precioso por que ferrotempo, que é sempre escasso? Afinal, você pode dormir tranquilo sobre algo que acabou de ser lavado. Muitas mulheres se fazem essas perguntas. E, no entanto, continuam a passar a ferro durante décadas.

Passar a ferro era considerado um procedimento natural e absolutamente necessário. Argumentos para usar um ferro:

  • a roupa é desinfetada;
  • o tecido está nivelado;
  • torna-se taticamente mais agradável;
  • o material fica mais durável;
  • a capacidade da lavanderia aumenta;
  • Quanto mais liso for, mais fácil será cobrir.

Acreditava-se também que o tratamento térmico ajudava a combater os microorganismos que se escondem ao nosso redor. São pequenos, mas muito prejudiciais, principalmente para pessoas que sofrem de alergias. Eles morrem sob a influência de altas temperaturas. Esta é a principal razão pela qual a roupa de cama foi processada.

A roupa de cama moderna não precisa ser passada?

Se os benefícios do tratamento térmico são grandes, por que os cientistas declaram que não é necessário, e às vezes até não há necessidade de passarEste procedimento é prejudicial?

IMPORTANTE! Os cientistas avaliam objetivamente as mudanças nas condições reais de vida.

E eles encontraram 4 razões sérias para libertar as mulheres deste tipo de trabalho doméstico.

Primeira razão

Não se pode dizer que piolhos, carrapatos e percevejos vivem hoje em todas as casas. Se de repente você os tiver, é claro, ligue o ferro! E em todos os outros casos deixe a luta contra os microorganismos para os detergentes modernos e ventile sua cama com mais frequência!

A segunda razão

A tecnologia de fabricação de tecidos mudou. E passar pode destruir a estrutura da fibra. E o tecido passado a ferro torna-se mais durável. Neste estado, impede a passagem do ar. E isso afeta negativamente a forma como as pessoas se sentem.

Terceira razão

Alguns tecidos de linho modernos não precisam ser passados.

não necessita de engomar

  • Seda. Este é um tecido de origem natural com ajuste agradável. Absorve bem a água e a evaporação, que é liberada pelo corpo humano enquanto ele dorme. O tecido de seda natural dificilmente enruga e é fácil de cuidar.
  • Chita. A roupa de cama feita com esse tecido dura muito tempo, pelo menos dez anos. Com grande densidade e elasticidade, a chita não precisa ser passada a ferro. Basta secar a capa de edredão e o lençol para evitar dobras e rugas.
  • Jacquard de cetim. Este material tem aparência e toque semelhantes ao tecido de seda. Portanto, pode muito bem substituir a roupa íntima de seda. Como o tecido possui uma trama de fios muito complexa, o material é muito durável, resistente ao desgaste e não precisa ser passado a ferro..

Quarta razão

Os eletrodomésticos que ajudam as donas de casa mudaram. Hoje em dia Surgiu um grande número de máquinas de lavar, que os fabricantes começaram a equipar com a função “passar fácil”. Isto permite-lhe poupar tempo, recusando-se a passar a roupa à mão.

E a cama do bebê?

Mas e as coisas das crianças? Esta é uma pergunta constante das mães. O tratamento térmico protege contraRoupas para crianças germes!

Não há contradição! As roupas infantis ainda precisam ser tratadas em altas temperaturas! Mas isso não pode ser feito apenas com a ajuda de um ferro.

As crianças nascem sem uma regulação de temperatura totalmente funcional. Se presumirmos que depois de passar o tecido realmente perde a qualidade, então seria melhor jogar pelo seguro e minimizar todos os riscos.

IMPORTANTE! A roupa de cama infantil também não precisa ser passada a ferro, mas é recomendado o uso de vaporizador para processamento.

Evita que a superfície quente do ferro entre em contacto com o tecido e ao mesmo tempo desinfecta.

Continuar acariciando ou juntar-se aos europeus?

Não procure uma resposta definitiva para esta pergunta. Cada mulher dá de forma independente. Decida por si mesmo

Se você não se sentir confortável antes de passar todos os lençóis e capas de edredom, passe-os!

Mas se você sente que não consegue dormir por muito tempo, que não consegue relaxar e descontrair completamente, preste atenção na sua cama. Talvez haja uma proibição de passar roupa na etiqueta da roupa? Neste caso, pare de passar ou troque o conjunto.

E, claro, se você não tem tempo para resolver tudo, não sinta remorso! As mulheres europeias não passam, as canadenses não passam, e você também pode!

Críticas e comentários
N Natália Logunova:

Li o artigo com interesse. Ferro. Não engomar. Quero compartilhar meu hábito.O que me ajudou quando eu estava muito ocupado. E eu queria que a roupa íntima fosse perfeita. Minha mãe me contou. Era assim que faziam antigamente. Depois de lavar os lençóis, as capas de edredão e pronto. O que é lavado, até a calcinha fica enrolada e amontoada. O marido enrolou tudo, ajudou com coragem e ficou orgulhoso de si mesmo. Deixamos tudo até de manhã ou por muito tempo (se houver). Eu bato tudo com as palmas das mãos, nivelando. isso vem muito rapidamente. E depois coloque na secadora. Você pode usar uma corda, mas puxe-a com mais força. A roupa ficará perfeitamente lisa, não é necessário passar a ferro.

T Tatiana:

As mulheres europeias também costumam usar secadoras; se não recarregar, nem precisa passar camisetas. Quanto mais sofisticada a secadora, menos roupas precisam ser passadas (não estou falando de blusas e camisas). O mais importante é pegar todas as roupas íntimas ou roupas assim que o ciclo terminar. E durante a secagem, você pode definir a temperatura para alta - as bactérias não sobreviverão, assim como depois de um ferro.

SOBRE Olia:

Eu nunca passo minha roupa de cama. Isso nunca me ocorreu. É melhor comprar vários conjuntos de tecido bom, basta alisá-lo na secadora e ficará melhor do que passado. E não há necessidade de se preocupar.

SOBRE Olga Ch.:

Faz 20 anos que não passo a ferro... só vestidos, camisetas, calças e depois com vaporizador... ninguém na família morreu por causa de lençóis não passados ​​em 20 anos, e liberei tempo.

A Ásia:

Nunca passei roupa de cama, trabalho absolutamente inútil e árduo. Tenho 60 anos. A mãe também não passava roupa e a avó também não. Acontece que somos pessoas do futuro.)

SOBRE Olga:

Ha! E meu marido passa a ferro quando assiste futebol. E ambos estão felizes. Olga P.

N Ter esperança:

Bem, formou-se toda uma geração de pessoas preguiçosas, escrevendo com orgulho sobre seus maus hábitos.

N ter esperança:

Mas não quero dormir sobre um trapo amassado e não quero me vestir com um trapo amassado. Portanto, eu passo tudo e vou passar, mesmo que uma centena de cientistas me aconselhe o contrário. Esses cientistas mudam de opinião diversas vezes ao longo de um ano.

N Nina:

Também parei de passar roupa de cama e toalhas e, quando dobro a roupa de cama e a toalha, borrifo água de um borrifador e endireito rapidamente o tecido com as mãos. Eu dobro com cuidado. E quando os tiro do armário para substituí-los, tanto a roupa de cama quanto as toalhas ficam como se tivessem sido passadas.

J. Júlia:

Não passo roupas há 20 anos. Compro uns bons e de alta qualidade - feitos de chita ou cetim. Mamãe sempre acariciou, e eu acariciei primeiro. Mas o linho moderno de alta qualidade fica bem mesmo sem passar. ‘E economiza tempo e esforço.

eu Lara:

Faz muito tempo que não passo. Não há tempo. E que mania de arrastar europeus e americanos para todo lado! Não os considero modelos.

P Pimenta:

Onde você viu isso na Europa ou na África? E você também usa cuecas não passadas.

SOBRE Olga Ch.:

É um péssimo hábito ser rude com as pessoas, mas economizo meu tempo. Há tantas coisas interessantes por aí que posso passar um tempo estúpido balançando um pedaço de ferro quente...

SOBRE Olga Ch.:

Você pessoalmente pode até passar os cadarços dos seus próprios sapatos... Não entregue o centro de controle a terceiros...
A lei não foi escrita para os tolos; se for escrita, não será lida; se for lida, não será compreendida; se for compreendida, não será compreendida.

N Nata:

Por que passar roupas não é um mau hábito? Um mau hábito é passar roupa!! Em 2000, fui convidado para trabalhar nos EUA. Primeiro ela trabalhou em Nova York, depois mudou para uma filial em Hartford, estado vizinho: o trânsito lá é mais livre, é mais fácil se locomover de carro e não ficar preso em engarrafamentos, como em Nova York. Fiz amizade com garotas locais e saímos de férias juntas à noite, e conversei muito sobre quem cuida da casa e como. Quando eu disse que estava passando roupa, eles não entenderam do que eu estava falando. Eles não têm nem ferro em casa, não precisam: só passam roupa de escritório, mas mandam para a lavanderia, e de lá trazem tudo passado em cabides. E ninguém presume que você precisa passar roupas de cama, jeans, camisetas e outras malhas. Lavado e seco. tirou da secadora, alisou cuidadosamente com as mãos, dobrou e guardou no armário. Desde então tenho feito tudo exatamente igual: não passo a ferro, embora seque na loggia com cordas. Penduro-o com cuidado e depois dobro-o. E descobri que eu tinha muito tempo livre, foi simplesmente incrível. A família está feliz porque as roupas de cama e as camisetas ficaram macias e cheiram bem, e não como o fulvo do ferro.

COM Svetlana:

Na verdade, não passo roupas há cem anos.

M Maria Karpova:

Desde que comecei a viver separada dos meus pais, não passo roupa. E assim tem sido há 30 anos. Antes o linho era linho, e o linho era duro, e eles também engomavam. Não há como sem ferro. Mas o algodão não perde nem ganha nada ao passar. Então, por que os movimentos extras! Também procuro secar minhas roupas para que não fiquem muito amassadas. Os tecidos agora ficaram tão interessantes que quando você os veste parecem enrugados, mas no corpo quente, na hora de começar a trabalhar, está tudo bem. Raramente tiro o ferro

EM Valentina:

Não fica com cheiro de mofo depois de borrifar e deixar no armário?

PARA agricultor coletivo que estava no culto. países:

e eles não passam camisas e calças nem nada.
por que se preocupar com bobagens?
Eles ainda não usam salto alto e Louboutins.

e também - o mais interessante - eles não lavam os sapatos.
porque as calçadas e estradas estão limpas
Aconselho você a descrever os motivos, etc. no próximo blog.

E Inna:

E estou passando a roupa de cama. Isso facilita o armazenamento no armário. Tudo está igual, em uma pilha. Até me anima quando a casa e os armários estão arrumados. Tentei não passar, não deu certo, fiquei nervoso. Este é provavelmente um hábito absorvido com o leite materno. Morei com ela 60 anos, não acho que valha a pena reaprender.

N ter esperança:

E eu também. Também tentei não passar, mas não, não consigo. Passo tudo, exceto sutiãs e meias. Até meu filho e meu marido têm roupas de trabalho.

eu Apanhador de macacos:

Quando você deixará de se concentrar em países estrangeiros? Onde está sua própria dignidade? A Rússia está cheia de pessoas que não passam a roupa de cama. Pessoas inteligentes agem de uma forma ou de outra porque lhes é conveniente e não porque querem ser como os estrangeiros. Não faria mal nenhum saber disso. De onde vem essa admiração pelos estrangeiros? Se respeite! Não há realmente nenhuma cabeça?

eu Lara:

Apanhador de macacos, não entendo por que você me endereçou sua mensagem? Você Sabe ler? Onde você viu que eu aceno para estrangeiros? Por favor, mostre-me o lugar no meu post onde eu chamo para me curvar a eles? Escrevi que não considero os europeus, os americanos e outros modelos.Parece que você não tem cabeça própria :) Se bem entendi, então está errado (C)

COM Sergei:

Há muito que sei que no Ocidente só existem desistentes...

E Elza:

Então você não precisa lavar as coisas: o preto nunca suja, e as manchas no branco são ECO, você pode comer em lata e não arrumar a mesa com pratos bonitos, você precisa lavá-los, também não precisa cozinhar - é uma perda de tempo e esforço! Tenho pena dessas senhoras, elas não se amam...

E Elza:

e também lá eles vão na loja de pijama, dormem com ele à noite, suam e peidam, e depois vão na loja...

G Galina:

Piolhos e percevejos não são microorganismos! Os microrganismos são bactérias, vírus, protozoários, etc.

E Elena:

Nadezhda, por que você está falando sobre maus hábitos? A roupa de cama é trocada 1 vez por semana. Lavamos todos os dias, nossa camisola está sempre limpa - 3-4 noites é o limite, depois trocamos. Ninguém na família sofre de doenças de pele. A máquina lava. Em seguida, a roupa é cuidadosamente pendurada, as roupas secas são alisadas com as mãos e dobradas em uma pilha compacta. Quando você tira do armário, parece passado. E o tempo liberado, que é considerável, se houver de 3 a 5 pessoas na família, é muito mais sensato gastar lendo ou caminhando. E gastar muito tempo e esforço nas tarefas domésticas em detrimento do lazer cultural, da educação, da comunicação com os amigos, etc. - este é um péssimo hábito. Autoafirmação através da roupa perfeitamente passada! Quem se importa? Em vez de uma conversa significativa e uma nova exposição ou livro vencedor do Booker, você mostrará suas folhas aos seus amigos?

E Elena:

Pimenta, calcinha de malha, ou seja não requer engomar.Se você não os empresta a ninguém e os troca diariamente, não precisa passá-los. Nunca passei roupa e estou absolutamente saudável, porque... uma pessoa precisa de limpeza, mas não de esterilidade. Não vivemos em uma sala de cirurgia.

E Elena:

Inna, você já tentou ler livros em vez de passar roupa?

E Elena:

Apanhador de macacos, você é nosso patriota! Por que eles estão se referindo aos EUA e à Europa aqui? Sim, muito simples. Porque tudo que é novo chega até nós daí. Máquinas de lavar, vaporizadores, novos tipos de tecidos pouco enrugados. Não produzimos equipamentos próprios; nossos tecidos são os mesmos de 50 anos atrás. Mas mesmo o algodão pode ser tratado de tal forma que dificilmente enrugará - e não há necessidade de produtos sintéticos. É por isso que as donas de casa americanas e alemãs abandonaram o ferro antes de nós. E não há vergonha em aprender algo sensato, útil, liberando tempo e economizando energia e energia. É vergonhoso e engraçado ser um patriota fermentado.

SOBRE Olgitsa:

Talvez não devêssemos nos lavar

A Anel:

Estou passando roupa. Para mim, não passado é o mesmo que não lavado. As únicas coisas que não passo são toalhas felpudas e calcinhas.

SOBRE Ele:

Nos EUA não existe sequer uma cozinha propriamente dita. Todos os produtos semiacabados. Portanto, não faz sentido imitar os EUA

P Peter:

Pessoas normais usam roupas íntimas de algodão.
Tem certeza de que essas máquinas enxáguam todo o pó?

N Natália:

Eu li e fiquei surpreso - quase todo mundo não passa a roupa há muito tempo. Parei de passar roupa quando fiz 65 anos - estava cansado. Mas tanto a mãe quanto a avó sempre acariciaram. É bom ver roupa limpa e passada. Blusas, calças e coisas dos netos foram todas passadas.Por que você dá um exemplo da Europa - eles economizam cada centavo, então não passam, e os Pindos são geralmente uma nação estranha. Não cozinham, não lavam nem passam. Pesadelo. Exemplos para mim também...

COM Sergei:

Minha esposa e eu não passamos nada. Isso não faz sentido!

N Nastya:

Agora, na Rússia, está na moda ver o que estão fazendo na Europa ou na América, e nossas tradições russas há muito tempo passam roupas, usando pedras, tábuas especiais (rublo e feltro), depois surgiram os ferros a carvão. A nossa história é muito grande, eles sempre passavam roupa, mas os europeus estavam sujos e ainda estão, olha como eles se vestem, suas roupas estão amassadas, lavadas, seus cabelos estão mal penteados, mas seus quartos não são muito bons, eles nos mostram as casas dos ricos, onde há casa para trabalhador, há limpeza e ordem e a cama é passada. Eu tinha uma amiga que não passava a roupa de cama, arrumava e sentava nela enquanto assistia TV, a roupa de cama estava horrível, mas ela não brilhava com capricho e limpeza e era muito preguiçosa. Aqui está sua resposta. Por que eles não passam roupas, é porque são preguiçosos e não são arrumados.

M Midea:

O quê, alguém está passando roupa?! Para que?!
Nunca me ocorreu passar roupa de cama.
Você também deve começar a passar toalhas ou cadarços.:D
Eu não passo nada.

E Elga:

Também parei de passar roupas há cerca de vinte anos e não notei muita diferença entre as passadas. Você pensaria que depois de dormirmos sobre ele, ele permaneceria igualmente passado. Então, por que esses movimentos corporais extras? E agora compro roupas que lavei, sequei e estão como novas. Agora quase nunca uso ferro e não fico pior com essas roupas do que quem as passa.Por que comparar com os tempos antigos, os tecidos são diferentes agora. E limpeza não tem nada a ver com isso.

N Nika:

Muitas donas de casa ocidentais usam máquinas de secar roupas, pois têm efeito de passar roupa e altas temperaturas. Economizar tempo nas tarefas domésticas é o credo dos europeus, americanos modernos, etc. Tentei não passar roupa de cama, tanto cara quanto barata, mas não consegui me acostumar, tudo ainda parece (para mim) inestético, eu me senti desconfortável. E de repente percebi que adoro passar, acontece que para mim há uma certa parada no tempo e um alívio psicológico: passo a ferro e ouço, ou vejo algo bom, interessante, importante, útil no computador.

V Vita:

ah, e você de calcinha não passada??(((

A Ana:

Não passo roupa de cama ou toalhas há mais de 20 anos. Esta é a primeira vez que ouço que os euroleisanos fazem isso

A Ana:

Além de ser totalmente opcional, você economiza tempo, esforço, nervosismo e eletricidade.

SOBRE Olga:

Não engomamos, não passamos, não lavamos, não vivemos num casamento legal, mas sim num chamado “casamento civil”, não somos mãe e pai dos filhos, mas sim pais 1 e pai 2, e assim por diante, atrás da Europa na bunda

T Tatiana:

ok, mais roupa de cama - você pode dobrá-la com cuidado, mas andar por aí com coisas amassadas como moradores de rua? Assim você pode colocar um saquinho no prato, comeu o borscht, jogou o saquinho fora - não lave o prato, já experimentou?

E Elena:

Por que colocar tudo em uma pilha? Eu não tinha ideia de como eles lidam com a lavanderia na Europa. Mas uma vez eu mesmo passei tudo, até as meias (é mais fácil de dobrar).E então percebi que era estúpido perder tempo com uma atividade opcional.
Lavamos e passamos apenas blusas e camisas masculinas, se necessário, vivemos em casamento legal, somos pais normais de nossos filhos. Respeitamos a cultura europeia e adotamos o que gostamos. Por exemplo, em vez de passar roupa, levamos os nossos filhos (e agora os nossos netos) aos museus e damos-lhes conhecimentos de história da arte, para que neste sentido não sejam piores que os italianos. Lemos livros com eles e conversamos sobre literatura. Os resultados são dignos: todos os meus filhos e netos não são palhaços econômicos, mas pessoas cultas e inteligentes. Aliás, eles estão impecavelmente limpos. E com seus ferros você volta à Idade Média.

T Tina:

Definitivamente você precisa passar a ferro, caso contrário um dia você não vai acabar com piolhos, pulgas e mosquitos.

T Tatiana:

Eu moro nos EUA. É verdade que depois de seca a roupa quase não fica amassada, mas esse “quase” só não é satisfatório. Portanto, acariciei, acariciei e continuarei acariciando. E não leva muito tempo para passar. É claro que isso é uma questão de hábito e cada um faz sua escolha. Pessoalmente, acho que a roupa de cama passada fica mais fresca no final da semana e torna mais agradável dormir sobre ela.

EM Valentina:

Faz muito tempo que não passo minha roupa de cama. Tenho três netos. Todos acariciaram o primeiro. Ele tem 16 anos. Nada no segundo e terceiro. A segunda neta já tem 9 anos, o terceiro neto tem 2,5 anos. Todos estão saudáveis ​​e alegres. Sem problemas.

EM Valentina:

Nika concorda com alívio psicológico. Isso não é se forçar.

E Elena:

Sergey, se só existem pessoas preguiçosas lá, por que elas vivem muito melhor do que nós? Há muito tempo que não existem colónias; pelo contrário, os europeus estão a alimentar milhões de “refugiados” de África e da Ásia.E ninguém passa fome, as crianças estudam, o ensino superior na França e na Alemanha é gratuito (na Alemanha até para estrangeiros), etc. E nós, pessoas tão trabalhadoras, temos um país onde milhões de pessoas ainda vivem sem água corrente e esgoto.

E Elena:

Tina, os piolhos podem ser trazidos pelas crianças do jardim de infância ou da escola, a roupa íntima não tem nada a ver com isso. Nunca vi pulgas e os mosquitos são raros na Rússia. Até os percevejos e as baratas desapareceram. E gastar tempo com o ferro significa afastá-lo de coisas mais importantes. Dizem que as crianças de hoje leem pouco e com relutância. Todo mundo lê o meu - filhos e netos. Porque em vez de passar roupa estúpida e desnecessária, prestei atenção no desenvolvimento deles, tentei dar-lhes algo interessante.

E Elena:

Valentina, passei fraldas no primeiro mês e depois desisti. Três filhos cresceram, três netos. Não há nada de errado com eles. É verdade que adoro detergentes para a roupa hipoalergénicos. Por exemplo, talco para bebês “Cegonha”. E de abril a novembro seco a roupa na varanda, ao sol. Isso também é desinfecção.

E Elena:

Nastya, “Nossa história é muito grande” é patriotismo fermentado. Lembramos: rublo, valek! Então era linho, um pouco áspero e sim, sem ferro - áspero, irregular. Tenho lençóis de linho novos, mas depois do algodão sedoso egípcio, não me sinto bem com eles. E para alguns, em vez de usar ferro, seria bom aprender gramática. E a roupa é passada, mas a dona de casa é analfabeta, para mim é melhor o contrário.
E a nossa história é como a de todos os outros: guerras, conquistas, crueldade, exploração, pobreza, estratificação da sociedade em ricos e pobres, complacência (somos os mais espirituais, os mais inteligentes, os mais morais). Claro que houve heróis, houve momentos de unidade nacional.Isso aconteceu com todo mundo. É hora de compreender que o confronto entre países e povos é o caminho para a destruição da humanidade. Precisamos nos unir e não nos considerarmos superiores aos outros.

VOCÊ Júlia:

Isso é algum tipo de bobagem. Que Europeus? Mesmo na Rússia, apenas algumas roupas são passadas a ferro. Eu não passo, minha mãe não passa, e eu nem percebi isso com minha avó. Na universidade eu morava em um dormitório com cinco meninas, ninguém me acariciava. E meu amigo não passa. E não porque ainda vai enrugar, mas porque se você sacudir a roupa molhada antes de pendurá-la, pendurá-la uniformemente e depois dobrar a roupa seca uniformemente, ela ficará sem uma única ruga.
Como jornalista, quero dar um conselho ao autor: se de repente você pensa que todo mundo está fazendo o mesmo que você, antes de declarar isso, pelo menos faça uma pesquisa nas redes sociais.

E Elena:

Julia, aqui está uma explicação do assunto em uma palavra. "Na Universidade"! Acho que aqueles que estudaram em universidades, etc. compreendemos o valor do tempo livre e não queremos desperdiçá-lo em proezas económicas desnecessárias. E a parte menos escolarizada dos nossos interlocutores afirma-se contemplando e até demonstrando a pilha perfeita de roupa no armário. E não tenho absolutamente nenhum interesse em olhar os armários de outras pessoas. É melhor falar sobre algo importante.

M Mila:

Elena, o que a sua alfabetização dá a nós “donas de casa analfabetas” e ao nosso país, especialmente assim, cito você: mas temos uma história como todo mundo: guerras, conquistas, crueldade, exploração, ....
complacência (somos os mais espirituais, os mais morais), etc. Portanto, é melhor passar a ferro e não aproveitar o tempo livre para dar essa “leitura” aos seus filhos e netos.
E cada um decide por si se vai passar ou não!

COM Svetlana:

Um ferro consome muita energia, mesmo um ferro moderno. Abrange todos os prós e contras. A poupança vem em primeiro lugar, e quem passa a ferro simplesmente não consegue abrir mão do hábito de se exibir diante de si, da família e não sei quem ainda. Mas tudo neste mundo é condicional e nós mesmos inventamos as convenções. Liberte-se.

E Irina:

O que te faz pensar que não se passa roupa de cama na Europa? Já fiquei muitas vezes em apartamentos em diferentes cidades europeias e nunca encontrei roupa de cama não passada.

eu Lana:

Na Europa, é claro, a roupa de cama é passada a ferro; nem uma única casa decente lhe fornecerá trapos amassados. Mas a segunda pergunta: “Por que liberar tempo e para que não chega? ” Para navegar na Internet, curta e repasse :)))

VOCÊ Júlia:

Faz muitos anos que não passo roupa, mas, em princípio, isso é assunto de todos. Às vezes me dá vontade de rir quando alguém reclama, ah, eu tenho uma montanha de roupa não passada, de novo passei a noite inteira com o ferro, eu falo, não passa e pronto, mas não, ela não pode. Eu estava mais interessado nas cuecas, por que passá-las? Eu só passo algumas blusas e camisetas

E Evg:

Uma solução muito simples para o problema: deite-se numa cama sem ferro e deite-se. E só depois decida se levanta e acaricia ou fica assim. Isso é tudo.

A Antonina:

Você não precisa passar a roupa de cama se mora em uma aldeia, porque ela seca lá fora.
Quando você o tira das cordas é como se tivesse sido passado a ferro, basta dobrá-lo.
E se for inverno... a roupa cheira tão fresca - é um milagre!
Mas nos apartamentos da cidade é impossível secar assim...mesmo na varanda.
É por isso que eu passo... desleixados e preguiçosos não passam (isso não diz respeito às vovós).

A Alexandre:

Li os comentários e cheguei a uma conclusão. Nossas mulheres são absolutamente desleixadas em casa, na vida cotidiana. Eles podem gastar muito dinheiro e muitas horas para fazer seu rosto brilhar. Pergunta para quem? Externamente eles parecem ótimos. Por exemplo, odeio olhar roupas e lençóis amassados. Nunca vou usar uma camisa que tenha dobras, listras, flechas sabe Deus de onde. Não tenho vontade de parecer que uma vaca me mastigou e cuspiu. Afinal, sou russo, mas sou um americano cansado com calças em formato de acordeão e uma tábua de lavar nas costas da jaqueta. E as mulheres mal vestidas geralmente são nojentas. Eu passo minhas próprias roupas e sempre as passo. Não confio na minha esposa. Desde criança estou acostumado a fazer tudo sozinho. Se as pessoas no Ocidente não passam a ferro, então por que produzem ferros e os melhoram constantemente? Por que diabos eles fazem tábuas de passar roupa? Há contradições nos comentários: “eu levo para a lavanderia, eles passam lá”, depois “eu lavo e só seco, mas não passo”. Senhoras, parem de se elogiar. Ou você está escrevendo a verdade, bem, então seus maridos são bêbados ou apenas idiotas (para dizer o mínimo).

eu Larissa:

Sempre passei meus lençóis e toalhas muito melhor e melhor. E há donas de casa sobre quem diz o ditado: a preguiça nasceu antes delas - então procuram uma desculpa para si mesmas

T Tatiana:

Eu passo a ferro, morei no exterior e passei a ferro. Aliás, eles nem economizam tempo, mas sim eletricidade! Dormindo sobre algo passado - eles entendem tudo muito bem e não arrancam o ferro das mãos! E nos EUA, em prédios de apartamentos, nem máquinas de lavar são instaladas em todos os apartamentos - devemos admirá-lo também?)))

E Elena:

Mila, por que minha alfabetização deveria dar alguma coisa para donas de casa analfabetas? Todos agora têm a oportunidade de adquirir qualquer conhecimento. A rede contém coleções digitalizadas dos melhores museus do mundo, gravações dos melhores intérpretes. Existem cursos sobre qualquer assunto. Quem quer se desenvolver aproveita, e quem já está satisfeito consigo mesmo prefere passar o tempo passando roupa. Claro que há coisas na fazenda que você não pode confiar a ninguém, mas você mesmo tem que fazer. Por exemplo, fiz tortas por muitos anos. Meus amigos e parentes disseram que sem minha torta o feriado não seria o mesmo. Mas isto é completamente diferente. Você pode decorar sua casa, costurar e tricotar, se desejar. E o ferro é um anacronismo. Eles me deram um vaporizador, então agora minhas blusas e saias não precisam de ferro.

E Elena:

Antonina, quem valoriza o tempo não faz carinho. A vida é curta e é uma pena desperdiçá-la com coisas desnecessárias. E me conta, quantos livros você leu no último mês?

COM Svetlana:

Quantas pessoas, tantas opiniões. Passei roupa quando criança, para toda a família de cinco pessoas, passei quando estava estudando, passei durante a licença maternidade, passei a vida toda e continuarei a passar roupa.Porque para mim é IMPORTANTE! Para mim! Escolho o horário para relaxar enquanto passo a ferro, assistir meu filme preferido, ou um programa interessante (felizmente já existem muitos programas educativos), para conversar com entes queridos, não deixo meu cérebro em algum lugar lá fora, nas entranhas do ferro... E também, era uma vez eu li há muito tempo que dentre todas as tarefas domésticas, quem gasta mais calorias é passar roupa, então isso é ótimo! E você faz algo útil, e não precisa correr para a academia, e isso também é hora... E quando a criança era pequena, ele e eu recitávamos de cor os poemas de Korney Chukovsky em uma corrida, então, a multiplicação tabela, Mendeleev, etc. Vivo a minha vida e escolho o que gosto, e não o que me é imposto pelos europeus, americanos e outros. Cada nação tem suas próprias tradições e cultura.

COM Svetlana:

Estudos recentes realizados por cientistas japoneses descobriram que passar roupas de cama e roupas íntimas piora suas propriedades higiênicas; a roupa passada não permite a boa passagem do ar e absorve a umidade, resultando em desconforto, alergias e irritação da pele.

EM valeria:

Tentei registrar, mas havia uma explicação incompreensível no quadro: faltaram algumas palavras, mas é uma pena, o assunto é interessante

A Anna Sinitsina:

Onde exatamente você tentou se registrar?

T Tatiana:

Adeptos do engomar no século XXI, comprem no mercado um conjunto de roupa normal, não de chita, e verão que não fica enrugado após a lavagem. Mime-se pelo menos uma vez na vida, você merece)

T Tatiana:

Passo tudo, exceto minha calcinha. A roupa de cama só é boa. Não vou dormir sem passar roupa. Eu passo na frente da TV. Gosto das pilhas organizadas no meu armário.Li tudo por acaso, ouvi dizer que muita gente não passa a ferro, mas para tanta gente…. Sempre passarei a ferro enquanto puder.

Sh Shmul:

Onde não passam, economizam eletricidade. energia)), e onde não economizam, passam a ferro. Meu parente trabalha para uma família de pessoas ricas em Nova York. Ela passa roupas lá há 20 anos!!!!! E na Itália, e na Irlanda, e no Canadá!!!! Não minta

eu Laura:

Minha avó nasceu no final do século retrasado. Ela veio me visitar, foi na década de 60, não lembro direito, acho que foi em 1965. Sentamos, tomamos chá e conversamos. Comecei a passar a roupa, e a vovó disse, você é bobo, dobre bem, sem amassar, dobre bem numa pilha, cubra com uma toalha e sente, conversamos mais tarde. A vovó estava em boas condições, tudo brilhava, seus trapos e panos de cozinha estavam brancos como a neve. Desde então, nunca mais me preocupei com roupas íntimas. E a roupa de cama, as toalhas de mesa, as toalhas e os guardanapos parecem ter sido cozidos no vapor por um dia, então passados. Só que o principal é não secar e não colocar imediatamente no armário, deixar descansar na mesinha de cabeceira por um dia. e depois para o armário. E que aqueles idiotas que acusam as donas de casa inteligentes de preguiça continuem a se preocupar. Pena com o nome Eles simplesmente não têm mais nada para fazer e têm muito dinheiro extra. Deixe-os olhar o medidor, porque o ferro consome muita energia elétrica. E força. E tempo.

eu Laura:

Mas meu amigo na América não passa ferro! E seus amigos não a acariciam.

E Eugênia:

Na Europa, só os pobres não passam a roupa. Aqueles que têm condições contratam empregados que limpam, lavam e passam. Uma das obras em massa dos migrantes.
Na França, epidemias de conjuntivite e piolhos são comuns nas escolas.
Siga-os, aqueles que gostam de ler sobre a vida de outras pessoas em livros legais, e você ficará feliz

eu Amor:

Não havia energia, o ferro não esquentava e parei de passar roupas. É verdade que eu seco lá fora, aí você tem que dobrar imediatamente e colocar no armário, aí você tira como se tivesse sido passado. Estou passando o essencial, a tensão está boa agora.

SOBRE Olga:

E passo roupa, leio livros, também ajudo crianças sempre que possível, trabalho 5 horas por dia, 7 dias por semana e nem entendo o que a Europa, a Ásia, etc. Esta é a minha casa, o meu conforto, a minha família, e pelo menos aqui faço o que considero necessário. Tenho 61 anos.

N Nastena:

Em geral, praticamente não sei usar o ferro. Levo vestidos de noite e ternos para a lavanderia, onde são arrumados, mas as roupas do dia a dia do meu marido e eu são principalmente jeans e algo confortável que não precisa ser passado. Passar roupa de cama geralmente não faz sentido, dormi uma e outra vez, tudo estava amassado. Embora... provavelmente há quem passe a noite inteira na pose da bela adormecida. Para mim, é melhor passar o tempo de forma útil, conversar com os entes queridos, ler, passear, praticar esportes e não ficar na tábua de passar.

M Marina:

Moro na América há muitos anos, não passamos lençóis e roupas. Se alguma coisa precisa ser passada, levamos para a lavanderia - ternos, vestidos. Algumas roupas não podem ser lavadas.
Nosso apartamento tem máquina de lavar e secadora, o que facilita muito a vida!
Na nossa casa e na casa vizinha também existem máquinas de lavar e secar roupa públicas, e ali mesmo serviço de lavandaria, e limpeza a seco: se quiser, lave e seque você mesmo, ou se quiser, entregue aos profissionais. Os preços são razoáveis.
Trabalho como enfermeira, acordo às 4h30 da manhã, chego em casa tarde e muito cansada - de que mais preciso passar! Também temos que preparar o jantar (não com produtos semiacabados, mas com produtos normais! - alguém comentou que aqui não cozinhamos), então simplesmente não sobra tempo para passar roupas. E não existe essa necessidade: a secadora alisa perfeitamente tanto a roupa de cama quanto as roupas.
Os americanos não podem ser acusados ​​de serem descuidados; estão sempre frescos, não cheiram a suor, como muitas vezes notei no caso de alguns na Rússia, usam apenas roupa limpa, embora por vezes não passada a ferro. E daí? Por que julgar as pessoas pelas roupas? Isso está completamente errado. Em geral, ninguém deve ser julgado, e qualquer pessoa deve ter a opção de fazer o que achar melhor - se quiser, deixe-o passar a roupa, se não quiser, deixe-o não passar, desde que está fresco.
Lamento que nas discussões russas as pessoas rapidamente se tornem pessoais e critiquem umas às outras, afastando-se do assunto e tornando-se tendenciosas.
E, se alguém agora me censura por “americanismo”, e eu suspeito que definitivamente existirão essas pessoas, então quero responder com antecedência: sou russo e tenho orgulho disso, me associo à língua russa e a cultura russa, NÃO acho que a América seja melhor, mas acho que não há necessidade de adotar o que é ruim do Ocidente, mas vale a pena adotar o que é bom. Ter uma secadora em casa libera tempo para relaxar, ler, cozinhar, caminhar e outras atividades favoritas, em vez de passar roupa de cama. Mas essa é apenas a minha opinião.Alguém escreve que está descansando e relaxando enquanto passa roupas, o que é maravilhoso! Mas minha mãe, ainda hoje na Rússia, ferve, engoma e passa toda a roupa, e não pode fazer de outra forma, embora reclame de dores nas costas... Mas ela prefere fazer esse trabalho, o que posso fazer? Cada um decide por si. O principal, na minha opinião, é não julgar uns aos outros e não julgar as pessoas pela aparência e pelo que vestem.

EM namorados:

Sempre passei e continuarei passando, não consigo dormir com nada que não esteja passado e tudo no armário está limpo e uniforme.

1 111:

você também tem meia-calça de náilon (qual é o nome correto?) passe-as...

eu Lyudmila:

Bom trabalho!!! Sempre passei todas as peças lavadas. Sempre! Esta é a cultura da vida doméstica. E o filho adulto sempre passa a ferro suas coisas, tanto no exército quanto depois. Quanto ao tempo gasto para passar roupa, sei distribuí-lo com sabedoria. Passar a ferro dá um clima emocional para uma sensação de lar, paz e anfitriã. E as roupas não passadas parecem gastas e não há imagem de uma pessoa bem arrumada.

1 111:

Bem, alguém gosta de se gabar de ser a anfitriã, eu entendo isso. Pois bem, cuide de quem está te incomodando. Cada um decidirá por si o que é melhor

SOBRE Olga:

Não consigo dormir em roupa não passada – massageador nº 2. Embora eu compre conjuntos de alta qualidade, não posso deixar de passá-los.

VOCÊ Yula:

Alguém escreve todo tipo de bobagem e também é pago por isso! Eu aplaudo de pé! As pessoas realmente não são capazes de descobrir “ser ou não ser” por si mesmas???? Nunca passei nem fraldas de bebê e, horror dos horrores, nunca esterilizei bicos ou mamadeiras, apenas lavei e lavei bem…. Passar roupas era justificado quando lavavam roupas nos rios.Prefiro passar esse tempo de uma forma melhor – conversando com meus filhos, por exemplo. Mas esta é a minha opinião pessoal e pode não coincidir de forma alguma com a opinião de outra pessoa...

PARA Katerina:

Nunca passei roupa de cama e minha mãe não fez isso. E não porque pessoas de outros países façam o mesmo, mas porque acho que é uma perda de tempo. Tem também quem passa até a roupa íntima)))) cada um tem seus bichinhos

A Antonina:

Julia, você ainda não foi apedrejada pelas suas gentis donas de casa??? Tenho três filhos e passei fraldas apenas para o primeiro durante o primeiro mês, e depois apenas por conselho da minha avó. Estou relatando. Todos estão vivos, saudáveis ​​e alegres! O ferro da casa existe exclusivamente para camisas. Tudo de bom!

N NATA:

Só preguiçosos não passam roupas! Bem, guardar itens passados ​​no armário é muito mais agradável do que uma pilha não passada! Minha cueca é feita de cetim premium e ainda fica muito mais atraente quando passada! Pessoas preguiçosas dormem com produtos sintéticos!

eu Preguiçoso n.:

Mas os cafetões de cetim premium mostram seu refinamento xingando outras pessoas na Internet. Bem-educado, educado, inteligente...

M Musya:

Eu passava a roupa de cama na frente da TV, mas agora não passo a roupa de cama nem assisto TV (já estou farto desses rouxinóis, e as notícias na internet são mais verdadeiras do que na caixa de zumbi) . Perda de tempo absolutamente estúpida em ações inúteis. Após a lavagem, penduro a roupa uniformemente na secadora, depois empilhada ordenadamente e cada conjunto em uma fronha, e assim os conjuntos, quando embalados em uma fronha, ocupam menos espaço no armário.Para um sono bom e confortável, o principal é a qualidade do tecido.

E Elena:

Eu estava acariciando, acariciando e acariciando. É semelhante à meditação combinada com assistir a um filme. Também engomo roupa de cama e camisas masculinas. Na verdade sou um criminoso!!!!!! :-))))) Mas como é bom deitar na superfície lisa e crocante do lençol!!!

M MINHA FAMÍLIA:

Gostei do pacote em um prato de borscht, me fez rir. Estou passando roupa. Hábito. Estou cansado disso. Vou começar a comprar as coisas certas e parar de fazer essas bobagens.

Ó Olga Shur:

AS COISAS ESTÃO PASSADAS?

Eles acariciam gatos e outros animais, incluindo humanos?

VOCÊ Júlia:

Perdoe nosso francês?

Ó Olga Shur:

Pobre francês... ele é responsável por tudo?
Nem uma petição (que nesta situação geralmente não é aceitável) nem um pedido de desculpas estão de alguma forma fora de lugar aqui? ?
Você só precisa levá-lo para estudar?

Julia, s'il-te-plaît, faça atenção a você. ?

VOCÊ Júlia:

Oh, cara! Uela!??

VOCÊ Júlia:

Saí da praia sem chapéu Panamá...?

Ó Olga Shur:

Com pessoas que você não conhece é mais produtivo escrever uelI (na você) ??.
Bem, a praia é ótima?
Não se esqueça do creme anti-queimaduras...
E é melhor levar chapéu Panamá: é melhor ter a cabeça fria?
Vê você ?? no ar...

VOCÊ Júlia:

Com estranhos para você então... Os filólogos continuam a passar a ferro....?

EM Vasya:

Vou ser sincero, eu passava, depois parei, a máquina tinha função de passar.Mesmo depois da máquina quebrar, o hábito de não passar roupa permaneceu. Quero dizer que isso economiza muito tempo, muito tempo. Aparentemente você não tem nada para fazer e não trabalha se passa roupas o dia todo. Endireito completamente a roupa de cama e depois de secar dobrei com cuidado e está tudo bem.
na verdade, a roupa de cama pode ser lavada na máquina de lavar com vapor ou em altas temperaturas; isso mata muito bem os germes.
mas em geral apontar que alguém está errado é muito estúpido, a vida de cada um é diferente, assim como o ritmo de vida.

T Tatiana:

Li o livro Notas de um Curandeiro Cinzento, onde o avô curandeiro ensinou um aluno a não passar roupa de cama, pois a roupa morre após o tratamento térmico e não respira. E não é bom para a saúde. E assim... cada um decide por si

EM Vasya:

Esqueci se passei ou não, parece que não troco de roupa há muito tempo. Pelo menos vou lavá-lo.

E Elena:

Sim, eles passam roupas na Europa! Pelo menos na Itália, com certeza)) Todos os senhores que conheço usam. E na Alemanha vi o antigo método de “passar preguiçoso”: dobrar a roupa quase seca sob um objeto pesado (meus amigos usavam acordeão) e deixar por um ou dois dias.

E Elena:

Se alguém lhe sugeriu que você precisa passar a ferro, por que falar de todo mundo? Tenho 53 anos e nunca passo roupa. Gosto mais do tato e encontrarei algo para passar meu tempo. E o que os europeus têm a ver com isso?

N Ter esperança:

Nunca passei roupa de cama, desde criança pedia à minha mãe que não passasse meu conjunto. Gosto mais assim, é mais macio e agradável ao toque

E Elena:

Definitivamente sou alemão))) Por que passar se ainda fica enrugado))) Talvez com o advento das crianças minha opinião mude, mas por enquanto é assim)

M Marina:

Senhor, quanta agressão por um motivo insignificante... Tanta ignorância maligna nas idéias sobre como as pessoas vivem fora das fronteiras da Rússia. Por que de repente na América, por exemplo, eles não cozinham? Eles não passam a ferro na Europa?
Acariciar ou não acariciar é uma questão absolutamente pessoal e completamente sem importância, mas ser rude ou não ser rude, ficar com raiva ou não ficar com raiva, expressar raiva e desprezo por qualquer motivo é uma escolha de vital importância.

Ó Olga Shur:

Marina, sua resposta sobre @deus@ veio até mim@
Tem certeza que escreveu para mim?

M Marina:

Desculpe, por favor, Olga, claro, eu não quis dizer você

M Maria:

Além do ferro, há também um vaporizador :) que faz um excelente trabalho com tecidos modernos – se falarmos em passar roupa.

COM Seryoga:

Elena e outras garotas sujas e desarrumadas, vocês deveriam ter vergonha, mas têm orgulho de não fazerem coisas de mulher! Provavelmente escreverão novamente que estão fazendo isso, mas não é necessário passar roupa. ahahaha. Desenvolvimento cultural, etc. isso é maravilhoso, ninguém discute, mas comparar a economia e o desenvolvimento cultural já fala da degradação sua e de seus netos e filhos! Uma mulher mal administrada, isso é terrível, e eles têm orgulho disso)) Traduzir a conversa sobre quem leu quantos livros geralmente é um absurdo do mais alto grau. Comparar coisas incomparáveis ​​já indica que seu QI está baixo.vivemos no século 21, e ser um acordeão desleixado e SEM EDUCAÇÃO é difícil) o mesmo que manter um cachorro em casa - e gritar como é legal e limpo - mas na verdade o monte de caipiras que sabiam pouco sobre germes e infecções caninas . Como você pode pensar em ter em casa um animal que vai correr pela casa com as patas sujas onde você anda descalço?E não grite sobre lavar as patas.. E não se trata apenas das patas. .leia literatura melhor sobre micróbios, etc. e não sobre crueldade.Talvez você entenda que não se trata de bons tecidos.. Pelo menos o lado estético. Vocês não são mulheres - vocês são os porcos mais naturais, criados pelas mesmas mães porcas desacostumadas. Você precisa ficar em silêncio e ainda escreve sobre isso....

M Maria:

Prezado Sérgio,
Você não é um homem - você é um rude e covarde que insulta estranhos enquanto se esconde atrás de um monitor.
Você, aparentemente, foi criado pelos mesmos pais sem instrução e grosseiros.
Deixe as histórias sobre as responsabilidades de uma mulher para com sua esposa, mas aqui é melhor você ficar calado.

N Natália:

E eu não passo a ferro. Embora muitos dos meus amigos passem a ferro. E eles só têm montanhas de linho para passar. E a expressão facial a condizer! É o que dizem: vou passar e começar a passar de novo. Pobres rapazes.

Z Zinochka:

Ainda existem idiotas passando lençóis e toalhas? Bem, aparentemente eles não têm onde gastar seu tempo e energia. ? A bandeira está nas mãos deles!

eu Amor:

Faz muito tempo que não passo a ferro. Pelo que? Depois de lavar, agito e penduro com cuidado, basta. Se a roupa não estiver seca demais, quase não será diferente da roupa passada.

E CE:

Como você pode ouvir conselhos sobre roupas íntimas de uma pessoa que escreve “folha”?

E CE:

Como uma pessoa que escreve “folhas” pode dar conselhos sobre roupas íntimas?

N Natalie:

Eu não passo nada que NÃO possa ser passado. Somente roupas se parecerem amassadas. E principalmente com vaporizador, é mais prático e de melhor qualidade. Não gosto do cheiro de queimado dos lençóis passados. Estou em uma casa particular, secando lá fora, a roupa tem cheiro de fresca, não trocaria por nada o cheiro de roupa passada. E há todos os tipos de micróbios lá - então eles aparecem novamente alguns minutos após passar. Minha sogra ao menos passa as meias? Sinto muito pelo meu precioso tempo. Eu gasto em bordado.

N Incompetente:

É uma pena que não seja meia-calça)))

T Tat.Vlad.:

Não há realmente mais nada sobre o que escrever? e tanta bile e raiva!?NÃO DESPERTE
PERDER SEUS NERVOS E TEMPO...

D Dmitry:

Obrigado pela resposta legal!

T Tatjana:

Autor, “folha”, não “folha”!!!!!!

SOBRE Oksana:

E eu também não passo lençóis nem toalhas felpudas há muitos anos...

N Natália:

Olá, moro na França há mais de 40 anos.
As francesas sempre passam suas próprias roupas ou as confiam a uma governanta.
Por favor, não escreva nada que você não saiba.
Atenciosamente. Natália

M Margarita:

Pare de discutir esse absurdo. você não tem mais nada para fazer??? Quem vem com essas discussões estúpidas? E você os satisfaz

A Ana:

Se eu não passar a roupa de cama, terei um tique nervoso. Não vou conseguir dormir com esse tipo de roupa íntima. Às vezes não passo o lençol ajustado, mas ainda o passo quando o coloco no colchão.

Materiais

Cortinas

Pano