Os produtos de consumo são divididos em duas categorias – retornáveis e não retornáveis. Às vezes as pessoas fazem compras das quais se arrependem mais tarde por algum motivo.
Por exemplo, os eletrodomésticos podem ser devolvidos. Você pode devolvê-los sem problemas dentro de duas semanas, com etiquetas sem cortes e se tiver recibo. Produtos de higiene e muitos produtos alimentares não podem ser devolvidos. Na hora de comprar roupa de cama você pode se perguntar: é possível devolvê-la?
Devolução de roupa de cama
É impossível responder de forma inequívoca à pergunta “é possível devolver a roupa de cama”. Existem condições às quais você precisa prestar atenção ao devolver um produto. Essas condições incluem o material com que é feita a roupa íntima, se foi estampada ou deixada na embalagem, entre outros. Os motivos podem ser diferentes: não serviu, foram encontrados defeitos no tecido (defeitos), ou você simplesmente não gostou ou não precisava.
A questão de como devolver um produto ou se isso pode ser feito pode ser respondida com base na lei.
Muitas vezes acontece que a roupa de cama não pode ser devolvida. Se não foi comprado em um grande hipermercado, mas em uma pequena loja particular, há uma chance de que um vendedor gentil o encontre no meio do caminho e aceite a cueca de volta. No entanto, na maioria das vezes acontece o oposto. Um produto defeituoso que precisa ser vendido é embalado lindamente e tudo é feito para garantir que seja comprado. Após o comprador abrir a embalagem e constatar defeito, a loja não aceitará a devolução do produto, por força da lei. Nem todo vendedor conhece bem as leis ou está tentando enganar. Existem vários mitos aqui
Mitos sobre devolução de mercadorias
O mito mais comum é que qualquer produto pode ser devolvido em duas semanas. Isto está errado. Conforme já escrito acima, nem todos os produtos estão incluídos na lista de mercadorias que podem ser devolvidas no prazo de duas semanas a partir da data da compra. O segundo mito comum é que a roupa de cama não pode ser devolvida de forma alguma, assim como a roupa íntima, uma vez que está incluída na lista de produtos tecidos. Existe tal lei, é verdade. Na maioria das vezes, os vendedores recorrem a isso, não querendo aceitar as mercadorias de volta.
Mas a roupa de cama não deve ser confundida com roupa íntima. Bodywear é considerado um item pessoal e não pode ser devolvido. E os lençóis têm circunstâncias especiais para devolução. Aqueles que afirmam que a roupa de cama definitivamente não pode ser devolvida estão profundamente enganados. Com base na legislação, você poderá saber em quais casos o produto deve ser devolvido.
O que dizem as leis?
Na verdade, existe uma lei chamada “lei sobre a protecção dos direitos do consumidor” e uma série de outros documentos legislativos que estabelecem claramente a lista de bens que não podem ser entregues. Entre eles estão produtos de malha e outros produtos da categoria roupa íntima.Mas GOST não significa produtos de cama com esses produtos. GOST contém uma lista de produtos, entre os quais não há menção a roupa de cama.
Diversas meias, meias, roupas íntimas, camisas de pijama e similares. Tudo o que está descrito na lista é roupa íntima, não roupa de cama. Se precisar de informações mais detalhadas sobre a lei, você pode encontrá-las facilmente por meio de um mecanismo de busca. Devido ao desconhecimento das leis, os vendedores podem recusar-se obstinadamente a devolver as mercadorias. Então algumas pessoas recorrem a advogados. Também aqui tudo depende do especialista, dos seus interesses e do ponto de vista profissional, mas na maioria das vezes a roupa interior é devolvida. Se o produto apresentar defeito, todas as perdas materiais serão pagas pelo vendedor.
Como entrar em contato com a loja para fazer uma devolução
Se a apresentação da embalagem e o próprio produto não estiverem danificados, deve-se pelo menos tentar devolver a roupa. Se você tem certeza de que o produto está em condições de comercialização e é obrigado a aceitá-lo de volta, mas o vendedor não concorda com nenhum acordo, entre em contato com o administrador ou diretor da loja. Se isso não funcionar, você pode entrar em contato com a sociedade de defesa do consumidor ou com o fabricante. Porém, neste último caso, é necessário ter certeza de que a roupa íntima comprada não é falsa. Especialmente.
A lei estabelece que a devolução é possível se o comprador não estiver satisfeito com o tamanho, estilo, impressão (cor) ou embalagem. Nesses casos, o kit adquirido pode simplesmente ser substituído por outro que seja adequado para você em todos os aspectos. Ao mesmo tempo, não se esqueça que você pode fazer uma reclamação se já tiverem passado mais de duas semanas desde a data da compra.
Observação! O produto não deve ser utilizado ou danificado, a embalagem e o recibo não devem estar danificados, o kit deve estar totalmente montado como estava no momento da compra.Você não pode devolver itens lavados, mesmo que tenham acabado de ser lavados, mas não usados. Se, ao adquirir roupa de cama com defeito, o comprador tiver sido informado previamente, não será mais possível devolvê-la.
Se o conjunto estiver danificado ou devolvido parcialmente, o comprador simplesmente mudou de ideia sobre a compra, já se passaram mais de 14 dias desde a data da compra, então a devolução da mercadoria desta categoria poderá ser recusada e isso será absolutamente legal. uma devolução, o vendedor deve receber um recibo e o motivo ou reclamação que me levou a devolver minha roupa à loja. A embalagem, conforme já escrito, deve ser preservada o máximo possível. Se houver um motivo sério para a devolução, o vendedor é obrigado a emiti-la.
Procedimento de registro
Primeiro você precisa escrever uma declaração explicando os motivos. No aplicativo, o comprador se dirige ao fabricante ou vendedor. O pedido é escrito na loja onde o produto foi adquirido. O dinheiro é devolvido dependendo de quando o pedido é redigido. Se o pedido for feito no dia da compra, o dinheiro deverá ser devolvido no dia seguinte. O dinheiro é pago na caixa registradora onde foi feito o pagamento das mercadorias devolvidas.
Importante! Um recibo deve ser anexado ao pedido e o passaporte do comprador também deve ser apresentado. O pedido deve indicar as circunstâncias da compra, horário, endereço da loja e data da compra. Se um produto for devolvido por defeito ou qualidade inadequada, o comprador tem direito ao reembolso não só do produto, mas também à indenização por danos materiais.
Então você precisa anexar um certificado de qualidade inadequada à aplicação. Você deve fazer uma cópia do requerimento por escrito e fazer com que o caixa assine tanto a cópia quanto o requerimento. Para o próprio vendedor, devolver também não é fácil. Formulário de devolução
Ao devolver a roupa de cama, preencha o formulário Torg-13. deve ser preenchido pelo caixa (ou vendedor) que realizou a venda, ou pelo caixa sênior. Os caixas com pouca experiência muitas vezes não sabem fazer tais operações e sempre ligam para o caixa sênior. São preenchidas a coluna “remetente” e a coluna “destinatário”, onde são baixados os dados do comprador e do vendedor, respectivamente.
O caixa (vendedor) precisará elaborar um extrato de devolução de dinheiro no formulário KM-3, e os fundos pagos ao comprador deverão ser refletidos em um diário especial de transações. Se o pedido não for feito no dia da compra, a devolução será feita de forma um pouco diferente. A apresentação de recibo e passaporte continua obrigatória, o comprador preenche o requerimento de forma gratuita. O caixa, por sua vez, devolve o dinheiro não do caixa onde foi alocado, mas do caixa geral da organização.
Nesse caso, não há necessidade de lavratura KM-3 - o dinheiro é emitido conforme ordem de pagamento, que reúne despesas de períodos futuros. O preenchimento do formulário TORG-13 continua obrigatório. Você precisa verificar com o caixa/vendedor sobre os termos de reembolso. Pagamentos sem dinheiro são possíveis.
Lembrete sobre como escolher a roupa de cama
Como escolher um produto para não precisar devolvê-lo no futuro? Inicialmente, você precisa decidir para que tipo de cama comprar roupa de cama, qual o tamanho dos cobertores e travesseiros. Geralmente é duplo, simples ou semi-tamanho. Você precisa saber disso com antecedência para que o produto selecionado não seja pequeno ou, ao contrário, grande. Além disso, vale prestar atenção ao material. Às vezes a aparência na embalagem engana bastante, e ao desembalar descobre-se que o tecido não é nada agradável!
Ou material ao qual uma pessoa pode ter reações alérgicas e erupções cutâneas.Na embalagem escrevem detalhadamente do que é feita a cueca. Vale a pena prestar atenção na impressão. As lojas devem disponibilizar um conjunto de roupas íntimas desembrulhadas (que não se destina à venda) para que o comprador se familiarize com antecedência com as cores. Se, ao ir à loja, você levar em consideração todos os requisitos de tamanho, estilo e cor do conjunto desejado, incidentes de devolução podem ser facilmente evitados. Afinal, o procedimento em si é tedioso tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Artigo detalhado sobre como escolher roupa de cama.
Artigo muito útil e claro! Conhecer a lei é importante, até mesmo necessário. Achei que sim, como está escrito no artigo, que a roupa de cama, assim como a roupa íntima, não podem ser devolvidas. Vendedores inescrupulosos se aproveitam disso - eu mesmo caí nessa quando as fronhas não serviam, mas não me preocupei em investigar.
Marina, você precisa saber o tamanho dos travesseiros antes de comprar fronhas, principalmente porque são só duas
Lemos a parte 1 do artigo 25 da Lei “Sobre a Proteção dos Direitos do Consumidor”. Na “Lista de bens não passíveis de permuta” anexa no parágrafo.4 indicado: Produtos têxteis (algodão, linho, seda, lã e tecidos sintéticos, produtos confeccionados com materiais não tecidos como tecidos - fitas, tranças, rendas e outros). A roupa de cama é um produto têxtil.
GOST 17037-85. Produtos de costura e malha. Termos e definições
Produto de linho
Produto costurado ou tricotado para criar as condições de higiene necessárias ao corpo e à vida.
Observação. Os produtos de linho incluem roupa interior, roupa de cama e mesa
ROLAGEM
PRODUTOS NÃO ALIMENTARES DE BOA QUALIDADE,
NÃO SUJEITO A REEMBOLSO OU TROCA POR SEMELHANTE
PRODUTO DE OUTRO TAMANHO, FORMA, DIMENSÃO, ESTILO,
COR OU CONFIGURAÇÃO
Aprovado
Decreto do Governo
Federação Russa
datado de 19 de janeiro de 1998 N 55
5. Produtos de costura e malha (produtos de costura e malha de linho, meias)
O autor avalia incorretamente a situação com as devoluções, apresenta o artigo de forma como se o cliente estivesse vendendo produtos defeituosos e falsificados na loja, e então vendedores estúpidos que não conhecem as leis não aceitam a cueca de volta do comprador , e o dinheiro deve ser dado mediante solicitação. Bobagem completa. Autor, não engane as pessoas: a lista de produtos é escrita de tal forma que estão implícitas categorias gerais de produtos; se a lista for detalhada, então a lista terá pelo menos o formato de uma enciclopédia - há muitos produtos grupos. E a maior parte de 90% não são reembolsáveis.