Roupa de cama em microfibra

Recentemente, a roupa de cama de microfibra tornou-se muito popular. O material é macio ao toque, agradável ao corpo, praticamente não enruga e não perde o aspecto original mesmo após muitas lavagens.

O que é microfibra

O material à base de fibras químicas - poliéster e poliamida - é denominado microfibra. É raro encontrar microfibra de algodão.

microfibra

O tecido apareceu pela primeira vez há mais de meio século no Japão, mas apenas 30 anos depois se tornou amplamente utilizado em todo o mundo. O material ganhou esse nome devido à estrutura especial dos fios, que são formados pelas mais finas microfibras entrelaçadas. A roupa de cama de microfibra é muito mais barata que o algodão, o que explica a popularidade dos conjuntos de dormir feitos com esse material.

Vantagens e desvantagens

A origem artificial das fibras explica muitas das propriedades do material. As donas de casa gostam da facilidade de cuidar do linho - o tecido praticamente não enruga, é fácil de lavar e seca muito rápido.Não é necessário passar lençóis e capas de edredão após a lavagem.

As propriedades positivas da microfibra incluem:

  • ausência de bolinhas e baforadas no tecido durante a operação;
  • solidez da cor – as cores da roupa de cama permanecem brilhantes por muito tempo, não desbotam quando lavadas e não desbotam ao sol;
  • altas propriedades antibacterianas: a composição das fibras evita a propagação de fungos, mofo e ácaros que podem causar doenças graves em humanos;
  • resistência à deformação - ao contrário do algodão-linho, os produtos de microfibra não tendem a encolher, não esticam nem alteram a geometria.

Importante! As propriedades positivas do material são higroscopicidade e respirabilidade. O tecido “respira”, passa bem o ar e absorve a umidade, trazendo-a para a superfície.

propriedades da microfibra

No entanto, a microfibra é um material sintético. As microfibras são destruídas em altas temperaturas, portanto lençóis e capas de edredom não devem:

  • lave em água quente;
  • passar com ferro bem quente;
  • seque no radiador.

Os produtos feitos de microfibra, em comparação com os conjuntos de cama feitos de chita e cetim, duram menos. Durante a operação, a gordura se acumula gradativamente na estrutura das fibras, o que diminui as propriedades do tecido. O tecido acumula eletricidade estática; durante o uso, você pode ver como ele “faísca”. Além disso, nem todos os fabricantes utilizam matérias-primas de alta qualidade e corantes estáveis.

folhas de microfibra

A microfibra na roupa de cama é prejudicial?

A microfibra de alta qualidade é mais cara, mas você não precisa se preocupar com sua saúde. Você pode reconhecer “hackwork” pelos seguintes sinais:

  • presença de odores “químicos” estranhos;
  • instabilidade de cor – o tecido desbota e mancha a pele;
  • deformação do produto mesmo após lavagem em baixas temperaturas.

Esses produtos devem ser descartados - eles não apenas perderão rapidamente suas propriedades de desempenho, mas também poderão causar doenças.
A microfibra é prejudicial na roupa de cama?

Cuidado adequado com roupas de cama de microfibra

Para garantir que a roupa de cama de alta qualidade não perca a aparência e dure muito tempo, ela deve ser bem cuidada. A manutenção é simples, é importante seguir algumas regras:

  • lave a uma temperatura não superior a 60 graus;
  • Não use alvejantes ou amaciantes de roupas. A estrutura especial do tecido prende-os nos microporos das fibras;
  • não use removedores de manchas fortes;
  • não seque em aparelhos de aquecimento;
  • Passe a ferro apenas em temperaturas mínimas.

Você deve escolher roupas de cama de microfibra?

Os compradores são atraídos principalmente pelo baixo preço de um conjunto de cama. Mas, apesar das propriedades positivas do material, sua composição sintética deve ser levada em consideração. Portanto, antes de comprar um conjunto de roupa de cama de microfibra, você deve decidir por si mesmo - não é melhor dar preferência ao algodão? É mais caro, mas é seguro para a saúde porque tem composição natural.

Os produtos de microfibra não são recomendados para o uso diário, mas costumam ser escolhidos para as férias de verão em uma casa de campo. Pode ser recomendado deslocar trabalhadores que trabalham em locais com alta poluição.

folhas de microfibra

Devido às propriedades do tecido de não acumular poeira e umidade e de prevenir o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, a microfibra servirá bem e preservará a saúde humana. É por isso que pessoas com tendência a alergias devem optar por essas roupas íntimas, só é importante estar atento à qualidade do tecido e à alfaiataria.

Não há necessidade de abrir mão da microfibra - só é importante na hora de comprar prestar atenção especial à composição do tecido: poliéster ou algodão. Mesmo que o primeiro conjunto custe três vezes menos, opte pelo material natural. Agradável ao toque e segura, a microfibra de algodão dura muito tempo e proporciona horas de sono confortável.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano