Passamos quase um terço de nossas vidas na cama. E para uma boa noite de sono é muito importante que a roupa de cama colocada na cama seja cómoda, confortável, higiénica e de tamanho correcto.
O que é um lençol
Ao que parece, que problemas podem surgir com a escolha das folhas – um pedaço retangular de tecido colocado sobre uma área de dormir em cima de um colchão. Mas mesmo nesse quesito, existem pequenas nuances que devem ser levadas em consideração na hora de escolher esse tipo de cama.
As lojas oferecem uma seleção variada de roupas íntimas, diferente por cor, tamanho, qualidade do material. Então decida com antecedência, o que exatamente você precisa e vá às compras totalmente armado.
Que tipos e tamanhos de folhas existem?
Dependendo do tamanho do colchão, você deve escolher um lençol:
- solteiro;
- um e meio;
- dobro;
- Euro;
- Euro-maxi;
- família.
Todos esses nomes são condicionais, e os fabricantes atualmente se permitem desviar dos padrões em uma direção ou outra em 10-15 cm.Portanto, observe não apenas a marca de tamanho na etiqueta de preço, mas também os números específicos de comprimento e largura indicados no rótulo do produto. Conhecendo o tamanho do colchão, você pode facilmente escolher o tamanho de lençol certo para você.
O lençol é a única peça de roupa de cama, onde se aplica o princípio: quanto maior melhor. Não é ruim quando o lençol ultrapassa o tamanho do colchão em 20-30 cm ou até mais. Afinal, quanto mais largo o lençol, maior será o cheiro embaixo do colchão e menor será a probabilidade de ele enrugar e escorregar durante o sono.
Produtos individuais geralmente não diferem muito em tamanho ou diferem insignificantemente de um ano e meio e adolescente. Portanto, se uma pessoa dorme sozinha, você pode comprar um caminhão com segurança.
Os duplos são destinados a marido e mulher ou a uma pessoa muito mimada. A largura das folhas duplas varia de 175 a 210 cm. Se você dorme em um sofá, então a primeira opção é adequada, se for em uma cama larga, procure um lençol mais largo à venda.
As camas também estão agora disponíveis em tamanhos diferentes. Aqueles com uma cama real larga devem procurar lençóis familiares com 240-260 cm de largura. Na verdade, esta já é roupa de cama de três quartos.
Uma categoria separada inclui lençóis com elástico que ficam bem firmes no colchão e nunca escorregam ou enrugam durante o sono. Na hora de escolher essa roupa de cama, deve-se levar em consideração não só o comprimento e a largura do colchão, mas também sua altura para que o lençol caiba perfeitamente nele. Quem dorme no sofá não pode sonhar com um lençol assim, contentando-se com um lençol comum.
Durante os meses de inverno, você pode usar um lençol aquecido eletricamente, para não aquecer a cama sozinho, mas para deitar-se numa cama quentinha. Lençóis elétricos geralmente são feitos de algodão ou chita e elementos de aquecimento são instalados em seu interior. Neste caso, uma pessoa pode escolher o modo de aquecimento que necessita.
Os fabricantes também cuidaram dos gourmets, proprietários de camas redondas e ovais, lançando roupas de cama no formato adequado. O diâmetro dessas folhas não padronizadas varia de 200 a 250 cm.
Há também lençóis que são usados em vez de cobertores na estação quente. Eles são feitos de tecido turco ou waffle. Nas noites particularmente quentes, as pessoas que dormem também se cobrem com lençóis de bambu e até com lençóis comuns de algodão.
Materiais populares de fabricação
As folhas diferem umas das outras não apenas no tamanho, mas também nos tipos de tecidos com os quais são feitas.
Algodão. Você encontrará folhas feitas com esse material com mais frequência à venda. O produto, feito com tecidos naturais, pode atender seus proprietários por até 7 anos.
Cetim. Fibra natural de algodão feita por torção das fibras. Higroscópico, respirável, higiênico.
Chita. O material não é tão macio quanto o cetim, pois difere na técnica de tecelagem das fibras. Mas é fácil de usar e agradável ao corpo. Os padrões aplicados à chita não desbotam mesmo após inúmeras lavagens.
Linho. O tecido natural, que tem efeito bactericida, não permite o desenvolvimento de fungos e outros microorganismos desagradáveis. Um achado ideal para pessoas que sofrem de alergias. Possui superfície não lisa, o que cria um efeito de massagem durante o sono. Após a lavagem seca rapidamente e não amarela com o sol.
Seda. Material natural a um preço caro. Hipoalergênico e durável. Esfria no verão, aquece no inverno.A única desvantagem é que é difícil de passar.
Mahara. Tecido de bambu ou algodão, natural e denso. No inverno, dormir nesse lençol é quente e aconchegante.
Jacquard. Combinação de fibras de viscose e algodão. E embora haja tramas no tecido, não há fiapos nele. Os têxteis são duráveis e ecológicos, mas o preço nem sempre é acessível ao cidadão comum.
Popeline. Mistura de viscose, seda e algodão. Uma grande vantagem dessa folha é que ela praticamente não enruga. Além de não se desgastar por muito tempo, é fácil de cuidar - a popeline não precisa ser passada.
Percal. O tecido de malha denso e durável é altamente higroscópico e permite passar a noite com o máximo conforto. Amplamente utilizado por pessoas propensas a alergias.
Bambu. Material ecológico feito de polpa de bambu. Microorganismos nocivos nunca crescerão nele. O tecido absorve bem a umidade, proporcionando termorregulação.
Eucalipto. Um lençol feito com esta fibra exótica irá deliciá-lo com limpeza orgânica e conforto.
Conclusão
Normalmente, um lençol é adquirido em conjunto com outras roupas de cama. Mas se estiver rasgado e apenas precisar ser substituído, você sempre poderá encontrar uma cópia separada à venda e até combiná-la o mais próximo possível em cor e textura com o restante dos elementos da cama.