Parece que: Joguei o conjunto sujo na máquina de lavar, coloquei o ciclo normal, coloquei o pó - e pronto, as tarefas acabaram. Mas na realidade não é tão simples. A roupa de cama também varia. Vamos aprender a lavá-lo corretamente, com o mínimo de perdas, e tentar manter sua aparência digna.
Princípios básicos de lavagem
O mais importante um parâmetro que afeta todas as manipulações com linho é o seu material. Os conjuntos modernos geralmente são feitos de tecido à base de algodão, mas com uma grande variedade de aditivos. Além disso, é de grande importância qualidade da linha, produção, costura.
Hoje estão à venda roupas de cama de:
- sedas;
- percal;
- cetim;
- chita;
- popeline;
- linho;
- viscose;
- algodão-poliéster;
- microfibra;
- atoalhado;
- bambu;
- flanela;
- chita.
Se os primeiros se distinguem por parâmetros de durabilidade e qualidade aumentados, os últimos são baratos e econômicos, mas rapidamente se tornam inutilizáveis.
Cada conjunto deve ter inserir ou rotular com regimes recomendados. Deve ser registrado temperatura para lavar à mão e na máquina, requisitos para passar, secar na máquina, branquear, todas as proibições e nuances permissivas. Ao adquirir um kit, verifique a presença dessa etiqueta.
O tambor não deve ser carregado com mais de 2/3 do seu volume.
Quanto pesa um conjunto de roupa suja?
Esses indicadores não são importantes. Com limites de carga do tambor de 5 kg, é permitido carregar 2,5–3 kg de roupa, portanto, um erro de +/- 0,5 kg não terá muita importância. No entanto, se precisar calcular o valor exato, você pode usar esta tabela.
Quanto mais denso e algodão for o material, mais pesado ele será.. Por exemplo, um conjunto Euro feito de linho pesa 2,5 kg quando seco e um conjunto de seda pesa 1,6 kg. Você só pode carregar um conjunto de linho ou dois conjuntos de seda por vez. E o poliéster ficará ainda mais leve.
Com o que lavar?
A maioria dos tipos de roupa de cama se adapta bem aos produtos padrão anunciados.. Os universais podem ser chamados de “Babá Orelhuda”, “Cegonha”, “Maré”, “Ariel”, “Gloss”, “Persil”. Dentre as nuances vale destacar o seguinte:
- O pó alvejante é ótimo para lavar conjuntos brancos;
- para pessoas de cor, é preferível usar um produto com enzimas e tira-manchas que evitem que o brilho das cores seja desbotado;
- Para tecidos de seda delicados, são recomendados géis desenvolvidos especificamente para eles.
Eles lidam muito bem com a lavagem e ao mesmo tempo mantêm a cor e a estrutura dos tecidos. pós sem fosfato.
Roupa nova – precisa lavá-la?
Sem dúvida. O novo kit não é absolutamente estéril, como a maioria das pessoas pensa. É tratado com conservantes, pois não se sabe a data final de sua comercialização.Além disso, para criar uma aparência comercial, o linho também é revestido com uma composição especial, por isso deve ser eliminado antes do primeiro uso.
Como lavar sem desbotar?
Se você tiver dúvidas sobre a qualidade do material, então você deve escolher modo suave, temperatura mínima e detergente para roupa colorida. Você pode tentar lavar as mãos.
Infelizmente, tecidos de baixa qualidade tendem a “desistir” de suas cores quando molhados. Isso se deve ao fato de seu fabricante tingir o linho após a produção, enquanto bons materiais são feitos a partir de fios já tingidos.
É claro que não podemos descontar tinta de má qualidade. Você pode entender que o produto vai “flutuar” de duas maneiras: apertar o material na mão (vai triturar) ou passar um pano úmido na superfície (vai deixar marca).
Como lavar roupa?
Manchas na roupa de cama devem ser tratadas o mais rápido possível. Via de regra, é feita a imersão local e depois completamente lavada. Se a contaminação for extensa, vale a pena deixar a roupa de molho em soro fisiológico durante a noite. Proporções: 1 colher de sopa. eu. sal por 1 litro de água fria. Isso “empurrará” a sujeira, que poderá então ser lavada com sucesso na máquina.
Se a mancha não sair da primeira vez, vale a pena tentar. remédios populares. Uma solução de amônia, suco de limão, água oxigenada, glicerina e sabão em pó simples ajudará. Produtos químicos agressivos comprados em lojas são melhor usados como último recurso.
Entre os tira-manchas industriais podemos recomendar Sodasan, Lion Top Precare, Top Rescue Lion, Udalix, Meine Liebe, Luxus Professional.
Do sangue
Esses locais são os “convidados” mais frequentes. Aqui é necessário lembrar que água quente será a pior solução para o problema. Você deve primeiro lavar o sangue na torneira, depois ensaboá-lo separadamente em uma bacia com sabão em pó e molhar a área manchada da roupa em água fria. Após 30–60 minutos, coloque-o na máquina e lave a 30°C no ciclo habitual.
Do verde brilhante
Regras importantes: Não use água oxigenada, alvejante ou produtos que contenham cloro para remover essas manchas. Você deve primeiro enxaguar a área contaminada em água corrente.
Cinza normal funciona muito bem sabão em pó, óleo vegetal, vinagre, álcool. Todos os tecidos de algodão reagem corretamente com a solução de manganês. Basta tratar a mancha, deixar agir por um tempo e depois lavar normalmente.
De iodo
Leite frio – o melhor remédio para eliminar essas manchas em tecido de algodão. Mas você precisa reagir instantaneamente. Você precisa molhar a mancha e depois lavá-la normalmente. Se permanecerem vestígios, pode-se colocar o produto ao sol por várias horas.
O iodo pode ser removido de produtos sintéticos usando álcool ou acetona. Usando um pequeno cotonete embebido no produto, limpe a mancha das bordas para o centro até que comece a desbotar e desaparecer. Depois lave a 30 graus.
Do amarelecimento
Essas manchas aparecem com o tempo. Para ajudar a eliminá-los:
- Refrigerante. Misture com amônia (0,5 colher de sopa de refrigerante, 2 colheres de sopa de amônia, 5 litros de água) e molhe o tecido na solução ou cubra a mancha com refrigerante e depois de dois minutos despeje vinagre sobre ele. Depois lave normalmente.
- Amônia. Mergulhe o produto em uma solução (1 colher de sopa para cada 1 litro) de água por três horas e depois lave em pó.
- Peróxido de hidrogênio. Adequado para linho branco. Tomar 1 frasco do produto para 5 litros de água. Mergulhe a peça na solução por 20 minutos e lave normalmente.
De um odor desagradável
Para evitar que a roupa de cama e as toalhas fiquem encharcadas, é necessário armazene-os em um armário ventilado ou com substâncias absorventes de umidade especiais colocadas nas prateleiras. Os óleos essenciais mascaram perfeitamente os odores das ervas em sacos. Este último pode ser adicionado ao lavar na máquina diretamente no compartimento de pó. Vinagre de mesa, bicarbonato de sódio e amaciante também podem lidar com odores desagradáveis.
Características de lavagem de roupas de cama infantis
O conjunto de berço deve ser lavado uma vez a cada poucos dias ou com mais frequência à medida que fica sujo. É recomendado usar não produtos químicos, mas remédios caseiros. Sabão em pó é mais adequado para lavar, e “Eared Nanny” ou “Stork” e outros produtos marcados “desde os primeiros dias de vida” são para o carro.
Não é estritamente recomendado colocar roupa de cama de bebê no tambor junto com roupa de adulto.
O pó não deve conter surfactantes, fosfatos, sabores ou componentes de cloro. Via de regra, a roupa de cama infantil é de algodão e pode ser lavada normalmente em temperaturas de até 60 graus. E não se esqueça de enxaguar duas vezes.
Como engomar roupa?
Essa roupa de cama é considerada altamente higiênico, levemente crocante e fica lindo. Você pode engomar o kit antes de enxaguar. Proporções: para 20 litros de água fria 3-4 colheres de sopa. eu. amido.
Como fazer:
- ferva 20 litros de água;
- adicione o amido em jato fino, mexendo continuamente;
- ferva a solução por 5 minutos;
- esfriar até a temperatura ambiente;
- retire a roupa lavada da máquina;
- mergulhe no leite preparado;
- espere 10–20 minutos;
- torça o tecido, alise-o para que não haja vincos;
- Pendure para secar.
Não deve haver grumos na solução de amido. Essa roupa deve ser passada a seco para garantir que todos os vincos e dobras sejam removidos.
Importante! Apenas tecidos de algodão podem ser submetidos a este tratamento - linho, cetim, chita, chita. Os sintéticos não engomam.
Para engomar um pouco, você pode preparar água com amido em um borrifador e borrifar a roupa de cama enquanto passa.
Com que frequência devo lavar?
O kit deve ser trocado pelo menos uma vez a cada duas semanas no inverno. No verão, duas vezes mais. Além disso, recomenda-se lavar as fronhas pelo menos uma vez a cada sete dias. Se aparecer uma mancha na sua roupa, não hesite em colocá-la no cesto sujo. É melhor trocar a roupa de cama do bebê a cada poucos dias.
É claro que, durante a doença, você precisa lavar a fronha, a capa de edredom e os lençóis com muito mais frequência.