Para selecionar a roupa de cama, precisamos conhecer os parâmetros da cama, o tamanho dos cobertores e travesseiros. Se desejar, você pode adquirir um dos itens do conjunto, mas mais frequentemente as roupas íntimas são compradas em conjuntos. Cada conjunto é composto por lençol, fronhas (fronhas) e capa de edredom. Os tamanhos e o número de itens do conjunto podem variar.
Tipos de conjuntos de roupa de cama
- O conjunto de tamanho um e meio é composto por duas fronhas de 50 por 50 cm (70 por 70 cm), um lençol de 215 por 145 cm e uma capa de edredão de 215 por 145 cm.
- Um conjunto duplo de acordo com a norma Euro inclui uma grande capa de edredão medindo 215 por 180 ou 175 cm; folha medindo 220 por 240 cm; um par de fronhas, que vêm nos tamanhos 50 por 50 cm e 70 por 70 cm. Às vezes, os conjuntos duplos vêm com um pequeno lençol medindo 195 por 220 cm, e os demais itens do conjunto têm os mesmos tamanhos do Euro.
- Norma europeia para roupa de cama.Este conjunto inclui uma capa de edredão de 200 por 220 cm, duas fronhas de 50 por 70 ou 70 por 70 cm. O lençol pode ser de dois tamanhos: 220 por 240 cm ou 240 por 280 cm.
- O conjunto família é composto por duas fronhas de 50 por 70 cm (70 por 70 cm); duas capas de edredão medindo 215 por 145 cm e um lençol medindo 220 por 240 cm.
- O conjunto de cama infantil é composto por uma capa de edredão de 115 por 147 cm, uma fronha de 40 por 60 cm e um lençol de 120 por 150 cm.
Nos países europeus existe a seguinte classificação:
- Triplo (king size)
- Duplo (“2 camas”, completo)
- Um conjunto e meio (“1,5 cama”, solteiro extra longo)
- Crianças
- Solteiro (“1 cama”, solteiro).
Atenção! Para diferentes fabricantes de lingerie, os tamanhos dos itens do conjunto variam de 10 a 15 cm do padrão.
Tipos de tecidos para roupa de cama
Algodão
Um dos materiais mais versáteis e populares para costurar roupa de cama. É fácil para o consumidor escolher a cor desejada graças à ampla seleção. Um conjunto de qualidade deve ser marcado: 100% algodão, o tecido não deve ser transparente. O material é costurado com costura especial de linho, as bordas e bordas são acabadas com alta qualidade.
Importante: O lençol e a fronha não devem ter costuras desnecessárias, pois são costurados em uma única peça de tecido. Não é recomendado adquirir conjuntos com forte cheiro químico ou fios salientes.
Prós: afasta bem a umidade do corpo; confortável; agradável ao corpo; Com os devidos cuidados, o linho é bastante resistente ao desgaste e “vive” de 5 a 7 anos. Os tecidos podem ser bem lavados e passados com ferro comum. O algodão não acumula eletricidade estática e não escorrega na cama. Recomenda-se comprar essas roupas íntimas para crianças, alérgicos e idosos.
Desvantagens: Desaparece sob a luz solar; Quando lavado com frequência, o tecido encolhe e demora para secar.
Seda
Um dos tecidos naturais mais caros para costurar roupa de cama, ele brilha. O material é durável, hipoalergênico e resistente ao desgaste. Tem um belo visual e remove perfeitamente a umidade do corpo, atuando como regulador de temperatura no inverno e no verão.
Prós: o tecido não estica, não é criadouro de saprófitas, não eletrifica, é durável, não estica nem encolhe. Quando esticadas, as fibras do material não quebram. O tecido repele a sujeira.
Imperfeições: requer cuidados cuidadosos (não pode ser branqueado, lavável com produtos especiais e somente à mão, a temperatura de lavagem não deve ultrapassar 30 graus). Não é recomendado esfregar ou torcer o material durante a lavagem. A passagem a ferro é feita apenas pelo avesso, o material não precisa ser borrifado com água, pois podem permanecer manchas de água.
Jacquard
O tecido é feito de fios de algodão e fibras de viscose, possivelmente feitos apenas de algodão. O material não tem fiapos e é criado por meio de uma tecelagem complexa. Um padrão com aparência de superfície em relevo, semelhante a uma tapeçaria, está gravado nele. Jacquard é agradável ao toque e possui textura macia.
Prós: resistência e densidade, boa remoção de umidade, termorregulação. Quando lavado, o jacquard seca rapidamente e não acumula eletricidade estática. É resistente à abrasão.
Menos: alto custo: se você lavar com frequência, o tecido fica coberto de bolinhas.
Jacquard de cetim
Um material no qual fios de algodão torcidos são misturados para refletir a luz. Combina suavidade e padrões de relevo. A superfície do jacquard acetinado na frente é lisa e com brilho pronunciado e no verso o tecido é áspero.Na fabricação, os fabricantes dão preferência às cores pastéis.
Prós: beleza do material; hipoalergênico; condições de temperatura confortáveis quando usadas no inverno; durabilidade e resistência; Não é preciso passar a ferro, quase não enruga após a lavagem;
Desvantagens: quanto mais sintéticos houver no tecido, pior será a qualidade do material; quente para dormir no verão; slips, principalmente se o dono do quarto preferir usar pijama ou camisola sedas.
Tipo de roupa de cama
Tecido natural com textura única. Se você tocar o material com as mãos, sentirá sua rigidez e pequenos nós no material. A roupa íntima confeccionada com ela tem efeito massageador e termorreguladora. Dormir sob esse tipo de roupa é fresco no verão e não frio no inverno. Além disso, o linho tem efeito bactericida. Mata fungos e elimina a inflamação. Ao absorver a umidade, o tecido não fica molhado, seca rapidamente e não acumula corrente estática. É durável, resistente à luz e não amarela.
Importante! Quanto mais lavagens um tecido de linho passa, mais macio ele fica.
Contras: enruga muito e é difícil de passar; A tela nem sempre agrada ao corpo.
Tipo de chita para roupa de cama
Tecido confeccionado com fio de algodão com tecelagem frequente. Se você comparar chita e chita, será um pouco mais difícil. É agradável dormir nessa roupa de cama. É altamente higiênico, enruga pouco, é leve e mantém o brilho das cores por muito tempo mesmo com lavagens frequentes. O linho feito com esse tecido será econômico.
Prós: praticamente não precisa ser passado a ferro, permanece brilhante por muito tempo, durável e ecologicamente correto.
Desvantagens: bastante rígido, devido à tecnologia de tecelagem.
Tipo de chita para roupa de cama
O tecido é leve, 100% algodão, podendo ser estampado ou tingido. A resistência do material é dada pela tecelagem do fio da trama e do fio da urdidura na proporção de 1 para 1. Possui superfície brilhante. Excelente não só para roupa de cama, mas também para roupa interior.
Prós: O tecido é natural e muito leve. Não requer engomar. É confortável dormir em qualquer época do ano e absorve bem a umidade.
Desvantagens: Devido à sua baixa densidade, falha rapidamente, enrola-se, deforma-se e encolhe após a lavagem.
Tipo de flanela para roupa de cama
O material é feito de fios de algodão, levemente escovados e bem tecidos. Às vezes, os fabricantes adicionam produtos sintéticos durante a produção, mas isso não afeta a qualidade do material. A pilha pode ficar em um ou ambos os lados do tecido. A densidade não é determinada pela frequência do fio, mas pelo peso.
Prós: não requer cuidados cuidadosos; fica mais macio a cada lavagem; agradável ao corpo; Aquece perfeitamente enquanto você dorme no inverno. O material é macio e tem um toque felpudo agradável.
Desvantagens: Demora muito para secar, enrola rápido e enruga muito.
Tipo de polialgodão para roupa de cama
Tecido à base de algodão e poliéster. Mas o material não é sintético, portanto o teor de poliéster não ultrapassa 35%. Quase não desbota, agradável ao toque, lava bem.
Prós: O material é forte e durável, macio, não suja facilmente e lava bem. O material dificilmente enruga e não encolhe após a lavagem. Você não precisa passar a ferro.
Desvantagens: Se houver pouco fio de algodão na roupa, o respeito ao meio ambiente do material diminui. O tecido fica eletrificado e requer tratamento antiestático. Não use alvejante com cloro. Quanto mais áspero o tecido, mais rápida é a formação do pili.
Tipo de popeline para roupa de cama
O material dessa roupa de cama é feito de fios de algodão, seda, viscose ou fibras. Sintéticos. O tecido é durável, mas agradável ao toque, graças à tecnologia de fabricação. Os fios nele são dispostos de forma que a parte externa seja mais macia e fina e a parte interna seja grossa e grossa. O brilho é semelhante ao cetim. Pode ser estampado, tingido, etc. Geralmente é 100% algodão. Quase não enruga, é leve e permite boa passagem do ar.
Prós: Possui alta resistência ao desgaste e maciez; tem um brilho lindo; não requer procedimentos de cuidados especiais. Não perde brilho por muito tempo, não deforma. Você não precisa passar a ferro.
Menos: Se houver fios de lã no tecido, ele encolhe ao ser lavado. Se for necessário fazer bainha no tecido fica difícil de processar.
Tipo de cambraia para roupa de cama
O material é à base de linho ou algodão, tem composição 100% natural e superfície lisa. É durável, absorve bem a umidade, é levemente transparente e muito leve. Este tecido é usado em roupas de cama luxuosas.
Prós: agradável ao toque, fino e leve. O tecido é altamente durável, hipoalergênico e mantém bem sua forma. Lava e passa bem.
Desvantagens: Requer cuidados especiais, a lavagem desse conjunto deve ser delicada.
Tipo de viscose para roupa de cama
Tecido artificial para roupa de cama, feito de fibra à base de celulose. Mas suas propriedades são semelhantes às dos tecidos naturais, tem brilho agradável, não perde o brilho por muito tempo e é agradável ao toque.
Prós: Material hipoalergênico, durável, bem absorvido, praticamente não desbota, não eletrifica. Pode ser dobrado em lindas dobras e drapeado. Não faz calor dormir embaixo dele no verão, nem faz frio no inverno.
Desvantagens: enruga muito, fica exposto à luz solar e pode encolher quando lavado.
Tipo de microfibra (microfibra) para roupa de cama
O material é feito inteiramente de poliéster, suas propriedades são semelhantes às do algodão. O material é durável e absorve perfeitamente a umidade. Os cientistas acreditam que tais materiais são o futuro da indústria têxtil.
Prós: O material é macio, agradável ao toque, quase não rola. É fácil de cuidar, o tecido não enruga e é fácil de lavar, é resistente à abrasão e não desbota. Não exposto à luz solar. Após a lavagem, seca rapidamente e não tem “medo” de traças, fungos e sujeira.
Desvantagens: Não lave ou seque em altas temperaturas. Apesar de o tecido absorver perfeitamente, retém gordura. Susceptível à acumulação de electricidade estática.
Tipo de bambu para roupa de cama
O material, à base de um fio feito de polpa de bambu, é ecologicamente correto e hipoalergênico. Parece caxemira ou seda. É mais macio que o algodão, tem superfície brilhante e efeito antibacteriano. Na maioria das vezes a cor do tecido é verde claro.
Artigo mais detalhado sobre roupa de cama de bambu.
Prós: material ecologicamente correto, agradável ao corpo, não irrita a pele e não causa alergias, destrói germes. Este tecido serve como termostato e absorve bem a umidade.
Desvantagens: Preço Alto.
Densidade do tecido para roupa de cama
Essa característica depende do método de tecelagem na fabricação do material, e o conteúdo digital reflete quantos fios contém em 1 cm 2. Quanto mais denso for o tecido, mais tempo durará. A densidade mais baixa é para um conjunto de cambraia; algodão e linho são considerados de densidade média. O conjunto de cetim possui o maior número de fios por 1 cm2.
Com base na densidade, os materiais são divididos nos seguintes grupos:
- Contagem baixa: 20 a 30 threads
- Contagem de fios abaixo da média: contagem de 35 a 40 fios
- Densidade média: trama de 50 a 65 fios
- Contagem de fios acima da média: contagem de 65 a 80 fios
- Alta densidade: a contagem de fios varia de 85 a 120
- Muito alto: fios por 1 cm2 de 130 a 280.
Solidez da cor
A estabilidade do pigmento depende do tipo de corante e do método de aplicação do fabricante. É difícil reconhecer a durabilidade da tinta usada a olho nu, mas não se desespere.
O pigmento para coloração é dividido em uma escala de 5 pontos, sendo o indicador ideal para fronhas, lençóis e capas de edredom: 4.
Importante! Verifique no rótulo a temperatura ideal de lavagem. Quanto maior a temperatura, mais estável é a coloração.
Esfregue bem o material do linho com a palma da mão, se a tinta for resistente não deve ficar nenhuma marca na mão.
Qualidade da costura
Na hora de escolher a roupa de cama, é preciso estar atento à qualidade da alfaiataria.
- A cor da linha deve corresponder à cor do conjunto
- A costura e o acabamento das bordas devem ser feitos com costura de linho
- Não deve haver distorções ou fios salientes
- Na costura são utilizados apenas pedaços inteiros de tecido, não devendo haver costuras extras.
Projeto
Cada um escolhe a roupa de cama ao seu gosto, mas há uma série de dicas que o ajudarão a fazer a sua escolha:
- O esquema de cores do conjunto deve combinar com o estilo do ambiente. Se não for possível escolher uma tonalidade para o interior, é melhor escolher cores claras e pastéis.
- Os românticos são aconselhados a optar por lingeries com estampas de flores, rendas, buquês e fotografias retrô.
- Para pessoas com vontade forte e tendência ao choque, recomendam-se soluções originais: estampas inusitadas, estilo oriental.
- Conjuntos com vegetação e natureza são perfeitos para uma pessoa equilibrada e calma.
- Para um empresário que passa o dia inteiro na agitação, são recomendados conjuntos simples.
- Se o quarto tiver cama de madeira natural, a beleza da madeira será enfatizada pelas cores azul e branco.
Embalagem e rótulo
Lembrar: Que um fabricante que se preze, que não economize na qualidade do produto e no seu transporte adequado, não economize em uma boa embalagem.
O rótulo contém o nome da empresa produtora do produto, dados de contato, endereço; composição do tecido e sua porcentagem, caso existam vários tipos de fios. Todos os tamanhos dos itens do conjunto e sua lista devem ser anotados, além de recomendações de lavagem e cuidados.
Fabricantes respeitáveis
Com base na classificação baseada nas avaliações dos clientes, incluirá as seguintes empresas:
- “Blakit” (Bielorrússia, Baranovichi). Preço acessível, boa qualidade, o linho não perde a aparência por muito tempo e não desbota. Estampas principais: geometria, abstração, tons ricos, designs neutros.
- "Monólito". Fabricante: Rússia. Produz conjuntos da classe econômica à elite, possui 31 filiais na Rússia e nos países da CEI. Características: brilho de tons, tecidos naturais, custo orçamentário, materiais densos com maior resistência ao desgaste, embalagens para presentes.
- "ArtBed". Fabricante: Rússia, Ivanovo. Características: muitas estampas, preço baixo, embalagens e alfaiataria de alta qualidade.
Cuidando da sua roupa, recomendações práticas
O conjunto adquirido é bem lavado.
Antes da lavagem, as peças são classificadas de acordo com a cor para evitar que caiam.
O modo de lavagem é selecionado dependendo do tecido com que o conjunto é feito
A roupa deve ser passada ainda ligeiramente úmida.
Conjuntos claros e escuros são passados pelo avesso.
Obrigado pelo artigo! Sou muito grato ao autor, agora tenho roupas de cama luxuosas
Adoro escolher roupas de cama novas e garantir que sejam lindas.