Por que as roupas secam no frio?

Se você andar pelas ruas sob forte geada, verá que as pessoas penduram suas roupas diretamente na rua para secar. E não importa se é um quintal de uma vila ou um quarteirão - as pessoas fazem isso em todos os lugares, transformando a roupa em um sólido bloco de gelo. Na verdade tal ação é bastante polêmica, gostaria de entender mais profundamente se isso faz sentido ou é apenas algum tipo de preconceito, signos e costumes humanos?

A roupa seca assim?

É importante entender que em temperaturas negativas as moléculas de água congelam e permanecem no tecido. Qualquer pessoa que conheça física dirá que a água ainda escapará para o meio ambiente. Sim, mas isso não vai ajudar em nada a roupa a secar, a pessoa não vai notar nenhuma diferença. Depois de levar o tecido para um local aquecido, ele começará a descongelar e liberar a água que está “preservada” em seu interior.

liofilização

Este método é adequado se estiver frio lá fora apenas pela manhã - então a dona de casa vai lavar a roupa, pendurá-la de manhã, tudo vai congelar e durante o dia vai descongelar e secar. Se a isso se somar a ação do sol, o resultado será da mais alta qualidade.

O que há de útil nisso

Os benefícios de tal ação são muito ambíguos. Mesmo depois de ler as informações na Internet, você pode se confundir com as opiniões de físicos experientes e donas de casa comuns que fazem isso há várias gerações e não reclamam. Porém, você também pode encontrar pensamentos muito interessantes que o fazem pensar sobre o verdadeiro significado de secar roupas dessa forma.

Por que as roupas secam no frio?

Por exemplo, algumas pessoas expressam a opinião de que os ácaros da cama, que vivem nas nossas camas e nos nossos lençóis, permanecem em pequenas quantidades mesmo após uma lavagem completa. São criaturas bastante tenazes que podem sobreviver à lavagem e até mesmo criar descendentes nas fibras do tecido. O antigo método de pendurar roupa no frio ajudará a combater isso. Sob exposição prolongada a temperaturas negativas, todos os organismos que estavam no tecido morrerão, conferindo ao linho uma frescura extraordinária. É necessário que a roupa fique úmida e pendurada por muito tempo do lado de fora - assim cada partícula do tecido ficará exposta à ação.

Como o tecido molhado se comporta no frio

Qualquer pessoa que esteja pelo menos um pouco familiarizada com o curso escolar de física entende que o tecido molhado congela em temperaturas abaixo de zero. Ou melhor, não o tecido em si, mas as moléculas de água que estão contidas nele. Isso torna os lençóis e as roupas muito duros, como pedra, porque a água se transformou em um estado sólido de agregação - gelo. Nesse estado, as roupas não são apenas difíceis de dobrar bem, mas também quase impossíveis de retirar da secadora. Por isso, muitas vezes as donas de casa lavam e penduram as coisas do lado de fora pela manhã, quando ainda está frio, para tirar tudo à tarde, quando está mais quente e o gelo já passou.

lavar roupa no frio

Se você tentar desdobrar uma peça retirada da secadora, poderá ouvir um som de trituração - é a quebra do gelo, que agora está localizado entre as fibras do tecido.Muitas pessoas têm medo de quebrar alguma coisa nesses momentos. Esse medo é bastante justificado, pois o aperto ao dobrar é muito forte e é necessário muito esforço para isso. Porém, é extremamente difícil quebrar o linho, para isso é preciso pendurar do lado de fora o pano mais úmido, de onde escorre literalmente água. Além disso, deve estar extremamente frio lá fora, como no inverno na Sibéria.

Se você atender a essas condições e tentar o máximo possível, provavelmente poderá dividir a coisa em várias partes, dividi-la. No mínimo, a roupa certamente deixará marcas: vários danos mecânicos, pequenas áreas rasgadas e, às vezes, buracos no tecido.

Vale a pena fazer isso e por quê?

Para muitas pessoas, pendurar roupa molhada no frio não é apenas um hábito, mas até uma tradição familiar - era o que faziam as avós e bisavós. Porém, não reclamaram desse método de secagem, as coisas não quebraram e não causa nenhum dano à saúde. Além disso, você dorme muito bem em lençóis bem congelados, limpos e secos - o frescor gelado é literalmente transferido para o tecido, proporcionando um sono agradável e confortável. O mesmo acontece com as roupas, usá-las fica mais agradável, surge uma sensação de pureza cristalina e frescor.

lavar roupa no frio

Há muita controvérsia sobre se vale a pena secar as coisas com esse método. Alguém pode falar sobre os perigos de tal procedimento, porém, isso não foi comprovado de forma alguma. Provavelmente há alguma verdade neste lado da barricada - você realmente precisa ter cuidado com lençóis delicados feitos de tecidos sensíveis, mas, por exemplo, um lençol grosso comum de algodão pode resistir facilmente ao congelamento. Sempre haverá fãs da secagem por gelo, e você pode entendê-los, porque depois de uma geada a roupa fica como nova, tendo passado por todos os níveis de limpeza.

Cada um decide por si como secar suas roupas e roupas. O mais importante é fazer o que quiser e sentir-se confortável, sem prestar atenção às opiniões das outras pessoas e às suas discussões.

Críticas e comentários
P Peter:

O autor não foi à escola?
ou na física um “dois” sólido?
Todos os líquidos, independentemente do seu estado de agregação, evaporam, apenas em taxas diferentes, e o gelo também evapora perfeitamente. Quanto mais forte a geada, mais rápido a neve e o gelo evaporam, para deleite dos limpadores: o principal é que a neve não caia o máximo possível!

Materiais

Cortinas

Pano