Onde começa o tricô? Do básico, ou seja, de um guardanapo. Um guardanapo tricotado à mão é uma oportunidade para decorar a sua casa ao seu gosto. Não há necessidade de olhar para o mercado de massa e comprar o mesmo tipo de produtos. Um gancho e linha vêm em nosso auxílio.
Regras gerais para guardanapos de crochê
Antes de dar asas à imaginação, vamos aprender o básico. Todos os diagramas são acompanhados por rabiscos, que à primeira vista lembram hieróglifos. Definitivamente não há necessidade de ter medo deles. Basta descobrir uma vez e então as coisas seguirão por conta própria.
Darei as designações mais comuns na forma de uma imagem. Uma simples folha de dicas já ajudou muito uma costureira novata.
Recomenda-se começar a fazer guardanapos de crochê com o básico e padrões simples em russo com descrições. Então a decoração torna-se gradualmente mais complexa. Toalhas de mesa relacionadas ao amor aparecem nas mesas. As camas são cobertas com cobertores incríveis. Mas hoje estamos falando de habilidades básicas para iniciantes.
É essa abordagem gradual que ajuda você a entender a técnica, aprender a ler diagramas e se acostumar com o gancho.Os primeiros passos da artesã começam com desenhos simples. Para facilitar o trabalho, você pode imprimir e marcar os passos com um lápis. Depois será a vez dos grandes guardanapos ovais, retangulares e extravagantes.
REFERÊNCIA. Para deixar o produto acabado ainda melhor, é aconselhável engomar. Receita para dureza média: 0,5 litros de água fria + 0,5 colher de chá de fécula de batata. Misture bem, aqueça, mexendo com uma colher, até ferver. Resfrie à temperatura corporal. Mergulhe o guardanapo na pasta por 10 minutos, torça e coloque sobre uma superfície horizontal até secar completamente.
Por onde começar a tricotar guardanapos
Hoje veremos diagramas simples com descrições e muito mais. Primeiro decidimos sobre os tópicos. Muitas costureiras preferem algodão mercerizado. O processamento especial faz com que o fio pareça seda. Torna-se forte e tem um brilho agradável.
Os clássicos a céu aberto são bem tricotados com um fio fino:
- "Floco de neve";
- "Rosa";
- "Áster";
- "Pelicano";
- o incrivelmente popular "Iris".
Opções mais grossas são ótimas para padrões volumosos:
- "Ana 16";
- "Lírio";
- "Lacy pekhorka."
“Iris” produz uma enorme variedade de todos os tons da paleta, e “Snowflake” vem apenas em branco. O mais fino ao toque é “Snowflake”, depois “Iris” e “Rose”. Se você tricotar o mesmo padrão, a diferença no diâmetro do produto acabado será perceptível. Este efeito está relacionado à espessura. Quanto mais grosso for o fio, maior será o guardanapo. O mais volumoso dos listados é “Rose”.
REFERÊNCIA. Os pegadores de panela são tricotados com lã e misturas de lã. Não é costume usá-los para fazer guardanapos.
A seleção de uma lançadeira é baseada na espessura dos fios e nas preferências pessoais. O número 2 é o mais usado.O resultado deve ser um produto moderadamente denso, sem postes e laços soltos e flácidos.
Para começar, pegue o número mais popular. Se tudo correr bem, a artesã estoca um conjunto de ganchos para uma seleção mais precisa.
Padrões simples de guardanapos para iniciantes
Então, temos tudo preparado. Agora resta decidir sobre o esquema. Denotamos rapport por *…*, como é habitual nas descrições. Para todos os guardanapos precisaremos de algodão mercerizado e de um gancho nº 2.
"Floco de neve"
Montamos 8 laços de ar (VP), fechamos o círculo com um laço de conexão (SP).
1ª carreira: 5 corr, *1 ponto alto duplo (pb), 2 corr*, pb no terceiro ponto (no modelo o ponto de ligação será sempre amarrado no terceiro ponto corrente, caso contrário as carreiras se desviarão).
2ª linha: a partir dela, cada vez fazemos primeiro levantamento de 3 VP, depois seguimos o padrão, mais 2 VP, * 3 VP, 3 SN em 1 SN da linha anterior (linha anterior) *, SP.
3º: 2 pb na coluna anterior. r., *4 VP, 5 CH (2 CH no extremo CH e 1 CH no meio)*, SP.
4º: 6 pb (2 pb em cada pb no pb externo da carreira da frente e 1 pb no meio), * 4 pc, 7 pb (trabalhamos como na terceira carreira - adicionando 1 pb em cada pb livre do meio) *, SP.
5º: 8 pb (igual à carreira 4), * 5 pc, 9 pb (igual à carreira 4) *, esp.
6º: 10 pb, *6 pc, 11 pb*, pb no terceiro pc e fazer outro pb.
7º: 8 CH (deixe uma coluna da linha anterior livre), * 8 VP, 9 CH * (deixe uma coluna livre em ambos os lados), como resultado deve-se formar um losango, SP no terceiro VP + 1 SP .
8º: 6 pb, *13 pc, 7 pb*, pb no terceiro pc + 1 pb.
9º: 4 pb, *6 pc, (1 pb, 6 pc, 1 pb) – no meio do arco, 6 pc, 5 pb*, sp no terceiro pc + 1 pb.
10º: 2 CH, *6 VP, no arco 6 CH, 6 VP, 3 CH*, SP no terceiro VP + 1 SP.
11º: 1 pb, [7 pc, em cada um dos quatro pb centrais anteriores. R. tricotamos - *2 pb cada com um vértice comum (A), conectando-os 3 pc* 4 vezes, 7 pc, 2 pb], sp no terceiro pc.
12º: não se esqueça da subida, faça 4 VP, picot, [3 VP, em arcos do VP antes. R. faça *2 pb com A, 2 corr, picot, 2 corr, 2 pb com A* 3 vezes, 3 corr, picot, 4 corr, 1 pb], sp no terceiro corr.
Na descrição das últimas linhas em [...] é feito um rapport grande, e em *...* - um pequeno localizado dentro dele.
ATENÇÃO! O picot tricota-se assim: 4 pc e 1 pb no 1.º pc. Esta é uma forma popular de decorar um arnês, por isso lembramos e usamos.
"Abacaxis"
O motivo é tão popular que precisa ser estudado imediatamente. É usado para criar bordados em vestidos, saias e blusas. É usado para fazer xales e cachecóis balão. O esquema é complicado apenas à primeira vista.
IMPORTANTE! Cada linha começa com três pontos de corrente e termina com um ponto de ligação.
Começamos com seis loops de ar conectados em um anel com um poste de conexão. Depois tricotamos três pontos corrente para levantar e 19 pontos altos duplos.
A base está pronta, vamos percorrer as linhas. Por conveniência, eles são numerados. É melhor tricotar os pontos em forma de arco no meio, não em laçada. Dessa forma, você não terá buracos extras.
Lombo de tricô
Outra bela técnica é o tricô de filé. É adequado para artesãs experientes e iniciantes. Acima de tudo, esses esquemas lembram um livro para colorir, onde você precisa colorir as células necessárias. O resultado é um produto perfurado que lembra rendas caras.
Vejamos o trabalho finalizado com os diagramas abaixo. Como você pode ver, você pode escolher as opções de formatos mais inusitadas!
O padrão oval é muito popular nesta técnica. Também é conveniente incorporar formas incomuns, por exemplo, corações.
Idéias interessantes para a costureira
Depois de estudar o básico, você pode assumir motivos mais complexos. As formas quadradas ficam muito bonitas.
Os motivos redondos e de fantasia são mais populares. Eles dão espaço para a imaginação. O próximo exemplo é bastante grande. Foram emitidas directrizes separadas para as fronteiras.
Um guardanapo grande demora um pouco mais. Se você quiser algo rápido, considere como os lindos porta-copos são feitos de crochê.
Em seguida, vêm opções interessantes com padrões simples em um tema fantasia e floral.
O exemplo a seguir usa o padrão Pineapple.
Este guardanapo tricota muito rapidamente. Se você não exagerar no engomar, obterá uma textura volumosa.
Existem também opções alongadas. Eles são frequentemente usados para decorar a borda.
Se você está cansado de opções de cor única, pode experimentar diferentes linhas. Aqui estão alguns exemplos para inspiração.
A todas as artesãs de casas de botão retas!