Um defeito foi encontrado no novo item. Como recuperar meu dinheiro?

Acho que isso já aconteceu com quase todo mundo que já comprou roupas ou sapatos em algum momento! Você está feliz na loja, mas chega em casa e de repente!.. O item que você comprou está com defeito. Infelizmente!.. A situação é muito desagradável e irritante. Sinto-me mal por mim mesmo e sinto pena do dinheiro! Mas algumas coisas ainda podem ser melhoradas.

Um defeito foi encontrado no novo item. Como recuperar meu dinheiro?

Importante! O item adquirido pode ser trocado ou devolvido à loja para posterior reembolso.

Existem disposições legais para isso e foi desenvolvido um procedimento de regresso. O comprador tem direito a isso e todos os vendedores sabem disso. Mas nós, compradores, não conhecemos todos os nossos direitos. Diremos como devolver suas roupas à loja e devolver seu dinheiro.

Como devolver roupas com defeito

Os produtos com defeito podem ser devolvidos à loja dentro do prazo de validade.

Importante! Produtos sem prazo de validade ou período de garantia podem ser devolvidos no prazo de dois anos a partir da data da compra.

Vale ressaltar que o período de garantia dos itens sazonais (jaquetas, chapéus, casacos de pele, alguns tipos de calçados) começa no início da temporada.

retornar

Requisitos que o comprador pode fazer

Tendo descoberto um defeito, o comprador tem todos os motivos para apresentar uma das exigências propostas.

  • Devolução da mercadoria e transferência de 100% do custo do produto.
  • Substituição do produto por outro similar, se disponível na área de vendas ou armazém.
  • Substituição por produto semelhante ou diferente do balcão (caso o custo dos produtos seja diferente é necessário recalcular).
  • Pagamento de despesas para eliminação de defeitos.
  • Eliminação independente de defeitos por parte do vendedor e devolução do item ao comprador.
  • Reduzindo o custo de produtos defeituosos.

Como enviar requisitos

Importante! Para fazer reivindicações legais, você precisa fazer uma reclamação por escrito, descrevendo em papel todas as deficiências do produto adquirido.

Você mesmo pode levar a reclamação à loja ou enviá-la por correio registrado com notificação. É obrigatório certificar sua cópia com o carimbo e assinatura de um funcionário da loja para certificar que a carta foi entregue.

A especialização é possível!

Às vezes a loja insiste em fazer um exame profissional. Durante esse processo, fica claro quem exatamente é o culpado pelos danos ao produto.

Referência! O exame é realizado em até 7 dias e, na realização de reexame, o prazo aumenta para 20 dias.

Se durante o exame for constatado que o comprador é o culpado pela mercadoria defeituosa, ele será obrigado a reembolsar os custos dos procedimentos periciais realizados.

requisitos

Prazos para cumprimento de requisitos

  • 7 dias estabelecido para o vendedor fornecer um novo produto sem defeitos. E também substituir o produto por um produto de qualidade semelhante, caso o comprador insista nessa substituição.
  • No prazo de 10 dias, o vendedor deve compensar as perdas sofridas em conexão com a eliminação do defeito.
  • O vendedor tem 45 dias para eliminar os defeitos caso o comprador tenha solicitado a exclusão do defeito e o fornecimento do produto reparado.

Nesse caso, o vendedor não aceitará a mercadoria?

O vendedor pode recusar a aceitação da mercadoria se provar que os defeitos surgiram após a compra. Nesse caso, a questão só pode ser resolvida na Justiça.

A recusa de aceitação da mercadoria também pode ser obtida se o item estiver visivelmente danificado e apresentar sinais de desgaste.

Se não há casamento, mas as roupas não servem

Muitas vezes surge uma situação em que, após estudo cuidadoso e experimentação, o comprador não gosta do estilo ou da cor do produto. Ou simplesmente não gostei da coisa. Muitas vezes o modelo não cabe no tamanho ou parece completamente diferente do que parecia no provador da loja. Isso se deve às condições criadas pelo vendedor para que as roupas fiquem vantajosas na loja. Neste caso, o produto também poderá ser devolvido à boutique.

devolução de roupas sem defeitos

Importante! Você pode devolver roupas ou sapatos que não apresentem defeitos no prazo de 14 dias a partir da data da compra.

O que eles não vão retirar

Existem várias categorias de mercadorias que estritamente não estão sujeitas a devolução ou troca por parte do vendedor. Essas categorias são regulamentadas pelo art. 25 Lei Federal “Sobre a Proteção dos Direitos do Consumidor”. Isso inclui o seguinte:

  • meias;
  • trajes de banho;
  • roupa de baixo.

Condições para aceitação de mercadorias

Caso o produto não seja classificado como não retornável, só será aceito se diversas condições forem atendidas.

condições de devolução

  • Roupas ou sapatos não devem apresentar sinais de desgaste.
  • Etiquetas e adesivos foram preservados (mesmo que tenham sido cortados do produto).
  • Guardei o recibo da compra.

Importante! É possível devolver a mercadoria sem apresentar recibo, mas neste caso terá que apresentar testemunha da compra.

  • A solicitação de devolução foi concluída de forma escrita, na forma de reivindicações.

O que incluir em uma reclamação

Na carta de reclamação, o comprador descreve motivos para devolução coisa inadequada. Para fazer isso, você precisa selecionar um item especial.

alegar

O comprador tem o direito de exigir a substituição do produto por outro de qualidade semelhante disponível no armazém ou loja. Você também pode solicitar um reembolso de 100%, que o vendedor deve devolver no prazo de três dias.

O vendedor é obrigado a aceitar a reclamação do comprador. Depois disso, ele tem três dias para considerar o pedido. Após este período, o vendedor deverá tomar uma decisão ou agendar exames complementares, sobre os quais deverá alertar o comprador.

As leis estão, na maioria dos casos, do lado dos compradores, a menos que haja fraude total. Tendo adquirido um produto de qualidade inadequada, você pode entrar em contato com a loja com segurança e exigir sua troca ou a devolução do dinheiro gasto na compra. A loja não tem o direito de recusar a apreciação de uma reclamação e devolver a mercadoria se houver motivos justificados.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano