Shopaholism - a praga do século 21?

Uma nova epidemia capturou milhões de pessoas. A felicidade passou a consistir em comprar outra coisa para encher um armário já cheio, ou até mais de um! O egoísmo e o comportamento do consumidor atingiram o seu auge. Quais são os sintomas da praga do século 21 e ela pode ser combatida?

Shopaholism - a praga do século 21?

Quais são as razões?

Os viciados em compras encontraram sinais comuns. Recomendo estudar cuidadosamente a lista compilada por um psicólogo.

  1. Falta de autoconfiança, busca constante por atenção à própria pessoa.
  2. Falta de comunicação com pessoas que pensam como você.
  3. O desejo de se destacar da multidão a todo custo.
  4. A sensação de solidão leva aos grandes centros comerciais, entorpecendo-se na multidão.
  5. A necessidade de emoções, novas impressões.

As grandes marcas visam esses pontos problemáticos e criam a ilusão de exclusividade. Consultores educados podem substituir a comunicação social comum. Suas técnicas funcionam especialmente bem com pessoas excessivamente inteligentes: parece estranho recusar uma pessoa que passou tanto tempo com você. Mas esse é o trabalho deles! Não se engane, os vendedores recebem bônus e prêmios por nossas compras; é de vital importância que eles entrem na carteira do comprador e retirem o valor máximo.

Shopaholism - a praga do século 21?

Agora, os psicólogos ensinam desde cedo a ser capaz de dizer “não” com firmeza. Esta é uma habilidade útil que permite evitar problemas com álcool, drogas, fumo e vendedores intrusivos.

Publicidade agressiva nos espera em cada esquinavocê: compre, compre, compre! Atua em diferentes canais de percepção, incentivando a compra de coisas desnecessárias. Truques astutos entorpecem as habilidades analíticas.

Pessoas com um caráter suave e sem uma visão crítica das coisas são mais propensas ao vício em compras. Em segundo lugar está uma infância disfuncional, os complexos infantis. Por exemplo, se uma criança cresceu em condições precárias, mais tarde ela compensará os doces e brinquedos perdidos. Existe também a situação inversa, quando uma criança mimada não consegue parar, continuando a rodear-se de uma montanha de coisas na idade adulta.

Como reconhecer o vício

Existem vários sinais de um viciado em compras, então sugiro que você faça um pequeno teste. Uma resposta “sim” ou “não” é suficiente, e então direi como decifrar os resultados.

Shopaholism - a praga do século 21?

  1. Você constantemente folheia revistas de moda e catálogos de diversas lojas.
  2. A ida à loja não vem acompanhada de objetivos claros.
  3. Existe um forte desejo de comprar um novo produto sem motivo.
  4. Você fala longamente sobre suas compras, saboreando os detalhes.
  5. Considere todos os produtos, mesmo aqueles que não são necessários.
  6. Sem visitar as lojas, você cai em estado de apatia.

Que respostas existem mais? Se prevalecerem as respostas “sim”, então você deve parar de correr pelas lojas e pensar nos motivos internos.

Você precisa entender o que exatamente o leva a fazer compras: falta de amor e atenção, solidão, depressão ou vazio na vida?

Consequências negativas

Shopaholism - a praga do século 21?

  1. Mesmo uma sala lotada não impede a necessidade de comprar.
  2. Esse vício é semelhante ao álcool ou ao fumo, que consome a maior parte do orçamento. Se contarmos os gastos com coisas desnecessárias, então o valor daria para uma viagem ao mar!
  3. Desperdiçar o orçamento familiar, mais cedo ou mais tarde, levará a conflitos.

Tipos brilhantes de viciados em compras

Shopaholism - a praga do século 21?

  1. Tipo espontâneo – muitas vezes compra coisas sem motivo, não pode passar indiferente por uma venda, mas tem certeza de que não sofre de vício em compras.
  2. Tipo consciente – comprará o necessário, mas em grandes quantidades. Por exemplo, vários cremes à venda. Ele acumula bônus constantemente e sempre compra com descontos.
  3. Um verdadeiro viciado em compras - Todo o dinheiro vai para comprar coisas.

Como lutar e existe cura?

Shopaholism - a praga do século 21?

Um verdadeiro psicólogo nunca recomendará fazer compras para aliviar o estresse! O estado de desejo obsessivo de compras requer correção. Primeiro, vamos começar com recomendações gerais:

  1. Mantenha um caderno ou arquivo separado com a contabilidade. Estabelecemos limites de gastos e registramos cuidadosamente as despesas.
  2. É mais difícil gastar dinheiro, pare de usar o cartão.
  3. Comece a ir à loja com uma lista, ela vai te disciplinar e evitar compras espontâneas.
  4. Coloque dinheiro em um cofrinho.

Promoções e descontos foram inventados para aumentar a conta, é preciso esquecê-los. Lembre-se de que um bom hábito leva 21 dias para ser formado. Então ficará mais fácil e começaremos a administrar nosso dinheiro com sabedoria, sem sucumbir ao encanto dos pregões.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano