Não faz muito tempo, surgiram no mercado cortinas incomuns feitas de material grosso. As cortinas foram chamadas de “blackout”, que traduzido do inglês significa “escurecimento”.
Graças às suas propriedades à prova de luz, o novo produto é capaz de proporcionar uma temperatura confortável no ambiente quando o calor externo é insuportável.
Apresentando cortinas blackout
As cortinas foram inventadas na Finlândia, onde ocorrem frequentemente noites brancas. Graças ao material que não transmite luz, o blackout acabou sendo uma verdadeira salvação. Com a ajuda deles, o quarto fica escuro como a noite em uma fração de segundo.
Características completas de uma cortina incomum
O blackout é feito de três camadas de material com fibras entrelaçadas de cetim, viscose, cetim ou outros fios sintéticos. O resultado é um tecido muito denso e durável.
A camada externa, que fica à frente dos raios solares, é feita de fio branco ou outro tom claro. A estrutura da camada intermediária determina as principais características de uma cortina grossa.
É feito de material durável impregnado com um líquido especial hidrorrepelente. Principalmente fios pretos são usados para fazer. A camada final tem função decorativa. Pode ser liso ou decorado com enfeites, desenhos e impressão de fotos.
Vantagens das cortinas blackout
Graças à tecnologia de produção única, as cortinas apresentam uma lista completa de vantagens. Os aspectos positivos se manifestam não só na funcionalidade, mas também na aparência.
O blackout tem as seguintes vantagens:
- retarda a penetração da luz solar em 90%;
- reduz o ruído e a transferência de calor da rua para o ambiente;
- derrete e não queima sob a influência de chamas abertas, sem liberar toxinas nocivas;
- possui alta resistência ao desgaste e resistência à sujeira;
- não perde sua aparência original com a luz solar ou após a lavagem;
- cobre facilmente e mantém sua forma;
- não enruga, por isso não precisa ser passado a ferro;
- tem uma aparência atraente e estética;
- não causa reações alérgicas.
Desvantagens das cortinas
Apesar da ampla lista de qualidades positivas, as cortinas blackout apresentam várias desvantagens. Não estão relacionados à qualidade do material ou à vida útil do produto. Aspectos negativos das cortinas refletivas:
- Preço. Tais modelos, fabricados de acordo com todas as normas, não têm custo barato.
- Capacidade reflexiva. Nem todas as cortinas deste tipo são capazes de refletir a luz. Antes de comprar, você deve levar a amostra ao sol ou a uma fonte de luz artificial e verificar se ela cumpre bem sua responsabilidade - não deixar passar os raios solares.
- Cor. Para conferir propriedades reflexivas ao tecido, sua estrutura contém principalmente fios de cores escuras.
Qual a diferença entre as cortinas blackout e as cortinas normais?
A principal característica que você precisa prestar atenção na hora de comprar é a capacidade de transmitir luz solar. As cortinas são necessárias para quem trabalha no segundo e terceiro turnos e dorme durante o dia. As cortinas também são colocadas no lado ensolarado de um apartamento ou casa quando o sol começa a aquecer o ambiente.
Tecnologia de produção
As tecnologias modernas permitem-nos produzir modelos bonitos e elegantes de forma rápida e eficiente. O preço e a densidade do produto futuro dependem do método de fabricação. Existem duas maneiras de fazer produtos blackout.
- Usando pulverização. Uma leve camada é aplicada ao tecido na parte externa. O tecido é processado por dentro, conferindo-lhe beleza estética e atratividade. O revestimento aplicado tem vida curta e pode rachar, arranhar ou rasgar. Se estiver danificada, a cortina deixa de bloquear a luz.
- Usando tecelagem e entrelaçamento de fibras. Para fazer o tecido são utilizados três fios e eles são entrelaçados de maneira especial. Para dar ao material capacidade reflexiva, fios pretos são usados para a camada interna.
Produtos duráveis e confiáveis são aqueles fabricados pelo segundo método. Devido à trama dos fios pretos, os produtos costumam vir em tons escuros.
Escolhendo cortinas blackout reais
É muito difícil confundir um produto que não transmite luz com outros tecidos para cortinas. As cortinas blackout possuem uma estrutura única que pode ser vista em corte transversal. É a borda recortada do material que revela sua estrutura - três camadas obtidas pelo entrelaçamento de fios. O tecido deve ser denso e macio ao toque.
Tipos de tecido blackout
Dependendo de suas preferências e finalidades pretendidas, existem muitas opções de cortinas refletivas. Eles têm diferentes coeficientes de absorção de luz.
Assim, ao colocar cortinas japonesas, dois materiais são pendurados nas janelas - densos e transparentes. Com a ajuda deles, o dono da sala consegue controlar a iluminação natural.
As cortinas blackout mais comuns são os modelos de rolo. São utilizados em estabelecimentos públicos de entretenimento, em escritórios, bem como em interiores residenciais de alta tecnologia. Se você não encontrou na loja um produto desse tipo que você gosta, você mesmo pode fazer cortinas refletivas. Para fazer isso, você precisa comprar dois tecidos: brilhante e resistente à luz, e costurá-los.
Referência! Para a fabricação, utilizam principalmente fios de poliéster e viscose. Os tecidos podem imitar tapeçaria, seda ou atlas.
Cuidando das cortinas blackout
Graças à sua estrutura única, os produtos são laváveis na máquina. Após a lavagem, a cortina não perderá suas propriedades. Não precisa ser passado a ferro. É melhor definir a lavagem automática para o modo manual e definir a temperatura para 40 graus. Spin - velocidade mais baixa (não mais que 400). O melhor é secar à sombra.
As cortinas não requerem lavagem sistemática. Os procedimentos hídricos serão suficientes para eles se forem realizados no máximo uma vez por ano.
Importante! Não é recomendado lavar cortinas blackout obtidas por pulverização. A camada protetora e decorativa é apagada e a cortina perde não só a aparência, mas também as características funcionais.
Conclusão
Tecidos com capacidades únicas e praticidade estão conquistando o mercado em ritmo alucinante, pois estão sendo utilizados em diversos estilos de decoração de vitrines.A utilização de novas fibras e ideias de design permitem criar modelos inusitados, fáceis de cuidar e ao mesmo tempo bonitos e esteticamente agradáveis.