Como colocar persianas romanas

As cortinas romanas são um dos tipos mais antigos de cortinas de janela que chegaram até nós da Roma Antiga. Estas cortinas são utilizadas em interiores de salas e quartos, cozinhas e quartos de crianças. Hoje são produzidos diferentes modelos de persianas romanas, cujos mecanismos de fixação podem diferir significativamente entre si.

Como colocar persianas romanas

Montagem em cornija

Como fixar persianas romanas em um varão de cortina

Um varão de cortina é um suporte de madeira, plástico ou metal projetado especificamente para fixar cortinas. Existem os seguintes tipos de suportes para persianas romanas:

  • cornija manual. É um mecanismo em que as cortinas são levantadas pelo movimento de cordas ou cordões especiais. A base do mecanismo é um tambor no qual a corda é enrolada;
  • mecânico. As cortinas são levantadas graças a um sistema de corrente-rotor;
  • eletrônico. Neste caso, o levantamento da cortina é controlado remotamente.

Normalmente, as hastes das cortinas são vendidas completas com cortinas. Independentemente do tipo de comando, a cornija é fixada à parede por meio de parafusos auto-roscantes.Se a cortina foi feita com as próprias mãos, ela é fixada em uma tira normal ou em uma cornija de cortinas velhas.

Antes de fixar a cornija na parede, são feitas marcações. Usando uma régua e giz, desenhe uma linha reta que deve correr paralela ao parapeito da janela. A seguir, são feitos furos na parede com uma broca. Os suportes são fixados com parafusos auto-roscantes. Quando o varão da cortina é instalado, as cortinas são fixadas nele com clipes, velcro ou outros tipos de fechos.

REFERÊNCIA: Os fabricantes de cortinas geralmente também produzem varões para cortinas, portanto você pode comprar o suporte separadamente das próprias cortinas.

Montagem em barra

As persianas romanas geralmente incluem uma faixa de fixação especial equipada com um sistema de elevação. As cortinas são fixadas na barra com fita adesiva. A barra em si pode ser colocada em uma parede ou moldura de janela usando parafusos auto-roscantes. Se as cortinas forem pequenas e feitas de materiais leves, os suportes podem ser fixados com velcro na moldura da janela. Cortinas pesadas requerem uma fixação mais durável, por isso a barra é fixada com parafusos auto-roscantes inseridos em orifícios pré-perfurados.

REFERÊNCIA: Para lavar o produto basta retirá-lo da barra. A fita adesiva de alta qualidade não deve ser danificada por água e pó.

fixação de persianas romanas na barra

Montagem grátis

Se não for possível instalar uma cornija ou prancha completa, você pode usar outros métodos:

  1. Pendure cortinas em presilhas ou ganchos.
  2. Use uma cornija caseira e prenda o tecido com um grampeador.
  3. Faça um “bolso” na cortina - faça uma bainha na borda superior para formar um furo para o suporte. Em seguida, insira o suporte na cortina e coloque-o na parede;
  4. Outra forma de pendurar cortinas é prendê-las em um trilho de cozinha. Para fazer isso, você precisa fazer laços no tecido.

Esteticamente, a fixação livre é inferior a outros tipos de fixação, mas esta opção é a mais comum na fixação de cortinas romanas caseiras ou personalizadas.

Como fixar persianas romanas em janelas de plástico?

Existem fixações tanto na própria abertura como fora dela. Você pode fixar cortinas diretamente nos caixilhos das janelas. O tamanho da cortina a instalar depende do tipo de colocação. Ambas as opções de fixação são igualmente fáceis de instalar e não devem interferir na abertura da janela, pelo que a escolha dos fixadores depende da decisão de design dos proprietários da divisão. Antes de comprar cortinas, você deve tirar todas as medidas com antecedência, caso contrário poderá errar nas dimensões do produto.

persianas romanas em janelas de plástico

Opções para fixação fora da abertura da janela

As cortinas fixadas fora da abertura da janela de acordo com as instruções do fabricante não devem interferir na abertura e no fechamento das janelas. Estruturas de montagem estão incluídas.

A largura das cortinas deve ser 12-15 cm maior que a largura da janela. Se as cortinas forem mais estreitas, podem introduzir uma sensação de pobreza e mesquinhez no interior da sala. Cortinas excessivamente largas também atrapalham a harmonia do interior, pois parecem volumosas e pretensiosas. Quando abaixada, a cortina não deve cobrir o peitoril da janela.

Como colocar persianas romanas fora da abertura

Opções para fixação dentro de uma abertura de janela

Para colocar cortinas dentro de uma abertura de janela, é necessário selecionar um modelo cujas dimensões sejam 4 cm menores que a largura da abertura.As âncoras devem ser instaladas de forma que não interfiram no movimento do caixilho da janela. Os suportes são fixados com parafusos auto-roscantes ou velcro. A cortina deve subir e descer facilmente, sem tocar na alça ou cair no parapeito da janela.

Características de fixação de persianas romanas em janelas de plástico

  1. 1.Se pretende fechar a janela não só com persianas romanas, mas também com cortinas compridas, deve colocar as cortinas dentro da abertura.
  2. 2. É melhor não cobrir os peitoris das janelas largas com cortinas. Se o peitoril da janela for estreito ou arranhado, é mais apropriado cobri-lo com cortinas compridas.
  3. 3. Cortinas fixadas no interior da abertura podem interferir na abertura das venezianas no modo ventilatório.
  4. 4. Cortinas longas parecerão estranhas se forem colocadas dentro da abertura, por isso ficam sempre fixadas fora dela.

Como fixar persianas romanas em plástico

Como são fixadas as cortinas romanas?

Embora existam muitas opções de montagem, o método mais confiável são os parafusos auto-roscantes. Este tipo de fixador é durável e tem uma longa vida útil. Parafusos auto-roscantes podem ser usados ​​para fixar cornijas, pranchas ou simplesmente suportes.

Se por algum motivo for impossível perfurar a parede, existem outras maneiras de proteger as cortinas. Varões de cortina e outros suportes podem ser instalados em fita adesiva ou fita adesiva, mas lembre-se de que esse projeto não é confiável. A própria cortina pode ser facilmente fixada ao suporte das cortinas anteriores usando um grampeador ou ganchos.

As persianas romanas são um elemento decorativo bonito e versátil que fica bem nos interiores de uma grande variedade de quartos. Qualquer proprietário pode instalar persianas romanas, pelo que não é necessário contactar um serviço de instalação, bastando seguir as instruções e adquirir previamente os materiais necessários.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano