Os têxteis nas janelas complementam o estilo do interior, enfatizam detalhes individuais (por exemplo, decoração, estofamento de móveis estofados) e podem se tornar um destaque brilhante no ambiente. Não é difícil escolher cortinas para janelas para que se encaixem harmoniosamente no quadro geral do espaço, basta conhecer as características do material, corte e estilo dos produtos em tecido. Além disso, ao escolher cortinas para janelas, você precisa confiar nas funções do ambiente em que elas serão colocadas.
Usando tecidos nas aberturas das janelas, você pode tornar o interior elegante, aconchegante e aconchegante. A maioria das pessoas tem um estereótipo desde a infância: é preciso pendurar tule translúcido e duas cortinas grossas nas janelas.
Por um lado, é prático e bonito, mas por outro lado, esta opção não é adequada para todos os ambientes. Muitas vezes, as cortinas tornam-se uma decoração para as janelas da sala, do quarto e do quarto das crianças.
Têxteis para janelas do hall (sala)
Na sala, por vezes chamada de “corredor” ou “hall”, a família passa momentos juntos e os convidados se reúnem. As cortinas nesta sala devem enfatizar o estilo e desempenhar funções práticas:
- difundir a cor do sol;
- esconda o que está acontecendo dentro da sala dos olhares indiscretos da rua;
- proteger do frio, vento e insetos (na ausência de redes mosquiteiras).
Além dos benefícios práticos, as cortinas da sala desempenham uma função decorativa e estética, valorizando os aspectos vantajosos do ambiente e escondendo deficiências. É melhor selecionar tecidos para janelas em apartamentos públicos de acordo com o estilo. Por exemplo, cortinas romanas, francesas ou austríacas são ideais para estilos clássico e antigo, bem como para estilos Império e Renascentista.
As cortinas romanas lembram persianas: tiras de tecido ficam simetricamente horizontais umas sobre as outras e ripas de madeira são colocadas entre elas para proporcionar rigidez e manter sua forma.
As cortinas francesas lembram uma cortina formal no palco de um teatro. Babados, babados, babados e várias camadas de tecido nas aberturas das janelas da sala podem se tornar o detalhe central do interior. As cortinas austríacas são uma versão abreviada das francesas. Eles se encaixarão harmoniosamente no interior de uma sala com tetos baixos e uma área lindamente decorada sob o parapeito da janela (novos radiadores de aquecimento, malha decorativa do radiador).
Para garantir que o tule ou as cortinas das janelas da sala não pressionem o psiquismo e acrescentem frescor ao ambiente, é melhor selecionar produtos com tecidos leves e arejados. (cetim, cetim, seda). Um pequeno corredor será decorado com cortinas de formato simples, sem lambrequins. Para elevar visualmente os tetos, use cornijas de prateleira.
Soluções de cortinas para quartos infantis
No quarto de uma criança, a funcionalidade das cortinas vem em primeiro lugar. Devem difundir a luz do dia, cobrir a janela à noite (para proteger do luar para que a criança não tenha medo) e não acumular poeira nas fibras.
Segundo psicólogos, cada detalhe do quarto de um bebê deve desenvolver sua imaginação, pensamento e criatividade. O tule é utilizado como opção têxtil para decoração de janelas de quartos infantis. Muitas vezes é decorado com um padrão: uma imagem de um desenho animado, uma paisagem natural e calma.
Na hora de escolher o tule, é preciso estar atento ao estilo de design do ambiente: se houver muitos detalhes claros no ambiente, a cortina deve suavizar esse brilho e ter uma cor monocromática pastel. Em quartos com decoração sóbria, paredes claras e mínimo de decoração, o tule pode diluir o “chato” do ambiente. As cores adequadas para esse tipo de viveiro são turquesa, framboesa, verde claro, vermelho e laranja.
Em que confiar ao escolher
Sair e comprar cortinas antes do início da reforma é estúpido, para dizer o mínimo. Em 99% dos casos, os têxteis para janelas são seleccionados após a remodelação e orientam-se não só pelo estilo de decoração da divisão, mas também pelas cores dominantes na divisão. Os designers competentes aconselham que antes de adquirir cortinas se familiarizem com os tipos, materiais e fechos utilizados.
Cortinas e estilo do quarto
Somente profissionais ou indivíduos muito pedantes podem analisar detalhadamente cada um dos estilos de interiores. As pessoas que se dedicam à reforma de casas não têm tempo para estudar o assunto a fundo, para que possam Siga o conselho de designers experientes:
- Em um interior estritamente clássico, as cortinas devem enfatizar a solenidade - as cortinas são feitas de cetim grosso, decoradas com tranças decorativas, bordados ou franjas. O tule é leve, mantém a forma e é decorado com bordados.
- Na leve Provença ou no estilo country rústico, os tecidos para janelas devem realçar a leveza. É melhor escolher produtos feitos de cetim e organza.
- Moderno, Art Déco ficará elegante se você usar tecidos bem drapeados - algodão, linho - para decorar as aberturas das janelas.
Outra boa dica de designer: brinque com o desenho. É quando uma estampa de tecido de cortina se repete no interior, mas em tamanho menor ou maior. Por exemplo, pequenos buquês de papoulas são pintados nas cortinas e um grande quadro com uma flor escarlate brilhante está pendurado na parede.
Gama de cores de acessórios de tecido para janelas
“Não há camaradas para o sabor da cor”, diz o provérbio popular. Mas os designers pensam diferente: apenas algumas cores conseguem harmonizar com um determinado ambiente. Você pode selecionar a tonalidade dos tecidos para janelas com base no tamanho do cômodo, no estilo e um pouco nos desejos do proprietário da casa.
Por exemplo, cortinas de coral translúcidas claras harmonizam-se perfeitamente com paredes verdes claras, mas o vermelho escuro só pode ser usado em combinação com as cores leitosa, rosa ou pêssego.
Para trazer à tona alguns itens decorativos (uma pintura, um painel feito à mão, um espelho antigo), as janelas são cobertas por cortinas azuis claras. Nesta opção de design, o tecido azul se funde em um tom com a cor do céu e se torna o fundo para objetos mais brilhantes.
Tecidos usados para costurar cortinas, texturas populares
Basicamente, os têxteis para janelas são divididos em dois tipos: cortinas e cortinas (tule). Os seguintes tecidos densos são utilizados para costurar cortinas: linho, algodão, poliéster e seda. Mais especificamente, os fabricantes usam tafetá, blackout, brocado e fukra para costurar cortinas. O tule é feito de seda, poliéster (organza, cetim) e algodão fino.Estes são tipos de tecidos populares: organza, crash (reaper), voile.
Forma e estilo dos produtos
Hoje, cinco estilos de tecidos para janelas são muito procurados. A primeira são as persianas romanas em forma de persianas de tecido, relevantes na cozinha, corredor ou casa de banho. A segunda opção de design têxtil são cortinas clássicas com duas cortinas de tecido grosso e tule. Os painéis japoneses estão no auge da moda na Europa; são painéis estreitos e retos, sem dobras ou acréscimos.
O estilo “café” é simples, conveniente e elegante. Os tecidos para janelas feitos desta forma são pendurados na cornija sem fechos. A última opção popular são as cortinas francesas e seu subtipo encurtado - as cortinas austríacas. Produtos desse tipo lembram um vestido da Idade Média - também tem muitas dobras, babados e decoração.
Opções de montagem para têxteis para janelas
Inicialmente, a cortina é colocada nos seguintes tipos de fechos:
- fita para cortina (trança);
- anéis em plástico ou metal;
- ilhós;
- laços, laços;
- cordão.
Em seguida, o tecido junto com os fechos é colocado na cornija. Hoje, encontram-se à venda os seguintes tipos de cornijas: parede arredondada, teto baguete, cordão e perfil. Você também pode usar hastes de cortina elevatórias e opções de “café” (o tecido fica pendurado na cornija).
Dicas para selecionar cortinas de forma independente para o seu interior
A primeira coisa a considerar ao escolher tecidos para janelas é o tamanho e o formato da abertura. A cor, o estilo e o tipo de tecido dependem desses parâmetros e do estilo do interior. Essas dicas vão te ajudar a escolher uma opção prática, estilosa e moderna:
- A cor dos tecidos utilizados para decorar as aberturas das janelas não deve corresponder à cor das paredes, teto ou piso.Uma decisão de design competente é a seguinte: as cortinas devem combinar com a cor do estofamento do móvel ou com detalhes luminosos do interior (flores decorativas, moldura de um quadro grande, uma cadeira rara).
- Quanto menor o ambiente, mais simples devem ser os tecidos das janelas.
- Na hora de escolher as cortinas, você deve confiar na localização do ambiente: se as janelas estão voltadas para leste ou sul, é necessário escolher um tecido denso e resistente ao desgaste para proteger o ambiente do excesso de luz.
Você também precisa fornecer uma porta de varanda. Se estiver disponível, você precisará selecionar opções de fixação confiáveis que não percam sua funcionalidade após a abertura e fechamento diário das cortinas. Na hora de escolher os têxteis para janelas, não se deve confiar nas tendências atuais, porque a moda é passageira, mas o estilo é para sempre.