As cortinas são parte integrante de qualquer ambiente. Eles carregam não apenas uma carga funcional, mas também podem decorar o seu interior. Além disso, as cortinas tornam o design do ambiente harmonioso, completo e original. As cortinas podem se tornar um destaque brilhante e um pano de fundo para outros itens de interior.
Ao mesmo tempo, a variedade de estilos e cores é incrível. E isso às vezes dificulta a escolha da opção mais adequada. Existem algumas dicas simples para ajudá-lo a escolher a opção perfeita.
O que procurar ao selecionar?
Mesmo na fase de escolha de um modelo adequado, muitos cometem muitos erros. Assim, o papel de parede selecionado pode combinar em cores com os demais itens do interior ou, ao contrário, destacar-se do esquema geral de cores. Isso priva a sala de harmonia e a torna desarticulada.
Para evitar cometer tais erros, pense nestas questões:
- Com qual elemento do interior as cortinas devem ser combinadas? Pode ser papel de parede, móveis, pisos.
- As cortinas devem combinar com a cor dos objetos da sala ou se tornarão um destaque de cor brilhante?
- As cortinas terão apenas uma finalidade funcional ou servirão como decoração de interiores?
Um pequeno conselho! Se cortinas forem selecionadas durante o processo de reforma, você poderá escolher qualquer item recomendado. Caso a reforma já tenha sido concluída, as cortinas devem combinar com os itens do interior: papel de parede, móveis, etc.
Estilo de cortina
Não existe uma maneira universal de escolher as cortinas certas. Qualquer designer de interiores lhe dirá isso.
Mas as cortinas têm características que o ajudarão a navegar numa vasta gama de têxteis e a fazer a escolha certa. Um deles é o estilo das cortinas. As cortinas são:
- Clássico. Esta opção é adequada para quartos decorados em estilo clássico. Essas cortinas são feitas de materiais densos. Como acessórios, você precisa escolher tiebacks com franjas. Freqüentemente, essas cortinas têm um lambrequim. Também é apropriado combinar tecidos de diversas cores.
- Romano. Este modelo é feito em forma de painéis verticais de tecido. Além disso, está equipado com um mecanismo de elevação especial.
- Francês. O produto é costurado com um material fino e transparente, que é franzido em dobras horizontais. Seu comprimento pode ser ajustado por meio de um mecanismo especial.
- Japonês. São folhas retangulares verticais com ponderação. Eles devem ser movidos ao longo dos trilhos, localizados na parte superior e inferior das cortinas.
- Austríaco. O modelo é semelhante em aparência ao modelo francês. A diferença é que as montagens são feitas apenas na parte inferior do produto.
Desenho
Papel de parede com vários padrões é frequentemente usado para decorar um ambiente.Neste caso, as cortinas devem estar em harmonia com elas, caso contrário haverá dissonância de design. Por exemplo, papel de parede com flores verdes e cortinas xadrez não combinam. Portanto, siga estas dicas:
- Cortinas claras com listras sutis combinam bem com papel de parede com monogramas.
- Se o interior for decorado em estilo loft ou étnico, escolha cortinas lisas ou com flores pequenas.
- Se o papel de parede tiver listras verticais, cortinas feitas na mesma cor servirão.
- O papel de parede com estampa floral fica incomum em combinação com cortinas de padrão fino.
- Se precisar deixar o teto visualmente mais alto, use cortinas com listras verticais. A mesma técnica funciona quando é necessário ampliar o espaço, apenas as listras devem ficar horizontais.
- Se o revestimento da parede tiver um grande padrão floral, usar as mesmas cortinas trará desarmonia. Portanto, escolha um par de cortinas em cores calmas.
- Cortinas pesadas com lambrequins combinam bem com papel de parede monocromático.
Apesar de o papel de parede dar o tom geral ao interior, são as cortinas que dão o toque final. Portanto, não tenha pressa na hora de escolher um modelo, pense em cada nuance do design do ambiente. Dessa forma, você pode evitar erros de design.
Como escolher a cor das cortinas para combinar com a tonalidade das paredes
A combinação certa de cores é a chave para um interior harmonioso. Portanto, é extremamente importante selecionar cortinas levando em consideração a cor das paredes.
- Papel de parede bege. As seguintes cores de cortina combinam bem com eles: verde, cáqui, tons de amarelo, cinza, tons de laranja.
- Paredes cinzentas. Recentemente, esta opção de decoração de ambientes tem se tornado cada vez mais popular.Mas o cinza é uma cor fria, então escolha cortinas em tons quentes: leitoso, chocolate, tons de rosa.
- Verde. A cor é popular porque cria um efeito relaxante no ambiente. Combina bem com: cortinas brancas, azuis, chocolate, vermelhas, pretas.
- Paredes brancas. Aqui é necessário considerar para qual ambiente as cortinas foram adquiridas. Assim, cortinas vermelhas ficarão bem na sala e amarelas na cozinha. Para o quarto e quarto das crianças você precisa escolher cores pastéis calmas.
Algumas dicas úteis
Se você não é designer profissional e não tem amigos nesta profissão, então para criar um espaço harmonioso siga algumas dicas:
- Tente não usar muitas cores. Somente um profissional pode fazer isso corretamente. Contente-se com três cores primárias.
- Cortinas brancas feitas de tecido leve e transparente são universais. Eles se encaixam em qualquer design de interiores.
- Se o ambiente estiver voltado para o sul, dê preferência aos tons frios: azul, lilás, tons de azul.
- Considere a funcionalidade da sala. Assim, cortinas pesadas com lambrequins enormes seriam inadequadas em um quarto infantil.
Agora você conhece as regras básicas para selecionar cortinas. Seguindo-os, você poderá criar um interior harmonioso e original que será muito apreciado por seus entes queridos.