A escolha certa das cortinas pode desempenhar um papel importante no design de qualquer ambiente. Escritórios e armários modernos são geralmente decorados com outros materiais nas janelas - persianas, persianas romanas, venezianas.
As cortinas tornaram-se um atributo puramente da janela residencial. Para escolher a cortina e o tule certos para a abertura de uma janela, você deve levar em consideração as características de design do ambiente, sua finalidade e o esquema geral de cores.
Cortinas no quarto
Existem uma série de regras, pelas quais será fácil fazer a escolha certa na hora de comprar cortinas para um quarto.
Sala de estar – uma sala onde os convidados são recebidos ou toda a família se reúne. O principal objetivo de fechar a abertura de uma janela é isolar o ambiente da penetração da luz solar e da visão dos transeuntes. Cortinas de escuridão média são adequadas para tais fins.
Quarto – o objetivo principal deste quarto é relaxar de um dia difícil e ter uma boa noite de sono. Para isso, é preferível usar cortinas impenetráveis em tons escuros. Para um leve escurecimento diurno, o tule claro é adequado.
A janela da cozinha serve como iluminação adicional durante o dia e como local de arrumação adicional no parapeito da janela. Cortinas na cozinha por conveniência, eles devem atingir apenas a parte inferior do parapeito da janela e juntar-se nas laterais. Os longos atrapalharão e os muito curtos não executarão as funções necessárias. Se a cozinha tiver uma área grande e o peitoril da janela não for destinado ao uso ativo, opções longas de cortinas até o chão também podem ser adequadas.
Esquema de cores e design
Normalmente a sala de estar é decorada com cores suaves de cama, mas também há opções com tons claros e cativantes. Em qualquer tipo de esquema de cores, nesta sala costuma-se usar tule claro como forma de cortinar a abertura durante o dia e cortinas pesadas para isolamento à tarde e à noite. O comprimento das cortinas pode ser até o chão ou ao longo do chão com uma margem adicional de até 30 cm.
Quarto – também utiliza 2 tipos de cortinas ao mesmo tempo. No quarto, é inviável utilizar a opção de cortinas “no chão”, pois acumulam grande quantidade de poeira e atrapalham a limpeza do chão. Em quartos pequenos não é recomendado o uso de cortinas com padrões grandes.
A cozinha também pode ter cortinas compridas que vão até o chão. É importante aqui não pesar a área com a janela, porque... isso reduzirá visualmente o espaço. É melhor escolher cores claras, se a área for grande pode-se destacar a janela com estampas brilhantes em tule claro ou cortina de luz. As opções modernas incluem uma grande variedade de persianas romanas, lambrequins elegantes, fixadas na parte superior e baixadas à noite.
Estilos de cortinas modernas
O clássico está sempre na moda e é considerado a opção de design mais tranquila. As cores mais populares das cortinas são o pastel e o escuro profundo. Verde escuro ou bordô são os mais populares.
Importante! As cortinas multicamadas parecem impressionantes, com uma transição do claro para o mais escuro.
As cortinas clássicas são adequadas para qualquer divisão da casa onde exista janela. A escolha por este estilo é muitas vezes feita pela elegância simples e neutralidade da imagem.
Country ou Provence - estilo rústico simples. Os materiais utilizados são tão leves e transparentes quanto possível. Linho, chita e cetim são adequados. Xadrez, babados, flores e bolinhas são apropriados aqui. Muitas vezes são usados elementos que criam um efeito artesanal - orlas, bordados, vieiras.
As cortinas francesas são cortinas simples e elegantes que se unem graças a linhas costuradas à mesma distância umas das outras. Anteriormente, esse estilo era usado em repartições governamentais, hotéis ou organizações públicas. Hoje em dia, as cortinas francesas podem ser encontradas cada vez com mais frequência em casas ou apartamentos particulares.
As cortinas austríacas são montadas da mesma forma que as francesas, apenas na parte inferior do produto. Adequado para estilos de interiores Art Déco, Biedermeier e Art Nouveau.
Como escolher o comprimento certo da cortina
Se as cortinas forem costuradas sob encomenda, não há necessidade de se preocupar com o formato correto, o principal é medir corretamente o comprimento e a largura. O comprimento é medido a partir da cornija com uma margem de cerca de 5 cm.
Atenção! Recomenda-se medir o comprimento em 3 ou 5 pontos de controle ao longo de toda a largura da janela, pois os níveis de género podem variar.
Se for escolhido o comprimento “no chão”, são adicionados 20–30 cm adicionais e outros 2 para a bainha. A largura da janela desempenha um papel importante nas cortinas da cozinha, que são fixadas diretamente na abertura. Para uma sala ou quarto, você também precisa medir a distância de parede a parede.
Para uma costura DIY bem-sucedida, você deve levar em consideração não apenas a largura e o comprimento da cortina pretendida, mas também as tolerâncias para dobras e bainhas.Também é necessário levar em consideração que após a lavagem o tecido “encolhe”, por isso é necessário lavar o material antes de cortar e costurar o produto. Elementos adicionais são anexados após a conclusão da costura.
Atenção! As cortinas devem ser lavadas e passadas pelo menos uma vez por mês. As cortinas absorvem uma grande quantidade de poeira.