Um componente importante na finalização do design de interiores são as cortinas, que proporcionam aconchego e conforto em todos os cômodos da casa. Com a ajuda deles, você pode criar iluminação natural em sua casa e, no escuro, fechar as janelas para evitar atenção desnecessária da rua. Você pode usar um método mais fácil para esses fins - pendure as persianas. Mas apenas uma decoração de janela de alta qualidade pode criar conforto em casa.
Nas lojas é muito difícil escolher um produto acabado que caiba perfeitamente no tamanho, por isso é necessário ajustá-lo ao comprimento desejado. Nessa situação, você pode recorrer aos serviços de um ateliê. Mas é melhor e mais barato fazer bainhas em casa, até porque não é tão difícil se seguir todas as recomendações.
Na prática, existem várias opções de bainha: universal - com máquina de costura, método manual e com fita adesiva. A última opção é a mais simples, principalmente para iniciantes no assunto.
Certas etapas precisam ser concluídas: dobre o tecido no comprimento desejado, passe o ferro ao longo da costura, coloque fita dupla-face na dobra da costura e segure o ferro sobre o tecido. As vantagens incluem facilidade e fluidez de execução, mas as desvantagens são que após várias lavagens as bordas começam a ficar grudadas. Isso pode ser corrigido - você precisa remover a camada antiga de fita adesiva e aplicar uma nova.
Importante! Se a fita for usada em tecidos pesados ou a bainha for larga, é melhor colá-la em duas fileiras.
Ao usar o método manual, usando uma costura oculta (quase invisível), são executadas as seguintes etapas. Pegue uma agulha e linha de cor próxima à tonalidade das cortinas e faça a bainha pelo avesso, pegando um fio do tecido sem furar. Esta opção exige bastante mão-de-obra.
Fazer bainhas em cortinas usando uma máquina de costura requer certas habilidades neste assunto. Você deve ter cuidado para garantir que o tecido não estique durante a operação. Para isso, primeiro costuramos e passamos o material manualmente e só depois costuramos na máquina.
No processamento das costuras é necessário levar em consideração a densidade do material: para tecidos finos é adequada bainha dupla, para tecidos mais grossos é melhor usar bainha única para que as costuras não pareçam muito volumosas.
Bainha de cortinas em casa
O processo de trabalhar cortinas em casa tem suas vantagens, pois é possível corrigir imprecisões nas medidas e fazer alterações a qualquer momento.
Preparação
Para que o resultado do trabalho realizado seja agradavelmente surpreendente, é necessário fazer alguns preparativos antes de iniciar a bainha.
Primeiro, lave os tecidos em água morna, torça-os levemente e pendure-os para secar.A seguir, passe a ferro as cortinas levemente úmidas e pendure-as um pouco no varão para que tomem as dimensões finais.
Importante! Esta preparação não é adequada para cortinas feitas dos seguintes materiais: veludo, veludo e pelúcia.
Medidas
Agora vamos para a próxima parte - medições. Medimos o comprimento necessário, adicionamos margens para bainha e traçamos uma linha reta ao longo de toda a borda.
Aparar
Corte cuidadosamente o excesso. O trabalho adicional continuará dependendo do tecido e da opção de costura escolhida.
Bainha inferior
Para que o fundo do produto acabado fique liso e bonito, é necessário realizar algumas ações. Usando um padrão de costura, passamos a bainha em todo o comprimento. Para fazer isso, aplicamos o padrão na borda, dobramos o tecido que sobrou para sobrar e passamos a ferro.
A seguir fazemos uma bainha dupla ou simples, que fixamos com alfinetes. Agora você pode fazer a bainha com a opção que for mais conveniente para você.
Como fazer a bainha das cortinas com fita adesiva
Quando a parte inferior estiver completamente pronta, você poderá começar a trabalhar na parte superior. Aqui a fita é útil - uma trança larga ou estreita que serve de moldura para cortinas.
Selecionando o tipo de fita e sua localização
Na loja você pode escolher uma fita dependendo das características que nos agradam:
- cor (branco e transparente);
- largura e número de linhas para fixação;
- no tipo de montagem para ajuste de dobras (coeficiente de 1,5 a 3; para tecidos densos, de 1,5 a 2, para criar volume em tecidos leves, de 2,2 a 3).
Delineando e anexando fita
Para fazer a bainha com fita de cortina, você deve seguir estes passos. Dobramos as bordas em cerca de 2 centímetros usando um padrão, passamos a ferro e costuramos uma fita no lado avesso.
Em seguida, costuramos uniformemente ao longo da borda superior e inferior da fita.Agora ajustamos as dobras com cordões, para isso é preciso puxá-los dos dois lados e amarrar os pares. As dobras são uniformes e a cortina ganha um aspecto acabado.
Como fazer bainha de organza para cortinas
Como cortar organza corretamente
Antes de iniciar o trabalho é preciso levar em consideração que a organza é um tecido muito frágil e delicado. Para cortar o excesso, pode-se usar uma tesoura ou uma faca aquecida em alta temperatura.
Processamento de borda
Para evitar desfiamento, as bordas cortadas devem ser processadas usando qualquer um dos métodos apresentados.
- processe cuidadosamente as bordas com queima (por exemplo, com um isqueiro);
- Use ponto overloque ou ziguezague.
Encadernador
Você pode usar um método simples - dobragem dupla. A parte inferior da organza é dobrada em 3-4 centímetros e costurada. A costura Moscou ficará mais invisível, o que evita que os fios se soltem da organza.
Como fazer a bainha das cortinas nas laterais
As laterais são bainhadas de forma semelhante à parte inferior, apenas a largura da costura é de um a dois centímetros. Não se esqueça de cuidar para que o material não se mova, caso contrário você ficará com uma costura torta.
Você pode decorar o produto nas laterais usando o método de orla em fita. Selecionamos o tamanho desejado da fita, dobramos ao meio e passamos a ferro a dobra. Prenda com alfinetes e costure na máquina de costura.
Importante! Alguns tecidos com bordas salientes não precisam de bainha nas costuras laterais.
Recomendações para fazer bainhas em cortinas com suas próprias mãos
Para garantir que o resultado final lhe agrade e o processo de trabalho não pareça trabalhoso, você deve seguir as seguintes recomendações:
- Para evitar deformações nas costuras, é preferível alinhavar com pontos longos, previamente ligados com alfinetes.
- As dobras ficarão uniformes se você colocar pesos na parte inferior da cortina para pesá-las.Eles podem ser costurados em bolsos especiais.
- Para aumentar visualmente o espaço da sala, o desenho das cortinas é feito de uma parede lateral à outra.
- Se a bainha for feita em uma máquina de costura, é melhor escolher um passo fino.