A palavra “cortina” veio do alemão para a língua russa em 1710. Mas a realidade que esta palavra descreve existia na Rússia ainda antes e era simplesmente chamada de cortina. E mesmo agora as palavras “cortina” ou “cortina” são ouvidas com mais frequência do que “cortina”. Porém, neste caso, o nome desempenha um papel insignificante, a nossa tarefa é pendurar cortinas, cortinas e assim decorar a janela. De acordo com o método de fixação, são divididos em dois tipos - teto e parede. Conseqüentemente, o processo de fixação também será diferente.
O que você precisa para prender as cortinas
Claro, você pode pregar a cortina na parede - fácil e barato. Mas abordaremos o assunto de um ponto de vista moderno e estético. Todos os tipos de cortinas são fixados com varões. Eles vêm em vários tipos:
- baguete;
- cordas;
- perfil;
- redondo;
- trilho
Cada um deles possui características próprias de instalação e aparência, que podem ser conferidas nas fotos. Depois de decidir a escolha da cornija de sua preferência, adquira as ferramentas necessárias:
- parafusos;
- furar;
- cavilhas;
- martelo;
- lápis;
- nível;
- roleta;
- escada ou cadeira.
Além disso, seja paciente e você poderá começar a trabalhar.
Como prender uma cortina na parede
A montagem na parede é um dos métodos de montagem mais comuns. Você pode pendurar hastes de cortina redondas, de trilho ou telescópicas na parede. Analisaremos o processo passo a passo usando o exemplo de um tipo redondo.
Importante! Antes de iniciar o processo, estude o plano de fiação elétrica para não danificá-lo acidentalmente.
Agora vamos ao que interessa.
- Leve todas as ferramentas e materiais necessários listados acima, bem como os componentes da cornija.
- Marque os pontos de fixação com um lápis (acima da abertura da janela). Isso deve ser feito usando um nível de edifício.
- Faça furos nos pontos marcados e insira buchas ou traças neles (dependendo do material da parede).
- Com uma furadeira, aparafuse os parafusos nas buchas, apertando o elemento de fixação do suporte.
- Aparafuse a base do suporte no elemento de fixação e monte-o completamente.
- Em seguida, prenda a haste da cortina e pendure os anéis com ganchos ou prendedores de cortina.
Depois de instalar a cornija, você pode pendurar a cortina passada na parede e admirar o trabalho realizado.
Como prender uma cortina de teto
Na maioria das vezes, baguetes ou cornijas de perfil são penduradas no teto. Com a ajuda deles, você poderá esconder o fecho da cortina, e ela cairá em ondas logo por baixo da bela cornija. Aliás, fixar uma cortina no teto é ainda mais fácil do que na parede.
Primeiro, vejamos o princípio geral de fixação e depois consideremos as nuances.
- Usando um nível, marque a linha de colocação da cornija no teto.
- Fixe-o no teto e marque com um lápis os locais para fazer os furos (os produtos já possuem furos, basta transferir a localização para o teto).
- Faça furos nos pontos marcados e coloque buchas neles.
- Coloque a cornija contra o teto e use um parafuso e uma furadeira para fixá-la no teto, aparafusando os fechos nas buchas.
Agora você pode pendurar a cortina com segurança.
Importante! Durante a fase final de fixação da cornija, peça a alguém para segurar sua borda livre.
Anexando em drywall
A fixação de cortinas em drywall ocorre da mesma maneira. A única e muito importante diferença é que em vez de buchas você precisa usar toupeiras - buchas especiais para drywall. Também vale a pena demorar um pouco mais nos parafusos: assim a estrutura ficará mais confiável se o parafuso atingir o tijolo através do drywall.
Certifique-se de levar em consideração que você está fixando a cortina no drywall - calcule seu peso junto com a cornija para dar a carga ideal.
Fixação para tetos falsos
Neste caso, existem várias maneiras de pendurar cortinas e ainda deixar os tetos falsos intactos.
Importante! Com tecto falso, só é possível fixar a cornija à parede.
Você pode pendurar uma haste de cortina redonda clássica na parede diretamente acima da janela. Mas se você realmente quiser imitar a aparência do teto, use suportes especiais em forma de L com um trilho ou uma haste de barbante. Eles são montados na parede muito perto do teto (resta uma distância de 5–7 mm). Isso dá a impressão de que as cortinas estão penduradas no teto. Neste caso, o método de fixação não difere do padrão.
Erros básicos
Antes de começar, considere as dicas a seguir para ajudá-lo a evitar erros comuns de instalação.
- Cálculos precisos. “Meça duas vezes, corte uma vez” - esta regra é apropriada neste caso. Antes de fazer furos para fixadores, verifique várias vezes as marcações com régua e nível.
- Calcule a distância correta da parede. Isso deve ser feito antes de comprar cortinas e cornijas. É necessário levar em consideração o quanto o peitoril da janela se projeta da parede e a profundidade das dobras das cortinas. Leve também em consideração o comprimento da cortina.
Seguindo todas as dicas e instruções descritas acima, você pode facilmente pendurar qualquer cortina e decorar a janela com ela.