Trança, ou fita de cortina, é uma tira de tecido com laços e cordões. Você mesmo pode costurá-lo no tecido da cortina; não precisa de nenhum conhecimento ou habilidade específica para isso. Você também não precisa fazer um padrão. Tudo que você precisa é de paciência, habilidades básicas para trabalhar com uma máquina de costura (basta aprender a fazer pontos retos regulares), ferramentas e materiais corretamente selecionados. Neste artigo contaremos a você todos os meandros desse processo.
Como costurar trança em tule
Lembre-se: você não pode costurar uma fita em um pedaço de tecido. Primeiro costuramos o tule (sozinhos ou no ateliê) e, quando tudo estiver pronto, decoramos com trança.
Todo o trabalho pode ser dividido em várias etapas:
- Selecionando trança e ferramentas.
- Preparamos o carro para o trabalho, costuramos a fita.
- Se necessário, passe a ferro, pendure o tule e aproveite o resultado.
Vejamos cada uma dessas etapas em detalhes.
Qual trança escolher
As fitas para cortinas vêm em larguras diferentes. A opção mais estreita tem 1,5 cm, a mais larga tem 10 cm.Para tecidos finos é melhor comprar tranças de até 6 cm de largura.Qualquer coisa maior só é adequada para cortinas pesadas.
Importante! Se você deseja criar padrões originais a partir de dobras, você precisa escolher uma trança larga.
O próximo critério é a transparência. A fita para cortina pode ser grossa, translúcida ou transparente. Quanto mais fino o tecido, mais transparente deve ser a fita. Caso contrário, será visível na parte frontal.
A localização dos cabos também varia. Na maioria das vezes eles são enfiados uniformemente, mas existem produtos com intrincados padrões de cordões, que são necessários para fazer dobras originais no tule (por exemplo, ondas).
Por fim, a fita pode ser colada ou costurada na cortina. Os produtos adesivos não são duráveis, são adequados para cortinas de luz. Eles são fixados com ferro quente.
A segunda opção - fita de costura - é mais confiável. Esta trança pode ser costurada em qualquer cortina.
Depois que a opção apropriada for selecionada, você precisará decidir quanta fita para cortina comprar. Aqui é simples: a trança é costurada em toda a largura do tule mais 10 cm na bainha (5 cm de cada borda). Isso significa que você precisa medir a largura do tule e adicionar 10 cm a esse número.
Mas e se o tule ainda não estiver pronto? A seguir focamos na largura da cornija e levamos em consideração o chamado coeficiente de montagem, ou seja, o número e o tamanho das dobras da tela. Na versão padrão (para dobras moderadas) escolha uma trança com coeficiente de 2, para métodos de drapeado mais complexos - 2,5. O coeficiente geralmente está indicado na embalagem.
Para saber quanta fita comprar, é preciso multiplicar a largura da cornija pelo coeficiente da cortina e adicionar 10 cm ao resultado.
Ferramentas e materiais
Além de tule e fita, você precisará de:
- máquina de costura;
- linhas e agulhas;
- agulha grande com olho largo;
- alfinetes;
- fios para alinhavar (embora nem todas as artesãs façam alinhavo).
Para costurar a fita com cuidado, você terá que colocá-la sobre uma superfície plana para que nada atrapalhe. É conveniente fazer isso no chão, após retirar objetos desnecessários.
Como costurar: instruções passo a passo
Se tudo estiver preparado, você pode começar a trabalhar. Primeiro, enfiamos a linha na máquina e fazemos um ponto de teste em um pedaço do mesmo material com que é costurado o tule. Verifique os pontos. Eles devem ter o mesmo comprimento e largura.
O processo de costurar trança em tule consiste em várias etapas:
- Puxe os cordões pelas bordas, passe-os pelo buraco de uma agulha grande e prenda-os desta forma na fita. Isso ajudará a evitar costurar acidentalmente os cadarços na fita.
- Se estiver costurando pela primeira vez, coloque o tule sobre uma superfície plana e prenda a trança nele. Assim a “frente de trabalho” ficará clara.
- Se a borda superior do tule não tiver bainha, dobre 1 cm e fixe a bainha com ferro. Se desejar, você pode fazer um orçamento.
- Recuamos 0,5 cm da borda superior e colocamos uma fita no tule. Certifique-se de que a trança fique plana, sem franzir, e que os cabos não estejam esticados.
- Agora você pode alinhavar ou prender a trança com alfinetes de segurança.
- Fazemos pontos à máquina. Deve haver tantos deles quantos cabos na fita.
- Cortamos as bordas da fita. Devem ser alguns centímetros mais curtos que o tule, primeiro fazemos uma bainha completa no tecido, depois um pequeno pedaço de fita e costuramos. Certifique-se de que os cordões não ficam presos na bainha, caso contrário terá que desfiar e costurar novamente. Só para evitar esse incômodo, prendemos os cordões na agulha.
Como pendurar tule corretamente
Talvez uma das atividades mais importantes e divertidas seja apertar o tecido da cortina na largura necessária. Tente fazer dobras uniformes.Para fazer isso, você pode colocar o tule no chão.
Conselho! Não corte as pontas dos cordões, é melhor dar um nó. Na hora de lavar as cortinas, basta desamarrá-las e afrouxar as dobras: isso facilita a passagem do tule lavado.
O tule é preso à cornija por meio de laços. Existem duas opções aqui. Se o desenho permitir, é melhor inserir primeiro os ganchos e depois pendurar o tecido da cortina no varão da cortina. Para que a tela fique bonita, a distância entre os ganchos não deve ultrapassar 5 a 6 cm.O toque final é colocar fechos nas duas bordas da cornija. Isso é necessário para que o tecido da cortina não “pule” dela.
A segunda opção é prender o tecido em ganchos diretamente na cornija. Isso é inconveniente, mas a essência do trabalho é absolutamente a mesma: levamos em consideração a distância e instalamos os fixadores.
Instrução em vídeo