Para escolher as novas cortinas certas, além do modelo, tipo e cor do tecido, é necessário determinar o tamanho do tecido desejado.
Se os cálculos forem feitos corretamente, as cortinas podem destacar todas as vantagens do ambiente, mas se forem cometidos erros, isso pode arruinar qualquer decisão estilística, mesmo a mais original.
Por isso, antes de comprar tecidos ou cortinas prontas, é preciso fazer todo o trabalho de medição.
Como calcular o comprimento das cortinas da cornija do teto
O local de fixação na cornija do teto é o ponto a partir do qual serão feitos os cálculos. A distância deste ponto até o ponto onde termina a cortina é medida. Pode haver várias opções de execução:
- para o peitoril da janela;
- abaixo do peitoril da janela;
- para o chão;
- rastejando pelo chão.
Se for utilizada a primeira opção, mede-se a distância da cornija do teto até um ponto 1 cm acima do peitoril da janela, o que permite que o produto se mova sem tocar.
A segunda opção, para completar a cortina, fica 10–15 cm abaixo do parapeito da janela.Se o comprimento do produto atingir o chão, sua borda deve subir 5–6 cm acima dele, para não se deteriorar ao se mover constantemente ao longo da cornija.
Por fim, para a opção de cortinas que rastejam pelo chão, o tamanho é medido do beiral ao chão e acrescenta-se mais 10–30 cm ao resultado.
Como calcular o comprimento da abertura de uma janela
Se as cortinas forem penduradas em um varão localizado logo acima da abertura da janela, todas as medidas tomadas devem levar em consideração o sistema de fixação - podem ser anéis com clipes, ilhós, cordões, presilhas, etc.
A altura do produto não deve ser calculada a partir da cornija, mas sim a partir do local de sua fixação. Portanto, o tamanho dos elementos de fixação não deve ser incluído no comprimento da própria lâmina. Exceto quando for usado cordão ou ilhó. Kuliska É um bolso costurado em tecido de cortina por onde passa uma cornija, geralmente tubular (no corte parece um círculo).
O comprimento é medido desde a cornija até o ponto desejado, conforme discutido acima. O resultado é somado à altura da circunferência da cornija e uma margem de alguns centímetros para costura do bolso.
Ilhós - elementos que reforçam as bordas dos furos da cortina por onde passa a cornija. Na hora de medir o comprimento do tecido, é preciso levar em consideração que o ilhó deve ficar a uma distância de 2 cm da borda do tecido e deve ser feita uma bainha no avesso (o comprimento da bainha é igual ao diâmetro do ilhó mais 4 cm).
Importante! Os tecidos artificiais hoje comuns permitem reduzir ao mínimo o encolhimento durante a lavagem. Se você usar tecido composto por 60% de fibras naturais, será feita uma reserva de 10% para seu encolhimento durante a lavagem.
O que é necessário para o cálculo
Você só precisa de folhas de papel, um lápis e uma fita métrica (se não tiver, pode usar uma fita métrica).
O cálculo do tamanho é feito em duas etapas: primeiro determina-se a altura da cortina e depois calcula-se a quantidade de tecido. O mesmo procedimento é repetido para calcular a largura.
Etapas de cálculo
Estágio 1: a altura da cortina é determinada. Tendo em conta a localização do fundo da cortina, o seu comprimento é determinado medindo a distância da cornija do tecto (com os seus elementos de fixação) ou da base dos elementos de fixação da cornija da parede a este fundo.
Etapa 2: a quantidade de tecido é calculada. O comprimento das bainhas na parte inferior e superior é adicionado à altura da cortina.
Por que você precisa fazer cálculos?
O comprimento deve corresponder ao tipo de ambiente em que serão pendurados. E a cozinha, a sala, o quarto e o quarto das crianças são completamente diferentes no seu design e funcionalidade.
E muito dependerá do cálculo correto: como atuará a fonte de luz natural, como serão ocultados possíveis defeitos nas encostas e no peitoril da janela, como o interior da sala será originalmente complementado, etc.
Dicas para cálculo e medição corretos
Dica nº 1. Se possível, é melhor fazer todas as medições com uma fita métrica, pois ela é mais comprida que uma fita métrica. Desta forma você pode ganhar exatamente.
Dica nº 2. Como todas as medidas estão vinculadas à cornija, ela deve ser pendurada com antecedência.
Dica nº 3. O tecido restante após o corte pode ser útil para criar presilhas e laços de cortina, bem como amarrações.
Dica nº 4. Se o piso for curvo, as medições de altura devem ser feitas em vários locais, por exemplo, nas bordas e no meio. Como resultado, pegue o valor médio.
Atenção! Há uma grande variedade de tecidos que apresentam um padrão repetido ao longo do comprimento. Para que o padrão continue como uma única tela quando as cortinas são movidas, é necessário um suprimento de material. Neste caso, mede-se a altura da peça com padrão repetitivo e o resultado obtido é somado como margem ao comprimento total do tecido adquirido.
O comprimento das cortinas é um parâmetro extremamente importante no desenho decorativo da abertura de uma janela. É claro que a questão da escolha de um produto pode causar confusão para alguns. Porém, conhecendo as regras simples dos trabalhos preparatórios de medição, você pode contar com segurança que as cortinas se tornarão uma das decorações e um símbolo de conforto em sua casa.