Como cortar tule reto

Cortando tule com tesouraOs entusiastas da costura muitas vezes têm que lidar com problemas relacionados à seleção e cálculo do material, elaboração de padrões e desenhos, bem como montagem e costura de fragmentos de produtos.

Cortar uniformemente a borda de um tecido é uma das tarefas mais difíceis, mesmo para costureiras experientes. Principalmente quando se trata de tecidos finos como organza, véu, seda, chiffon, etc.

Os tecidos finos devem ser cortados ao costurar cortinas, roupas de cama e peças decorativas. As bordas das cortinas são recortadas para alterar o interior ou para eliminar defeitos que surgiram ao longo do tempo durante o uso.

Em alguns casos, você mesmo terá que endireitar as bordas do material por negligência dos vendedores. Ao comprar tecido, certifique-se de que o vendedor meça cuidadosamente o comprimento da peça que você precisa, principalmente se o tecido for muito longo.

Qual a dificuldade em cortar o tule?

Cortando tule com uma facaO tule é um tecido muito delicado e frágil, por isso deve ser manuseado com extremo cuidado.Se usado incorretamente, defeitos aparecem rapidamente na forma de setas verticais ou horizontais, baforadas e buracos.

A dificuldade de cortar o tecido de tule é que ele desliza pela superfície. Se o pedaço de material for grande, é difícil dobrá-lo ao meio e unir as bordas simetricamente. Para isso, recomenda-se colocar o tule sobre uma superfície plana e dura. Tecido muito fino é pré-umedecido, passado a ferro e bainha ou preso ao papel. Este método elimina quase completamente o escorregamento durante o corte.

Atenção! Não tente cortar o tecido por peso. Este método nunca fornecerá bordas suaves.

Maneiras comuns de cortar tule reto:

Puxando o fio cruzado. Instruções

  1. Coloque o comprimento necessário no tecido e marque com giz ou lápis.
  2. Fazemos um corte preciso na borda do material.
  3. Da borda retiramos o fio que acompanha a trama.
  4. Usando uma tesoura ou faca de escritório, cortamos a tela ao longo do caminho formado.
  5. Obtemos um corte de tule perfeitamente uniforme.

Puxando a linha cruzadaEste método é considerado o mais confiável e simples. Se você usar uma faca para o trabalho, certifique-se de que ela esteja afiada, caso contrário você pode estragar o tecido. É necessário fazer medições em uma superfície plana, colocando e alisando cuidadosamente o material sobre ela. Uma mesa normal ou mesa de cabeceira é adequada para isso. Se o tamanho do tecido não couber totalmente na mesa, coloque-o no chão. Ao cortar, o material deve estar estacionário.

Atenção! Não esqueça de contar com a bainha para a fita da cortina e a costura da borda inferior.

Usando cortes de tecido. Instruções

  1. TuleNós dobramos dobre a tela, alinhe as bordas. Você pode ver imediatamente a inclinação ao longo da borda inferior.
  2. Cortamos o local onde as bordas divergem. A marca deve estar em ambos os lados do material.
  3. Dobre ao meio novamente, alise e alinhe cuidadosamente o tecido. Combinamos as bordas com a dobra, fazemos um corte no mesmo local onde já existem marcas nas bordas. Todos os três cortes devem ser simétricos.
  4. Desdobramos o tecido para trás, tomando cuidado para não deslocá-lo. Agora está novamente dobrado em duas camadas. Usando uma régua, conectamos as marcas nas bordas com a marca na dobra e traçamos uma linha com giz ou lápis.
  5. Corte cuidadosamente o material com uma tesoura, obtendo bordas retas.

Desta forma simples você pode cortar ambas as bordas da tela.

Se a cortina não tiver o comprimento certo para a sua janela, reserve o comprimento necessário na tela e desenhe uma linha sólida. Dobre o excesso ao longo da linha e alinhe as bordas dos dois lados. Se as bordas combinarem, você pode cortar o tule.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano