As cortinas são um destaque brilhante que enfatiza o estilo, conferem ao ambiente uma aparência acabada e o tornam aconchegante. Mas as decorações em tecido para aberturas de janelas são apenas parte da composição, o principal atributo que chama a atenção é a cornija. Os especialistas em reparos podem montar cortinas com cuidado e rapidez, mas os iniciantes também podem aprender como fazer isso.
Montando a cortina
Para que os tecidos das janelas “caiam” no lugar, é necessário montá-los corretamente. Para fazer isso, você precisa medir com precisão os valores corretos (comprimento da cornija, distância da parede), compre a cornija necessária, ferramentas e materiais relacionados e inicie sua instalação.
O que considerar ao coletar
Antes mesmo de comprar uma cornija, é preciso considerar os seguintes pontos:
- Superfície do teto – se for irregular, devem ser utilizados produtos de parede. A cortina do teto se ajusta perfeitamente ao teto, portanto, se não for ideal, serão visíveis lacunas na junção.
- Função têxtil – se os proprietários pretendem fechar apenas a abertura da janela, e não a parede inteira, então precisam comprar uma cornija 60 cm mais comprida que a janela.
- Densidade de tecido para cortinas – para tecidos finos, a distância da cortina à parede não importa, mas os têxteis grossos exigem o cumprimento deste parâmetro. Para dobras em jacquard, linho e moiré é necessário um espaço mínimo de 20 cm da parede.
Manter uma distância entre as cortinas e a parede evitará que os tecidos se encaixem perfeitamente no radiador de aquecimento, o que pode deformar as cortinas.
Montando a cortina do teto
Antes de iniciar a instalação, você precisa se munir das seguintes ferramentas: uma furadeira com broca de 4–5 mm, uma fita métrica, um nível de construção e um martelo perfurador. Para desenhos você também precisará de um lápis simples ou giz fino, e para fixar o produto - fixadores (buchas, parafusos).
Instruções
Primeiro você precisa medir as dimensões e, em seguida, usar uma broca para fazer furos na cornija - de maneira uniforme e simétrica. O primeiro é perfurado no centro, o restante - a uma distância de 40–45 cm na direção do centro. Se a cornija for composta por várias tiras (para cortinas e tule), elas são fixadas separadamente. A cortina é fixada ao piso de concreto da seguinte forma:
- O produto é aplicado no teto e os pontos de montagem são marcados a lápis.
- Furos de 4 a 5 cm de comprimento são feitos no concreto.
- Cavilhas são inseridas nas aberturas resultantes, a seguir o produto é aplicado e aparafusado com parafusos.
Para pisos de madeira, o esquema é simplificado - a cornija é imediatamente fixada com parafusos auto-roscantes. A etapa final do trabalho - após colocar os ganchos, é necessário fixar as pontas com tampões.
Importante! Ao fixar uma cortina a uma estrutura suspensa, o esquema de fixação depende da localização dos elementos de base embutidos.
O que prestar atenção
Para que a cortina se encaixe de maneira uniforme e organizada, é necessário levar em consideração as seguintes nuances:
- A distância do suporte à parede deve ser igual em ambos os lados.
- Quando o comprimento da cornija for superior a 2 metros, é necessário instalar um terceiro suporte para evitar deformações.
- Calcule antecipadamente o comprimento do produto, combine várias telas em uma (com ampla abertura de janela).
O cumprimento dessas regras ajudará a economizar tempo e evitar despesas financeiras adicionais.
Como montar uma cortina de parede
O procedimento de instalação inclui os seguintes pontos:
- Medir o comprimento - é melhor fazer isso desenhando uma linha horizontal usando um nível e giz.
- Fixe os pontos de montagem dos suportes à mesma distância à esquerda e à direita.
- Fixe os suportes com parafusos auto-roscantes e, em seguida, fixe a própria cornija.
Importante! Ao instalar cortinas de uma parede a outra (oposta), é necessário garantir que a estrutura não interfira na abertura da janela.
Instruções de montagem
Quando as paredes são revestidas com gesso cartonado, é melhor não fixar nelas estruturas maciças. Se não houver outra opção, você precisará usar os parafusos para madeira mais longos (140–150 mm) e tentar inseri-los no perfil de metal. Se isso não for possível, você precisará usar buchas - buchas de plástico comuns são adequadas para paredes feitas de gesso, madeira, concreto aerado e buchas de pinho para divisórias de tijolo.
Cortina com argolas
Os tecidos para janelas com ilhós (anéis) permitem criar dobras simétricas perfeitas no tecido. Para instalar cortinas em argolas, é necessário tirar medidas, fixar os suportes (para cortinas longas com mais de 2 m serão necessários 3 suportes) e colocá-los sobre eles. Em seguida, passe as cortinas e cubra as partes laterais do fecho com tampões decorativos.
O que prestar atenção
Se instalada corretamente, a cornija complementará o interior e desempenhará as suas funções práticas (segurar cortinas). Para evitar transtornos ao abrir e fechar janelas ou portas de varanda, é necessário fixar a cortina a pelo menos 5 cm da abertura da janela. Além disso, para que os anéis possam ser facilmente colocados na barra, os suportes devem ser fixados a 3 cm das extremidades.