Como costurar persianas romanas

Um dispositivo chamado cego romano ilustra o ditado sobre a simplicidade do gênio. Este prático dispositivo adapta-se perfeitamente a um interior moderno - o laconicismo da sua estética permite que a persiana romana se adapte a qualquer estilo.

INTERESSANTE! Desde os tempos da Roma Antiga, quando os designers antigos criaram um dispositivo conveniente, a aparência e o princípio do design permaneceram praticamente inalterados. Mais uma prova da conhecida praticidade dos antigos latinos!

Características das cortinas romanas

Características das cortinas romanas

Seu design em camadas permite decorar qualquer ambiente - desde um berçário até uma varanda. Fica ótimo na cozinha também!

Vantagens

A principal vantagem das cortinas é a possibilidade de ter livre acesso ao peitoril da janela e abrir a janela quando as cortinas estão fechadas. Nos verões quentes, isso ajudará a deixar o ambiente mais fresco: o acesso ao ar é garantido e os raios quentes não penetram.

O orçamento é outra vantagem óbvia: depois de gastar dinheiro em uma cornija mecânica especial, basta trocar a tira de tecido presa a ela.

CONSELHO! Um conjunto de cortinas para as estações permitirá criar uma atmosfera especial em diferentes estações - o outono das folhas douradas, a floração ou a vegetação primaveril podem ser reproduzidos diretamente na janela. E cortinas de “Ano Novo” especialmente costuradas à mão tornarão a casa festiva por várias semanas mágicas.

Características das cortinas romanas 1

Imperfeições

Dizem respeito apenas ao cuidado desses produtos: lavá-los não é difícil, mas o preparo para a lavagem trará alguns problemas: você terá que retirar de forma independente o peso e as tiras dos bolsos e depois colocá-los de volta no lugar.

Há também um problema que se tornou um efeito colateral do respeito ao meio ambiente: os tecidos naturais usados ​​para costurar persianas romanas tendem a encolher e você não pode mais cobrir uma janela com eles.

CONSELHO! Lavar com água o mais quente possível antes de cortar o tecido reduzirá a gravidade do problema. Então a futura cortina precisa ser bem passada. Posteriormente, será possível lavar de forma mais suave: o encolhimento principal ocorrerá na primeira lavagem.

persiana romana no quarto

Costuramos cortinas romanas

A simplicidade de adaptação de uma persiana romana permite que até uma costureira inexperiente a projete corretamente.

O que você vai precisar

Partiremos do tamanho clássico - 160 cm ao longo do produto e 60 cm de largura (tamanhos especiais de janela requerem ajuste dos parâmetros médios). Vamos preparar:

  • seu pedaço de tecido preferido (pré-encolhido!) medindo 165x65 cm, levando em consideração o processamento das bordas;
  • dois metros e meio de trança para acabamento ou fita;
  • Fita de velcro (velcro);
  • linhas e agulhas;
  • tesoura;
  • uma máquina de costura (se não tiver, não é difícil fazer manualmente);
  • um kit especial com cornija e pesos (vendido nas lojas ou encomendado online).

CONSELHO! Se você não tem dinheiro para um dispositivo especial e tem um mínimo de engenhosidade, pode construir uma cornija com ripas de madeira e argolas com sutiãs fora de uso - há muitas instruções na Internet sobre o tema “Seu próprio mestre. ”

Características dos materiais para cortinas romanas

Qual o melhor tecido para escolher?

Existem requisitos especiais para a escolha do material: deve ser resistente ao desbotamento. Os tecidos especiais para cortinas provaram ser os melhores nesse aspecto. O cetim se comporta bem como tecido para cortinas.

Não importa se o tecido desfia: as bordas ainda serão processadas. A densidade e a cor são uma questão de gosto e de conformidade com o design do ambiente a ser decorado.

Processo passo a passo

  1. Começamos a modelar o produto: para calcular sua largura, acrescente cinco centímetros a 60 cm (com base nas dimensões da cornija) (2,5 cm à esquerda e à direita). Também aumentamos o comprimento na mesma proporção: 3,5 cm na parte inferior, onde ficará o bolso para a parte de pesagem, o restante será dobrado na parte superior.
  2. Moldamos as bordas ao longo do comprimento: dobramos duas vezes (“costuramos” a tira nos 60 cm necessários) e costuramos.
  3. Agora dobramos o fundo, formando um bolso. Para controlar o comprimento, medimos o tecido - deve ter no mínimo 161 cm.
  4. Virando a borda superior para baixo, costure a fita adesiva.
  5. Do kit de cornija retiramos as tiras divisórias (4 unid.). Cortamos quatro pedaços de trança de 60 cm cada (tendo em conta a dobragem das secções, que cosemos imediatamente).
  6. Medimos cinco partes pares na cortina para dobras. Nos locais da “borda” cosemos a trança em duas linhas (do interior da cortina, tendo previamente traçado as linhas de alinhavo). Conseguimos bolsos onde as tiras são inseridas.
  7. Na parte inferior das cortinas medimos e marcamos à esquerda e à direita na fita e no bolso a 12 cm da borda. Costuramos aqui anéis para a dobra reguladora do cordão.
  8. Procuramos as peças guia do cordão na cornija, fixamos nos mesmos 12 cm das bordas esquerda e direita e fixamos com os parafusos incluídos no kit (com firmeza!).
  9. Coloque a cortina com o lado avesso para cima e prenda-a no varão.
  10. Depois de enfiar o cordão nos anéis, tricotamos um nó forte no último de baixo, perto do agente de ponderação.
  11. Colocamos a parte de peso no bolso e as tiras na trança costurada.
  12. Procuramos os fechos do kit e instalamos (deve ouvir um clique). Agora experimentamos toda a estrutura da janela, marcando os pontos de fixação com um marcador.
  13. Deixando de lado a cornija com a cortina, montamos os fechos. Agora você pode consertar a cornija em seu lugar permanente - pronto!

Características das cortinas romanas 6

Dicas úteis

Depois de instalada a cortina no seu devido lugar, experimente os seus níveis, bastando puxar ligeiramente o cordão na sua direcção - a luz da divisão será ajustada de acordo com o seu desejo.

Os bolsos podem ser costurados de um lado, embora as tiras “assentem” com bastante firmeza por dentro. É melhor deixar a segunda extremidade sem costura - para facilitar a remoção das tiras e pesar o material durante a manutenção.

A cortina parece muito lacônica? É bastante compatível com modelos de cortinas mais convencionais - cortinas ou tule. Sinta-se à vontade para usar elementos decorativos - cordões coloridos com brilho

borlas, fitas de cores contrastantes, debrum brilhante. O tecido de renda ajudará a combinar dois estilos - antigo e provençal, e uma estampa com arabescos e pepinos orientais dará ao quarto uma atmosfera de serralho.

CONSELHO! Não há necessidade de complementar uma cortina com uma cor viva ou um padrão cativante com excesso de enfeites - ficará pegajoso.

Um pouco de imaginação - e você é seu próprio designer! Não é um bom começo para dominar uma nova atividade?

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano