Existem muitas opções para fixar cortinas no varão. Uma delas é fixar as telas em anéis de metal ou plástico instalados no material. Não é difícil costurar essas cortinas sozinho, mesmo sem habilidades especiais de costura.
O que são ilhós
Os mestres envolvidos na costura estão familiarizados com o desenho do ilhó e sua finalidade. Esses acessórios são projetados para aumentar a resistência das bordas do produto. É usado para passar várias cordas, cabos, cordas e cornijas através dele.
A montagem original tem várias vantagens:
- versatilidade e compatibilidade com qualquer interior;
- facilidade de instalação independente da espessura do material;
- estética e aparência atraente;
- facilidade de movimentação da cortina ao longo da cornija;
- baixa intensidade de trabalho ao costurar;
- ondulação bonita e uniforme da tela;
- alta resistência ao desgaste.
Existem também aspectos negativos que podem ocorrer durante o funcionamento de cortinas com ilhós:
- os fixadores de metal corroem ou desgastam após várias lavagens;
- alto risco de danificar o tecido durante o corte;
- Você precisa reservar um tempo para costurar lindas cortinas sozinho.
Os ilhós são geralmente feitos de formato redondo de metal ou plástico. Muitas vezes são imitados para parecerem madeira, couro ou aço. As lojas de costura vendem ilhós em forma de triângulos, ovais, quadrados e outras formas decorativas.
Importante! Antes de comprar anéis, decida o tecido e a cornija. Durante o processo de compra, o fixador deve ser aplicado no tecido para garantir que ele realmente caiba e combine em cor e textura.
Como costurar cortinas com ilhós, instruções detalhadas para iniciantes
Qualquer dona de casa pode criar algo original que vai decorar o interior de um ambiente. Para isso, basta saber enfiar a linha na agulha e operar uma máquina de costura. Além disso, costurar cortinas com as próprias mãos economizará significativamente no orçamento familiar.
Preparação de tecido
Depois de adquirir o material e os acessórios, é necessário lavar e passar o pano. Após lavar e passar, adquirirá a forma final e não a alterará durante o corte.
Referência! Na hora de comprar deve-se levar em consideração a espessura da viga da cornija que vai segurar a cortina. A barra transversal fina pode entortar se a cortina for muito pesada.
Corte de tecido
Antes de começar a cortar tecido, é necessário verificar as dimensões e certificar-se de que possui todos os materiais e ferramentas para o trabalho.
Para trabalhar você precisará de:
- tesouras pequenas com pontas afiadas;
- agulha de alinhavo;
- régua ou fita métrica, giz ou sabonete;
- ferro;
- tecidos, linhas, ilhós e fita para ilhós;
- máquina de costura.
Atenção. Você pode pedir à loja que corte o tecido em dois pedaços com antecedência para que você não precise se preocupar com isso em casa e perder tempo com isso.
Cortar tecido envolve executar as seguintes etapas:
- processamento inferior. Todas as costuras: lateral, superior e inferior são dobradas com costura dupla. O fundo é dobrado 5 cm para o avesso, passado a ferro e dobrado novamente na mesma distância. A costura resultante deve ser fixada com alfinetes ou ponto de alinhavo;
- tratamento superior. Faça uma dobra de 2 cm na parte superior, passe a ferro e dobre mais 12 cm, depois é preciso medir a fita isolante. Deve ser 8 cm mais curto que o material (as costuras laterais são de 4 cm de cada lado). Em seguida, desdobre a costura resultante e coloque a fita dentro. A costura deve cobrir completamente a camada de forro e ter exatamente a mesma largura. Depois disso, a parte superior da cortina é bem passada para que a tira de reforço grude no tecido. O resultado obtido é fixado com alfinetes ou ponto de alinhavo;
- processando as laterais das cortinas. Nas laterais, o painel é dobrado 2 cm com costura dupla e alinhavado.
Importante! Para garantir que o tecido não se mova e as costuras fiquem lisas e bonitas, você deve alinhavar manualmente: com agulha e linha. Prender com alfinetes pode causar ferimentos ao operar a máquina de costura.
Costurando cortinas
Costurar cortinas envolve finalizar as costuras laterais, fazer furos e instalar argolas. Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar o funcionamento da máquina e a correta instalação da rosca no dispositivo.
- todas as costuras são costuradas quase ao longo da dobra interna (1 mm). A costura superior é feita por último.
- Os furos são preparados nas bordas da futura cortina. Recuando 3 cm do topo e 4 cm da lateral, será determinado o centro do ilhó.O fixador é colocado neste local e seu diâmetro interno é delineado.
- o círculo resultante é cortado com uma tesoura. O furo deve ser 2 mm mais largo que o círculo circulado.
- o ilhó consiste em duas partes. O elemento decorativo de fixação é colocado na parte frontal da tela. Do lado avesso, ele é preso pelo segundo elemento até ouvir um clique. Os restantes ilhós devem ficar a uma distância não superior a 20 cm entre si, sendo necessário marcar previamente os locais de instalação dos fechos e fixá-los ao tecido da mesma forma.
Importante! Se você não quiser fazer furos para as cortinas, as lojas vendem fitas prontas para cortinas com furos e ilhós inseridos.
Cálculo de tamanho
Um papel importante é desempenhado pela etapa inicial de medição da janela e cálculo do material consumido. Ao costurar cortinas, você precisa levar em consideração várias nuances:
- Antes de comprar tecido, é preciso saber a distância da cornija ao chão. Em seguida, adicione a este número 14 cm na parte superior e 10 cm na parte inferior para a bainha.
- a futura cortina deve ter o dobro da largura da abertura da janela. A largura das cortinas deve ser ajustada em 4 cm de cada lado.
- o número de ilhós deve ser par.
Depois de feitos todos os cálculos, você pode ir com segurança à loja de costura e comprar lá todos os consumíveis.
Dicas de costura
Gostaria de dar algumas recomendações para amadores e costureiras experientes:
- se você planeja pendurar duas cortinas na cornija, deve dar uma margem adicional de material para ajustar o padrão;
- quanto mais fino o material, menos dobras ele exige e, conseqüentemente, menor largura do material;
- antes de instalar o ilhó, você pode praticar em um pedaço de tecido e após um resultado bem-sucedido passar para o material principal;
- É melhor lavar as cortinas à mão.
A alfaiataria cuidadosa e de alta qualidade, bem como a lavagem e o uso cuidadosos preservarão a aparência original das cortinas.
Qual tecido é melhor para costurar cortinas?
Para cortinas com ilhós, qualquer material é adequado, independentemente da sua densidade. Os tecidos transparentes podem competir com seus concorrentes densos. Ao costurar peças de material fino, é importante colocar os anéis mais próximos da borda superior das cortinas.
Menos incômodo é proporcionado por materiais densos cujas bordas não desfiam. Isso tornará mais fácil para a costureira fazer furos e fixar os fechos. Esta cortina durará muitos anos.
Além disso, os designers sugerem adquirir tecidos com listras verticais. Este padrão vai enfatizar a presença de ondas, que são obtidas graças aos ilhós.
O material pode ser de qualquer cor e combinação. Não é proibido combinar vários tons. Por exemplo, parte superior laranja e parte inferior transparente da tela.
O conteúdo do artigo permitirá que qualquer dona de casa costure cortinas com ilhós, mesmo sem muita experiência em costura. Graças à seleção de tecidos e acessórios vendidos nas lojas de costura, você poderá criar cortinas exclusivas que só estarão em sua casa.