As janelas são a primeira coisa que nossos olhos focam quando entramos em uma sala. E se as aberturas das janelas forem decoradas com cortinas amareladas ou cinzentas com o tempo e com a lavagem inadequada, as impressões do proprietário do apartamento não são das melhores. Como lavar bem o tule e as cortinas para devolver a brancura original?
O que faz com que o tule fique amarelo?
Entre todos os produtos têxteis, são as cortinas e cortinas que estão sujeitas à contaminação máxima. Afinal, não é apenas a poeira da sala que cai sobre eles.
Através de janelas abertas e aberturas de ventilação, os compósitos mecânicos e químicos contidos no ar da rua entram no apartamento. As cortinas funcionam como uma espécie de filtro, retendo as menores partículas de sujeira, gases de escapamento, fuligem e poluição atmosférica, invisíveis ao olho humano.
Não devemos esquecer que os raios solares também desempenham um papel importante. A radiação ultravioleta prejudicial ao longo do tempo destrói a integridade do tecido têxtil, reduz o brilho da cor (o tecido desbota) e leva ao amarelecimento das cortinas brancas. É isso que explica o intenso amarelecimento do tule nas janelas do lado sul.
É bom que as aberturas das janelas do apartamento tenham vista para um jardim ou parque, então lavar as cortinas 3-4 vezes por ano é suficiente. Mas se as janelas estiverem voltadas para uma rodovia movimentada, o número de lavagens deverá ser duplicado. Mas lavagens muito frequentes levam à destruição das fibras do tecido, ao aparecimento de bolinhas e vincos. Como prevenir consequências indesejadas?
Lavamos cortinas na máquina
É claro que recentemente não se falava em lavar cortinas em máquinas. O movimento muito intenso e caótico da água em máquinas de lavar do tipo ativador é inaceitável para viscose delicada, sintéticos, organza e musselina (cortinas de fios). As máquinas modernas estão equipadas com as seguintes funções:
- lavagem delicada;
- lavar as mãos;
- cortinas
- seda;
- sintéticos.
Esses modos são ideais para tule e cortinas. Ao escolher qualquer uma dessas opções, você não precisa se preocupar com a integridade do tecido da cortina.
Temperatura
Atenção especial deve ser dada às condições de temperatura. Se as cortinas forem fabricadas em uma grande empresa, provavelmente possuem uma etiqueta com símbolos especiais relativos ao funcionamento deste produto. Normalmente, o fabricante fornece informações sobre:
- lavando;
- rodar;
- limpeza à seco;
- secagem
Tudo que você precisa fazer é seguir as recomendações.
Porém, muitas vezes lambrequins e cortinas são costurados sob encomenda em ateliê e, claro, não há dicas especiais para eles. Neste caso, você deve usar uma regra simples.
- organza – 30 °C;
- véu – 30 °C;
- náilon – de 40 a 60 °C;
- musselina – 30 °C;
- poliéster – de 40 a 60 °C.
Você só precisa saber de que tipo de tecido é feito o tule.
Escolhendo um pó
Hoje, a gama de detergentes e produtos de limpeza é incrível. Nas prateleiras das lojas você encontra:
- pó para tule e cortinas;
- shampoo ou gel para um regime delicado;
- pó suave para roupas de bebê;
- pó para tecidos sintéticos.
Qualquer um dos produtos listados é perfeito para cortinas.
Instruções passo a passo para lavar
- Dê uma boa sacudida na cortina para remover a poeira acumulada.
- Dobre a tela com cuidado e coloque-a em uma bolsa especial. Se você amassar aleatoriamente as cortinas e colocá-las na máquina, há uma grande probabilidade de que se formem vincos e dobras, o que será muito difícil de eliminar, mesmo com um ferro.
- Despeje pó para cortina, gel ou shampoo no compartimento. O princípio “Você não pode estragar o mingau com óleo” não funciona aqui; adicione exatamente a quantidade exigida pelas instruções. Caso contrário, você testemunhará uma espuma encantadora. A espuma sairá de todas as rachaduras e buracos, até mesmo do compartimento de carregamento de pólvora.
- Selecione um modo e ative-o. Tenha muito cuidado ao usar a função de rotação. A melhor opção é “sem rotação”. Caso esta opção não seja fornecida, dê preferência ao número mínimo de revoluções.
Atenção! Muitas máquinas automáticas estão equipadas com uma função de pré-imersão. Neste caso, o tambor é enchido com água morna e gira uma vez a cada 5 minutos. Ideal para itens muito sujos.
- Retire a cortina da máquina e pendure-a com cuidado para drenar o excesso de líquido.
Normalmente, as cortinas não precisam ser passadas, mas se houver vincos durante o processo, você não poderá ficar sem um ferro.A vaporização vertical é o que você precisa, mas você também pode passar a ferro regularmente em uma superfície horizontal, ajustando-a para a temperatura mínima.
Lavamos tule à mão
Devido a certas circunstâncias, às vezes é necessário voltar a lavar as mãos. Como lavar cortinas à mão?
Neste caso, aplicam-se os mesmos princípios da lavagem na máquina. Certifique-se de respeitar as temperaturas recomendadas para não danificar o tecido.
Não negligencie a imersão. Claro que isso levará mais tempo, mas o resultado vale a pena. Em poucas horas em água morna, as partículas de sujeira se dissolverão e se separarão das fibras do tecido. Lembre-se de dobrar cuidadosamente o tule várias vezes antes de mergulhá-lo na solução com sabão para evitar rugas desnecessárias.
Após a imersão, enxágue a peça várias vezes em água limpa e depois prossiga para a lavagem principal. Todos os movimentos devem ser tão precisos e suaves quanto possível, não amasse, esfregue ou aperte as cortinas com muita intensidade.
Enxágue bem as cortinas e pendure para secar.
Se necessário, passe a ferro e pendure em local permanente.
Amamar ou não engomar, eis a questão?
É claro que agora poucas pessoas engomam roupas de cama e cortinas. Gradualmente, esta operação cai no esquecimento, mas em vão.
A camada de engomado protege o produto de contaminações intensas, evitando que partículas de poeira, fuligem e gordura sejam absorvidas pelas fibras do tecido. Além disso, as cortinas engomadas mantêm a sua forma e dobram muito melhor.
Um produto especial pode ser encontrado à venda. Ou você pode usar o método antigo e comprovado e prepará-lo em casa.O resultado não será pior e a economia para sua carteira será perceptível.
Importante! Para itens brancos, use apenas amido de milho; o amido de batata pode fazer com que os itens brancos fiquem amarelos rapidamente.
Método de cozimento:
- Diluir 5 colheres de chá. amido em 200 ml de água fria.
- Ferva 800 g de água e despeje a solução preparada em um jato fino.
- Ferva por 30 segundos.
- Se aparecerem grumos, passe por uma peneira.
- Misture a solução com 4 litros de água morna e abaixe as cortinas por alguns minutos.
- Sem torcer, retire as cortinas e pendure-as para secar.
Azul na luta contra o amarelecimento
Qualquer pessoa familiarizada com os fundamentos do colorismo sabe muito bem que na roda de cores os tons amarelos são quase opostos aos azuis. Isso significa que as cortinas amareladas podem ser revividas se você as tornar levemente azuis.
Para fazer isso, prepare uma solução aquosa levemente azulada. Certifique-se de que não haja cristais azuis não dissolvidos, pois eles podem deixar manchas inestéticas no tecido branco.
Mergulhe as cortinas lavadas em água azul por alguns minutos e depois pendure-as para secar.
O permanganato de potássio comum possui propriedades semelhantes, mas lembre-se que sua solução deve ser levemente concentrada, sem impurezas de cristais não dissolvidos.
Siga estas recomendações e suas cortinas e cortinas servirão fielmente por muitos mais anos.