Sem dúvida, cortinas e cortinas não são apenas “criadores de aconchego”, mas também uma barreira natural contra o gás e a poeira das ruas. E talvez não vejamos sujeira e poeira óbvias neles, mas não podemos ter certeza absoluta de sua limpeza. Quaisquer cortinas exigirão limpeza ou lavagem ao longo do tempo. Por isso, seguem algumas dicas para cuidar das suas “belezas”.
Lavando persianas romanas
Por se tratar, na verdade, apenas de um pedaço de tecido, não é exigente no seu cuidado. Dependendo do material, você pode lavá-lo à máquina ou à mão.
Preste muita atenção na composição do tecido. Por exemplo, se for linho, o ciclo de lavagem deve ser longo, pois absorve facilmente todos os odores. Não se pode secar, porque assim será impossível alisar todas as “rugas” com o ferro.
Se o procedimento for feito à máquina, deve-se primeiro retirar os insertos rígidos ou lavar a cortina em uma bolsa especial. Se o tecido das cortinas romanas estiver especialmente impregnado, provavelmente só poderão ser lavados com detergentes especiais ou levados para lavagem a seco.
ATENÇÃO! Uma cortina comprada deve ter instruções de cuidados, leia-as com atenção e não ignore os conselhos.
Lavagem de persianas
Este tipo de cortina é considerada a mais prática. Seus cuidados são mínimos. Pode ser suficiente remover a poeira aspirando ou limpando com um pano seco. Mas mesmo essas cortinas acabarão por exigir lavagem. E na verdade não é tão difícil quanto pode parecer. São fáceis de remover: as travas são removidas e os painéis são separados da fixação.
IMPORTANTE! Sem máquina de lavar! Caso contrário, você terá uma viagem garantida para comprar cortinas novas.
Desenrole com cuidado as cortinas de enrolar do banheiro, molhe-as e aplique um detergente neutro. Em seguida, enxágue bem o tecido com bastante água. Não deve sobrar nenhum detergente. Seque apenas na horizontal, sem dobras; não é recomendado passar a ferro.
ATENÇÃO! Sem agentes branqueadores! Lave o pano em movimentos circulares, não esfregue em hipótese alguma!
NOTA PARA A DONA DE CASA: enrole as cortinas para a posição superior se houver cozimento ativo na cozinha com respingos e gordura.
Lavando cortinas de organza
Organza é um tecido transparente à base de seda, viscose ou poliéster. Muitas vezes lindos bordados são feitos na tela, um desenho é aplicado por impressão ou água-forte. Também pode haver franjas, miçangas, etc. Portanto, é melhor evitar lavar na máquina imediatamente. Porém, se você está confiante em sua cortina ou se o fabricante permite uma lavagem delicada, vá em frente.
A regra de ouro para organza: mergulhe repetidamente em um produto macio. Você não pode deixar de molho por muito tempo e apenas uma vez! Encharcado, escorrido a água, embebido novamente em outra água e assim por diante até a água ficar límpida.
IMPORTANTE! Organza é um material delicado, não deve ser torcido ou torcido!
Você pode apertar um pouco, mas é melhor deixar a água escorrer sozinha. Depois, ainda molhada, a tela é pendurada no lugar, e todas as dobras se alisam sozinhas, não havendo necessidade de passar a ferro, e pequenas imperfeições podem ser removidas com peso com vapor.
REFERÊNCIA. Ao lavar na máquina, siga as mesmas recomendações, apenas coloque primeiro o tecido em uma fronha, e a temperatura de lavagem não deve ultrapassar 40 graus.
Lavando cortinas com ilhós
Lavar à mão ou à máquina - eis a questão. E isso vai depender da qualidade dos próprios ilhós! Se você está confiante nos acessórios escolhidos ou se as recomendações de lavagem do fabricante indicam essa possibilidade, então é muito mais fácil para você. Coloque as cortinas em uma bolsa ou fronha especial e jogue-as na máquina de lavar.
ATENÇÃO! Independentemente do tipo de tecido, escolha um modo suave e delicado e uma temperatura não superior a 40 graus.
Mesmo assim, a melhor forma de lavar cortinas com ilhós é à mão. Naturalmente, requer muito tempo e esforço, mas suas cortinas durarão mais.
Portanto, se possível, retire os ilhós, isso economizará os acessórios, principalmente se você não tiver certeza sobre eles ou se não forem de muito boa qualidade. Faça uma solução de limpeza de acordo com a composição do tecido e deixe de molho por várias horas. Em seguida, enxágue bem e deixe escorrer. Seque de forma adequada à composição do tecido e fixe os ilhós.
NOTA PARA A DONA DE CASA: para tecidos delicados, pode-se usar um shampoo que limpe bem e enxágue igualmente bem, sem deixar manchas.
Lavando cortinas de linho
Cortinas de linho são uma excelente opção para qualquer ambiente (exceto banheiro, claro). Ecologia mais beleza! Mas ao cuidar dessas cortinas, surgem muitas nuances. O linho é muito mais difícil de lavar e cuidar.Devemos lembrar que não se pode desperdiçar água na lavagem de tecido de linho. Apenas mergulhar em uma bacia e esperar um bom resultado não vai funcionar. Portanto, se você decidir lavá-lo à mão, despeje um banho completo e deixe de molho.
DICA: para maior efeito, deixe o tecido na primeira vez em água com sabão, assim o linho lavará melhor.
Não despeje o pó diretamente no tecido - você não conseguirá enxaguar, haverá manchas. Se as cortinas forem coloridas, a água não deve estar quente, senão o tecido vai desbotar, mas se forem brancas como a neve pode estar a 90 graus. Ao lavar na máquina, siga as instruções normais. Não sobrecarregue o tambor: como o linho é pesado, pode-se carregar uma folha de cada vez.
DICA: Use produtos líquidos ou em cápsulas. Se você duvida do seu pó, experimente em um pedaço de tecido semelhante.
O linho tem uma atitude negativa em relação ao cloro. É melhor não usar centrifugação - tanto na lavagem à mão quanto na máquina.
Outra nuance importante é a secagem. Endireite a cortina o máximo possível para que haja o mínimo de dobras e vincos possível. Você só precisa passar enquanto está úmido, não seque demais.
REFERÊNCIA: o linho absorve odores e pó, por isso é aconselhável lavar essas cortinas com mais frequência.
Lavando cortinas de banheiro
Existem três tipos de cortinas para banheiro: polietileno, poliéster e policloreto de vinila. Na primeira opção, mais barata, o conceito de “lavagem” é condicional. São simplesmente limpos, por exemplo, com Pemolux, e se a sujeira não for removida basta substituir a cortina por uma nova.
Cortinas feitas de outros materiais já podem ser lavadas. Veja as instruções e se elas permitem a lavagem na máquina e o uso de agentes clorados, então você tem muita sorte: a lavagem será despreocupada e fácil. Cloro e agentes branqueadores são necessários porque, claro, o banheiro fica constantemente úmido e aparece mofo na roupa de cama.Se o fabricante não recomendar substâncias que contenham cloro e a cortina estiver muito suja, use Vanish.
DICA IMPORTANTE: Coloque algumas toalhas no tambor junto com a cortina.
Se a sua máquina tiver um modo anti-manchas, use-o. E lembre-se de 40 graus e 400 rpm.
INTERESSANTE! Se você enxaguar a cortina em solução salina após a lavagem, ela ficará menos suja posteriormente.
Seque-o pendurando-o no lugar. É proibido passar roupa!
Dicas úteis
E por fim, algumas recomendações gerais para o cuidado de cortinas.
- Nunca lave um produto com forro, pois os tecidos encolhem de forma diferente e a cortina pode ser deformada pela parte encolhida. A única exceção é se o forro for destacável ou costurado no mesmo tecido.
- Se você costurar suas próprias cortinas, deixe sempre um pedaço de tecido para experiências de lavagem.
- Você mesmo pode remover pequenas manchas usando removedores de manchas prontos que funcionam bem com graxa, vinho ou café.
- Ao escolher a lavagem na máquina, use sempre o ciclo delicado a 30-40 graus e 400 rpm.
- Se ficar uma mancha gordurosa, é preciso agir imediatamente: enxugue com um guardanapo ou papel toalha. Se você puder colocá-lo no parapeito da janela, polvilhe a mancha com sal ou amido. Em seguida, limpe com álcool e a aparência será preservada até a lavagem. O sabão em pó (marrom) também vai salvar a situação, mas depois é preciso enxaguar a cortina.
- Se você tem cortinas caras e pesadas, é melhor confiá-las a profissionais.
AVISO: Evite usar água para limpar manchas em seda ou lã! Isso pode levar à deformação e encolhimento da tela em um só lugar.
Como a limpeza é a chave da saúde, deixe que tudo na sua casa respire frescura, até aos ilhós e dobras das cortinas. Armado com o conhecimento sobre como cuidar bem delas, você pode manusear com facilidade e alegria todos os tipos de cortinas e criar um microclima incrivelmente confortável em sua casa.