Muitas vezes, quando compramos uma cortina para o nosso banheiro, nem pensamos em como teremos que cuidar dela. Estamos interessados principalmente em tamanho, cor e, claro, preço. Via de regra, não prestamos atenção nas informações sobre cuidados, e aí surgem dúvidas: o que fazer, o que fazer e como lavar?
Maneiras de lavar cortinas de banheiro
Os métodos de lavagem e os produtos a utilizar são, obviamente, diferentes. Este pode ser um tratamento preventivo da cortina. Lavagem parcial, por exemplo, apenas do fundo. Ou uma lavagem completa. E, dependendo dos tipos de contaminação e das recomendações do fabricante, os produtos são selecionados. Pode ser lavado à mão com ou sem imersão, bem como lavado na máquina.
As cortinas do banheiro não toleram medicamentos agressivos, embora a contaminação muitas vezes seja grave, por exemplo, fungos ou muco. Manchas de ferrugem e calcário não são tão terríveis, mas a cortina parece desagradável.
Para escolher o método e o detergente de lavagem, você precisa saber do que é feita a sua cortina.Polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila ou tecido?
IMPORTANTE! Para cortinas de tecido, as instruções de cuidados devem ser seguidas. O tecido pode estar impregnado com um agente hidrorrepelente especial, por isso é necessário lavá-lo com um preparado líquido adequado.
A prevenção é uma forma eficaz de manter o banheiro limpo: ventile o banheiro, enxágue os restos de espuma e sabão da cortina do box, retire-a da banheira para evitar que entre em contato com a superfície molhada e ainda seque-a com um trapo.
Mas se essa prevenção não trouxer resultados significativos, lave e lave.
Como lavar você mesmo uma cortina de banheiro
Lavagem parcial possível. Se apenas a parte inferior da cortina estiver suja, não a remova por causa disso. Coloque a parte inferior da cortina na borda da banheira, molhe, ensaboe, passe um pano ou esponja e enxágue. Esse é todo o procedimento. Aliás, essa é a melhor forma de lavar uma cortina de plástico - pendurada e em toda a extensão, sem retirá-la, porque... “Não sobreviverá ao esmagamento” na bacia, perderá o aspecto após a primeira lavagem.
Cortinas feitas de outros materiais podem ser facilmente lavadas à mão, se necessário - mesmo quando encharcadas.
NOTA À ANFITRIÃ
Detergentes:
– depósitos de calcário amarelo e branco – vinagre e sumo de limão;
– ferrugem – o mesmo, mais ácido cítrico;
– fungos e mofo – álcalis e anti-sépticos, por exemplo, sabão de alcatrão e bicarbonato de sódio. Também Pemolux e produtos especiais para remoção de mofo.
O principal na lavagem à mão é enxaguar bem o produto, sem torcer ou torcer. Deixe a água escorrer e pendure cuidadosamente para secar.
Outro ponto importante: é melhor molhar e lavar as cortinas em grande volume de água, não em uma bacia, mas diretamente na banheira, para evitar vincos e escoriações e preservar sua aparência, pois afinal o material não é natural .
ATENÇÃO! Ao trabalhar com ácido, use equipamento de proteção.
Uma dica: para lavar com menos frequência, você pode enxaguar a cortina em água salgada após a lavagem.
Como lavar uma cortina na máquina de lavar
Se você tiver sorte e a cortina puder ser lavada na máquina, então você terá sorte. Algumas regras simples e não há necessidade de se curvar na banheira, esfregar e ensaboar.
LEMBRETE! Em hipótese alguma uma cortina de plástico deve ser lavada na máquina: certamente ficará limpa, mas perderá a aparência para sempre.
Claro, se a sujeira estiver muito suja, então é melhor molhar a cortina, pelo menos nas áreas mais sujas. Você pode fazer uma pasta de refrigerante e limão e esfregar as áreas enferrujadas. Aguarde alguns minutos e entre na máquina. E não se esqueça de retirar os anéis, caso contrário o tambor ficará gravemente danificado. Escolha um modo extremamente delicado. Cada um tem o seu próprio carro, mas se generalizarmos, são 30-40 graus, 400 rotações e 30-40 minutos. Uma exceção ocorre apenas se o fabricante declarar outros parâmetros.
Pode ser lavado com pó normal. “Vanish” é adequado para clareamento por ser um produto mais delicado.
REFERÊNCIA. Certifique-se de lavar a cortina com toalhas felpudas, o que é bom tanto para protegê-la quanto para criar o efeito de uma escova macia.
O melhor é não torcer o produto e, principalmente, não secá-lo na máquina. Novamente, para evitar vincos e deterioração da aparência. Assim como no caso da lavagem à mão, após a lavagem na máquina, deixe a água escorrer e seque a cortina de maneira conveniente.
ATENÇÃO! Não é aconselhável passar cortinas de banheiro, a menos que seja permitido pelo fabricante.
Conselhos práticos: compre duas cortinas. Enquanto um está lavando, o outro está “trabalhando”. Assim a aparência durará mais e será mais agradável à vista.
Mais importante ainda, lembre-se: uma cortina de banheiro é apenas um acessório. Se você se deparar novamente com a escolha de qual cortina comprar, concentre-se não apenas no preço e na cor, mas também nas instruções de cuidados. Deixe sua casa brilhar com limpeza e frescor!