Na compra de cortinas ou na mudança para um novo local de residência, pode surgir uma situação em que as dimensões da abertura da janela e das próprias cortinas não correspondam entre si, a tela acaba por ser mais comprida.
Neste caso, precisa ser encurtado. Para isso, existem ateliês onde o trabalho será feito por especialistas, mas você mesmo pode fazer, conhecendo os métodos e algumas sutilezas da gordura vegetal.
Encurtando as cortinas
Não será difícil para uma dona de casa experiente encurtar a tela. Neste caso, não há necessidade de máquina de costura, apenas facilitará a execução dos seus planos.
Recomenda-se pendurar o tecido no varão da cortina, ele terá seu formato final, após o qual você poderá fazer as medições. O método de processamento da parte inferior de qualquer produto depende diretamente do tecido utilizado. Com bainha dupla, você pode esconder até 30 cm de tecido sem cortar, encurtando a cortina.
Importante! Se as cortinas forem feitas de materiais finos (organza, seda), então em sua superfície após o alinhavo podem permanecer vestígios de perfurações com agulha.Para evitar isso, recomenda-se a utilização de uma fita adesiva especial “teia de aranha”, que é cuidadosamente passada, fixando a peça dobrada e a própria tela. Nesse caso, basta passar a gaze e colocar o tecido sobre uma toalha.
A parte inferior do tecido também é bainhada com processamento de bordas de várias bordas. A orla em si é uma fita de tecido dobrada ao meio e suas bordas cruas são dobradas para dentro. A parte inferior da cortina é inserida no bolso resultante, fixada com alfinetes, depois alinhavada e costurada na máquina.
Uma opção é processar a borda superior da cortina. Para tanto, são utilizadas fitas especiais com fixações prontas. Essas fitas para cortinas se distinguem pela variedade de materiais com os quais são feitas, pela largura e pelo número de fixações. Além disso, são equipados com fios especiais que permitem criar dobras na parte superior do tecido. Isso abre uma ampla gama de possibilidades de cortinas.
O que você precisará para isso?
Para encurtar você vai precisar de: a própria tela, agulha, linhas, trança, tesoura, ferro, fita métrica, sabonete de alfaiate.
Processo
O primeiro passo é aparar a borda. A pressa nesta fase é inaceitável, pois pode levar à deformação da tela. As bordas laterais são processadas primeiro, o tecido é dobrado e passado a ferro e depois costurado.
A próxima etapa envolve fixar a trança no topo da futura cortina. A uniformidade e a limpeza das bordas são garantidas dobrando o tecido em 2 a 3 cm e passando a ferro. A trança da cortina é dobrada exatamente da mesma maneira em ambas as extremidades. O principal é que os fios responsáveis pela formação da cortina sejam liberados da bainha.Depois que a fita preparada é aplicada no lado avesso da cortina, ela é costurada. Além disso, o número de costuras depende diretamente da largura da fita. O algoritmo aqui é o seguinte: com largura de fita de 5 cm, bastam duas costuras, superior e inferior; para uma trança de 10 cm, faz sentido fazer três costuras, etc.
A borda inferior é processada usando o método de bainha dupla.
Importante! Após qualquer costura para a qual foi feito o chuleado preliminar, é necessário retirar os fios do chuleado.
Depois que as cortinas são encurtadas e bainhadas, inicia-se a etapa de formação da cortina.
Em que casos as cortinas devem ser encurtadas?
Encurtar cortinas pode ser necessário em vários casos:
- se desejar, faça alterações no interior;
- se o tamanho da abertura da janela e as cortinas existentes não corresponderem (por exemplo, devido à mudança);
- se necessário, remova a borda do tecido desgastada durante a operação, etc.
Como encurtar cortinas sem cortar
Para encurtar telas sem aparar, você precisará do seguinte:
- a própria tela com bordas processadas nas quais a fita é costurada;
- fios para combinar com o tecido;
- agulha;
- tesoura.
Existem várias maneiras de encurtar. Com o primeiro método, você deve primeiro pendurar as cortinas na cornija. Em seguida, com um ponto à mão, recuando 5 cm da borda, costure as laterais verticalmente.
No início, ou seja, do meio da altura de toda a tela, o fio deve ser fixado. A seguir, no caminho para baixo, o ponto é levemente arredondado. Depois disso, o centro é determinado e depois costurado exatamente da mesma forma que as laterais foram costuradas, só que o início agora deve ficar 20 cm mais alto. A cortina será encurtada em dobras se você puxar os fios um a um, cujas pontas ficam soltas na parte inferior.Uma vez atingida a altura necessária, as roscas devem ser fixadas. Por analogia, o procedimento é realizado na segunda parte.
Outra forma é usar uma máquina de costura com os pontos ajustados no passo máximo.
Outra opção, mais indicada para tecidos grossos. Este método é semelhante ao primeiro, com a única diferença de que em vez da costura manual é utilizada fita cortina transparente, costurada de dentro para fora. Graças a esta fita você pode ajustar o comprimento da cortina, criando dobras espetaculares.
E, finalmente, existe uma maneira de encurtar cortinas usando ímãs especiais, caranguejos e outros dispositivos.
Como encurtar cortinas sem bainha
Para isso, é necessário adquirir uma fita adesiva especial - “teia de aranha”. A sequência de etapas para este método de encurtamento será a seguinte:
- determina-se o comprimento que precisa ser retirado e o tecido é dobrado;
- a linha de dobra é cuidadosamente passada;
- uma “teia de aranha” é colocada entre as camadas de tecido resultantes, passada a ferro e o suporte da fita adesiva é separado (se houver);
- O tecido dobrado é passado a ferro, a “teia” aquece e cola as camadas.
Se o comprimento que precisa ser encurtado for grande, deve-se usar várias camadas de fita adesiva, ou distribuí-la por todo o tecido dobrado em pequenos incrementos.
Atenção! O método de encurtar cortinas sem bainha não proporciona uma longa vida útil, pois após várias lavagens a fita adesiva começa a descascar. Neste caso, o procedimento de colagem deve ser repetido.
Como encurtar cortinas de enrolar na largura
Às vezes, as cortinas de enrolar compradas podem ser mais largas do que a abertura da janela. O problema é resolvido da seguinte forma.A tela é desdobrada e os plugues são removidos do eixo em que ela está pendurada.
A parte inferior do rolo está equipada com um agente de ponderação que deve ser removido. A seguir, com régua e lápis, são feitas marcações na própria cortina. Com uma tesoura ou estilete, corte o excesso de acordo com as marcações. O tubo superior é cortado, mas com a expectativa de que seja 7 a 8 cm mais comprido que a própria tela.
Uma serra para metal é bastante adequada como ferramenta. O material de pesagem também é encurtado, mas deve ser apenas 1 a 1,5 cm mais curto.Na fase final, as peças são montadas e o tecido bem enrolado no eixo. Desta forma, você pode facilmente encurtar as cortinas de enrolar e montá-las no lugar.
“Se o interior antigo é enfadonho e não agrada mais aos olhos, não se apresse em fazer reparos. Primeiro, tente trocar as cortinas." – este é o conselho dado por publicações populares de design. Mas é tão simples? Decorar aberturas de janelas é uma tarefa fácil apenas à primeira vista. Mesmo quando se trabalha com um projeto de “salão” pronto, surgem dificuldades, pois qualquer ambiente típico pode inesperadamente ter características próprias e únicas.
Fazer você mesmo decorações para janelas levanta ainda mais questões para as costureiras. Porém, guiado pelas informações apresentadas acima, é bem possível entender os métodos de encurtamento, como fazer isso sem submeter o tecido a cortes ou bainhas, como, finalmente, fazer a bainha e aparar cortinas clássicas de tecido, e o que fazer se os enrolados não cabem na largura.