Os italianos dizem que a cozinha é o coração da casa. E esta é uma verdade inegável. Afinal, é na cozinha que todos em casa se reúnem e ali passam uma parte significativa do tempo. Por isso, as donas de casa querem sempre arrumar este cômodo da forma mais confortável possível. Na busca pela conveniência, surgem diversas dificuldades. Até escolher cortinas para janela de cozinha torna-se uma tarefa difícil.
Cortinas da moda para cozinha com fotos
Escolher cortinas para o interior da cozinha não é tão fácil como parece à primeira vista. Isso não se deve apenas ao sortimento apresentado, que é literalmente de tirar o fôlego. As donas de casa procuram escolher uma opção prática, pois não é apenas um elemento decorativo de design.
As cortinas absorvem toda a sujeira e odores da cozinha. Uma enorme quantidade de gordura se deposita nas superfícies.
Cortinas que ficam lindas, complementam o interior e também são fáceis de limpar ou laváveis na máquina são ideais. Mas nem sempre é possível comprar essa decoração para cozinha em uma loja ou fazer sob encomenda.
O bom e velho tule
Cortinas de tule ainda são populares e costumam ser usadas para completar o design de ambientes, inclusive cozinhas. Use tecido translúcido como elemento decorativo independente ou combinar com cortinas grossas - cada dona de casa escolhe por si mesma.
Tule fica bem em janelas grandes, permite expandir visualmente o espaço da cozinha e dá mais luz. Se houver porta para varanda, recomenda-se fazer um gancho ou suporte especial para retirar com cuidado o material que dificulta a passagem.
Hoje, as multicamadas estão em alta e isso também é evidente em interiores. Os designers recomendam o uso de vários tipos de tule combinados entre si. Esta decoração de janela parece fresca e original.
Cortinas blackout com ilhós
Este é um clássico do design moderno. Cortinas blackout ficam ótimas em cozinhas de estilo moderno ou clássico. Os ilhós facilitam a lavagem do tecido mesmo em máquina automática. A dona de casa não precisará bordar ou retirar ganchos.
Os ilhós criam lindas ondas em tecidos grossos. A cortina da janela parece muito nobre e sofisticada.
O tecido opaco justifica a sua utilização em cozinhas cujas janelas dão para as janelas de uma casa vizinha. À noite, os proprietários provavelmente vão querer se esconder de olhares indiscretos e relaxar com a família. É aqui que as cortinas com ilhós vêm em socorro. Durante o dia eles são presos a laços ou suportes especiais.
Cortinas com lambrequim
O interior clássico da cozinha ficará ainda mais atraente se projeto janelas com cortinas com lambrequim (cortinas na parte superior). A largura do lambrequim pode cobrir completamente a abertura ou apenas parte dela.
Tule estampado ou cortinas grossas decoradas com borlas, babados e outros elementos decorativos são usados como tecido para cortinas.
Lambrequins tornam o espaço um pouco mais pesado e fazem a cozinha parecer enorme e volumosa. Isso deve ser levado em consideração na hora de organizar o espaço.
Para evitar confusão, é melhor dar preferência às formas geométricas simples dos lambrequins. Nesse caso, a dona de casa terá a oportunidade de experimentar estampas no tecido.
Cortinas romanas
Em 2020, a praticidade ganhou destaque. É por isso que as cortinas romanas ocupam uma posição de liderança em popularidade. Este é um desenho especial de cortinas instaladas diretamente nos caixilhos das janelas.
Se necessário, será necessário utilizar um mecanismo especial manual ou elétrico para abrir as cortinas. As cortinas dobram-se em listras uniformes. Essa opção é linda e não ocupa muito espaço. Isto é especialmente verdadeiro quando se usa um peitoril de janela como superfície de trabalho.
No entanto, essas cortinas são difíceis de lavar. Raramente são retirados da moldura, caso contrário será necessário descosturar e costurar novamente o tecido, o que é extremamente inconveniente. Você terá que lavá-los inteiramente com sabão neutro ou produtos especiais. Eles também demoram muito para secar.
A tendência é multicamadas. Ideias de design de janelas
Hoje, os designers contam com camadas no design de interiores. As cozinhas não são exceção. Combine várias opções de cortinas para criar volume adicional e lindas cortinas.
Uma cortina multicamadas para uma janela pode até ser criada em tule, bastando mostrar um pouco de criatividade.
Uma das opções populares é decorar a janela com uma cortina de tule com borda assimétrica. Isto é conveniente quando você precisa sempre ter acesso à porta da varanda.Às vezes eles também usam uma cortina grossa.
A opção com musselina parece interessante. Particularmente atraentes são os fios de diferentes tonalidades que combinam com o esquema de cores principal da cozinha. Podem ser montados durante o dia com fitas ou fechos especiais, e à noite podem ser liberados novamente em todo o perímetro da janela.
As cortinas são um atributo necessário em qualquer ambiente, principalmente na cozinha. À noite, você realmente quer se aposentar com sua família e entes queridos para compartilhar suas experiências do dia e apenas estar em boa companhia.