Qual deve ser o comprimento das cortinas?

O design correto da abertura da janela ajudará a tornar o ambiente aconchegante e o interior elegante. Esteticamente atraente, escolhido com sabedoria e bom gosto, desviará a atenção das deficiências, tornando-se um espaço vencedor na cozinha, no quarto ou na sala. Além da cor e do estilo, é importante considerar o comprimento das cortinas.

Cortinas ou tule inadequadamente curtas ou muito longas podem prejudicar a aparência geral do ambiente. Que tipos de cortinas existem de acordo com este parâmetro e como escolhê-las corretamente é importante que toda dona de casa saiba.

Comprimento do tule e cortinas

De acordo com este parâmetro, distinguem-se os principais grupos:

  1. Cortinas curtas. O tamanho é calculado levando em consideração o espaço entre a extremidade do tecido e o peitoril da janela de 1,5–2 cm, muitas vezes são pendurados juntos com lambrequins, tule, etc. espaço - esta será uma má opção para instalações de pessoas pequenas e baixas. A escolha ideal para a cozinha são cortinas glamourosas, franzidas nas laterais com grampos. Eles criarão uma sensação de diversão e leveza.Eles não interferirão na vida cotidiana e ficarão menos sujos.
  2. A tela fica 10–20 cm abaixo do parapeito da janela. Esta opção é adequada apenas para ambientes em que esta parte da janela não seja utilizada como espaço útil e não haja aparelhos a gás e elétricos nas proximidades.
  3. Comprimento do chão em 5–7 cm. A opção considerada a mais popular. No entanto, deve-se ter em mente que com tais cortinas a altura da sala é visualmente reduzida. Isto é especialmente desvantajoso para apartamentos com tectos inferiores a 2,5 metros. Um grande número de dobras em cortinas pesadas também piora a aparência do espaço da janela. Nesses casos, o tule é pendurado no comprimento igual ao comprimento da cortina grossa.
  4. Tela “no chão” é a opção mais rentável e popular para apartamentos. Cortinas localizadas a uma distância de 1–1,5 cm do chão criam visualmente a impressão de suporte, se o revestimento for irregular isso deve ser levado em consideração na hora de fazer as medições. Neste caso, tal deficiência pode ser corrigida. O tecido é utilizado com margem ou exatamente na distância de parede a parede. Se você tiver um teto falso, é importante levar em consideração a localização da cortina - ela pode ficar escondida embaixo dela (neste caso o material deve ser levado com reserva) ou abaixo.
  5. O tecido fica de 10 a 30 cm no chão. Tais opções raramente são utilizadas devido à sua rápida contaminação e impraticabilidade. Durante a limpeza, eles devem ser levantados e depois dispostos com cuidado. Esses modelos ficam especialmente bem em quartos elegantes. Não necessitam de acréscimos em forma de acessórios, mas desempenham de forma independente a função de decoração completa.

Um pouco sobre as regras de combinação de tule e cortinas

A diferença em seus tamanhos só pode estar na primeira opção (veja lista acima), nas demais são iguais.Quando cortinas grossas ficam no chão, o tule pode ser mais curto, o comprimento é criado pelas próprias cortinas. É necessário selecionar as telas em conjunto - elas devem complementar-se organicamente e criar uma composição completa.

A combinação de opções de diferentes comprimentos é recomendada pelos designers nos seguintes casos:

  • janelas de formato não padronizado;
  • é necessária expansão visual do espaço;
  • dando mais dinamismo ao design geral da sala.

Não se deve escolher cortinas de tamanhos diferentes para decorar quartos em estilo clássico ou minimalista. A assimetria é ideal para uma cozinha ou sala ou quarto com varanda. No primeiro caso, a parte mais curta encontra-se na lateral da zona de cozedura. No segundo, o elemento ao longo do chão cobre completamente a porta da varanda.

Comprimento das cortinas nas áreas residenciais

Dependendo do tipo de ambiente, as cortinas têm requisitos diferentes. O quarto é um lugar especial da casa. Ao escolher o seu design, deve-se levar em consideração não só as suas preferências de gosto, mas também a finalidade do ambiente. Deve ser propício para uma estadia confortável. A função do ambiente, além do componente estético, é não interferir no sono reparador e no relaxamento.

O design tradicional das aberturas das janelas dos quartos é considerado uma combinação de tule e cortinas que vão até o chão. Isso dá privacidade e conforto ao quarto. O esquema de cores é selecionado dependendo do interior.

Tons pastel e frios aumentam visualmente o espaço. Quando a abertura da janela está localizada diretamente acima da cama, é melhor selecionar cortinas até o parapeito da janela ou usar opções de rolo. Este último deve ser totalmente regulável. Uma roupa comprida ficará pressionada contra a cabeceira da cama e perderá rapidamente sua aparência atraente.

O quarto deve ser cuidadosamente mantido limpo.As opções de cortinas – aquelas que ficam no chão – podem ser estranhas. Eles acumulam sujeira rapidamente, interferem na limpeza e são difíceis de remover e lavar regularmente.

Cortinas na cozinha

O comprimento das cortinas nesta sala depende de várias condições:

  • altura do teto;
  • tamanho do quarto;
  • usar o peitoril da janela como espaço de armazenamento;
  • localização da área de preparação de alimentos.

Quando a cozinha é pequena e todos os cantos são dedicados a bancadas funcionais onde estão localizados eletrodomésticos e outros utensílios úteis de cozinha, é melhor usar cortinas até o parapeito da janela. Modelos laminados que cobrem apenas o vidro também são adequados. A segunda opção é a mais prática, pois libera mais espaço aproveitável. Uma vantagem adicional desta solução é que você pode abrir a janela para ventilação sem levantar as cortinas.

Atenção! A opção de cortinas alguns centímetros abaixo do peitoril da janela pode ser inconveniente se nela forem guardados utensílios ou colocadas flores. Além disso, o contato frequente com o tecido pode levar rapidamente à contaminação das bordas.

Se a cozinha for bastante grande ou dividida em sala de jantar e área de preparação de alimentos, qualquer opção de design para a abertura da janela pode ser usada. Podem ser produtos enrolados ou cortinas pesadas que vão até o chão.

Cortinas na sala

Decorar uma janela nesta sala é uma verdadeira arte. Aqui a imaginação dos proprietários é ilimitada e eles podem dar vida com segurança a várias ideias de design. Para esta sala, que serve aos proprietários para receber convidados, costumam ser escolhidas cortinas que vão até o chão.

Eles parecem especialmente vantajosos e respeitáveis ​​em grandes salas de estar. Mas é preciso lembrar que esta opção é indicada para produtos confeccionados com tecidos leves e macios. Estes incluem organza, chiffon, musselina, cetimACom.Se as cortinas forem feitas de material pesado e inflexível, elas enrugarão e formarão vincos desagradáveis. Isso criará uma sensação de desordem.

É melhor escolher:

  • conjuntos duplos compostos por cortinas opacas e grossas e tule fino ou organza - todos os componentes têm o mesmo comprimento;
  • cortinas simples com lambrequins ou outras decorativas;
  • persianas verticais combinadas, que utilizam materiais de diferentes texturas - esta opção imita cortinas comuns com decoração variada.

Seleção correta de comprimento

Você pode escolher o tamanho certo das cortinas levando em consideração vários fatores:

  • área do quarto;
  • funções de peitoril de janela;
  • interior do quarto;
  • disposição dos móveis em relação à janela.

Cálculo de material para cortinas

Se você planeja costurar suas próprias cortinas ou fazer cortinas sob medida, é necessário calcular corretamente a quantidade de material. Um tamanho de corte de tecido selecionado incorretamente pode levar a uma discrepância entre a ideia e o resultado.

Antes de escolher o material, você precisa decidir quanto tempo as cortinas serão necessárias. Depois disso, comece a medir. Deve ser feito do beiral ao chão. Ações futuras:

  • é necessário adicionar de 2 a 10 cm dependendo dos tipos de fechos - ilhós, ganchos, etc.;
  • adicione 2 a 4 cm dependendo do tipo de tecido - na bainha;
  • na hora de escolher cortinas até o chão é preciso subtrair 1 cm, se o comprimento for maior adicionar até 30 cm.

Na largura, é necessário levar em consideração o número e a profundidade das dobras propostas.

Todas as medições relativas ao comprimento devem ser realizadas em 4–5 pontos de controle ao longo de toda a largura. Isso ajudará em caso de níveis de piso irregulares.Se você está planejando cortinas com assimetria ou com recortes figurados, é melhor esboçar o diagrama em uma folha de papel com marcações detalhadas de comprimentos e folgas.

Atenção! Apesar do plano de medidas corretas do tecido, é necessário adquirir material com margem de até 10 cm - é fácil errar no processo e o excesso de tecido pode ser útil.

Elementos decorativos adicionais para cortinas não estão incluídos no seu comprimento. Franjas, babados ou listras de cetim são adicionados somente após a confecção e bainha das cortinas. Se forem levados em consideração junto com o comprimento do produto, a aparência das cortinas acabadas pode não corresponder às expectativas. A franja é quase transparente e não acrescenta a dimensão desejada.

Elementos decorativos em forma de strass, listras, etc. devem ser adicionados com moderação. A abundância de tais decorações pode levar à pretensão. Se a parte superior da tela for decorada com dobras elegantes do mesmo material, a margem superior é maior. A fixação é feita diretamente no tecido.

conclusões

O belo design de qualquer ambiente é uma combinação harmoniosa de elementos básicos e acessórios adicionais. A seleção do comprimento das cortinas desempenha um papel importante no design do ambiente. A importância deste elemento interior não pode ser subestimada. Além da função direta de proteger o ambiente da luz solar ou do escurecimento durante o sono, as cortinas ocupam de 1/7 a ¼ da área da parede. Cortinas claras e escuras combinam com o interior com um estilo original.

Tons calmos de materiais acrescentam elegância e moderação ao ambiente. Os tecidos lisos ajudam a alongar visualmente a altura. Os padrões no material irão adicionar exclusividade à aparência geral do ambiente.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano