Como colar cornijas de teto

Resumidamente sobre cornijas de teto

Cornija na parede Esses designs permitem aumentar visualmente os tetos e dar uma aparência acabada à solução interior. É por isso que as cornijas montadas no teto estão substituindo as cornijas e cortinas das paredes. Eles são fáceis de encaixar em quase todos os designs.

Distinguem-se pelo baixo peso, baixo custo e linhas simples. Mas isso não afeta de forma alguma sua durabilidade. A sua instalação é simples, independentemente da forma da janela sobre a qual devem ser fixadas e da sua largura. Eles se movem facilmente pelo teto e são fáceis de cuidar.

Que tipos de cornijas de teto existem?

Poliuretano espumado

As estruturas de poliuretano são leves e flexíveis. Você pode pendurar tecidos nele ou simplesmente decorar a superfície do teto com ele. É adequado para decorar arcos e outras soluções arquitetônicas.

Este material é leve e fácil de instalar você mesmo, sem ter ferramentas complexas à mão ou sem a habilidade de um reparador/acabador.

A cornija de poliuretano pode ser pintada na cor que desejar e não é afetada pela umidade ambiente. E quando a temperatura mudar, não perderá a forma.

Gesso

Cornija de tetoEsta é uma baguete decorativa que cobre o espaço na junção do teto e da parede. Este produto é ecologicamente correto. Não causará reações alérgicas no dono do quarto, o que é inestimável se for para decorar um berçário.

O material não queima, fica bonito, é durável e não encolhe. Essa cornija pode ser facilmente restaurada e pintada à medida que envelhece. A aparência deste elemento é luxuosa. Isso mostrará o bem-estar dos proprietários da casa. Além disso, a cornija de gesso absorverá bem o excesso de umidade do ambiente e o liberará rapidamente se houver falta de umidade no ambiente.

Poliestireno

Cornijas de poliestireno escondem perfeitamente defeitos e erros durante os reparos. São de baixo custo, mas transformam efetivamente o interior, conferindo-lhe um aspecto acabado. Eles se adaptam perfeitamente a qualquer estilo e possuem diversos modelos, tamanhos e cores.

A base do produto é uma substância polimérica composta por muitos grânulos sinterizados de células finas.

Pelo seu preço acessível, o material tem muitas vantagens. É leve e visualmente parece um pouco pior que as cornijas de gesso. O produto feito com ele é durável e tem uma longa vida útil. É fácil de instalar, não se deteriora sob a influência de umidade ou mudanças de temperatura. Você pode até cortá-lo com uma faca comum.

Como colar

Necessário para o trabalho

Baguetes para teto ou cornijas (a quantidade depende do tamanho da sala); faca ou serra; arma para instalação; cola especial para fixação; selante à base de acrílico.

Progresso de trabalho:

  • escolha do material;
  • Preparação;
  • revestimento de superfície;
  • preparação de cornijas;
  • colagem;
  • processamento final.

Cálculo de materiais

Colando a cornijaO dono da sala deve saber que quanto mais alto o teto, maior será a baguete selecionada. As lojas possuem uma ampla seleção de produtos que variam em tamanho, material e cor.

Importante! Para uma sala com cerca de 20 metros quadrados e pé-direito de 2,5 metros, é melhor selecionar cornijas de até 90 mm de largura.

Para calcular, calculamos o perímetro da sala medindo-o com uma fita métrica, depois dividimos o número aprendido por 200 mm e arredondamos. É melhor comprar uma cornija extra de reserva.

Preparação do teto, marcação

Para que o produto adira bem à superfície é necessário prepará-lo com cuidado, retirando todas as fissuras e irregularidades. Depois disso marcamos a superfície. Para isso, aplique o primeiro molde de teste e marque seu início e fim com um lápis. Continuamos marcando até o final das matrizes. Usando este procedimento, a instalação será fácil e simples. As marcas são feitas a lápis e somente nos locais onde serão cobertas por rodapés.

Cortando cornijas, baguete

Cortando a cornijaSelecionamos o ângulo a partir do qual a instalação começará e limamos em um ângulo de 45 graus. Em seguida, colocamos o produto e serramos nas ranhuras, ajustando-o para um ângulo de inclinação de 45 graus. Ajustamos as juntas com uma faca.

Instalação

Colocamos a cola na pistola e cobrimos com uma fina camada as superfícies da cornija que ficarão ligadas à parede e ao teto. Aplique algumas gotas de cola na junta. Pressione-o na superfície por alguns minutos.

Após a secagem, passamos por cima das juntas com massa de grão fino, esfregando as juntas visíveis. Passamos as costuras entre a parede, o teto e as matrizes do selante.

Em seguida, pintamos o produto com tinta à base de água no mesmo tom do próprio teto. Se desejar, você pode fazer isso em duas camadas.

Você pode fazer uma cornija não em todo o perímetro da sala, mas apenas em uma parede. Para isso, descemos vinte centímetros abaixo do teto, colamos as cornijas, pintamos e fazemos iluminação especial atrás delas. Irá realçar o detalhe decorativo da sala e realçar o teto.

Trabalhando com cornija de espuma;

Você precisará de:

  • rodapé com faixa de fixação;
  • fixadores para mascarar cantos;
  • massa;
  • cola (por exemplo, “Instalação Moment”);
  • selante à base de acrílico;
  • tinta à base de água;
  • lápis;
  • centímetro (roleta);
  • faca de papelaria;
  • caixa de esquadria;
  • arma de montagem;
  • espátula de borracha.

Progresso de trabalho

  • nivelamento de superfície;
  • seleção do material e seu cálculo;
  • marcação;
  • colagem;
  • trabalho adicional.

Cálculo de materiais

Cornija de espumaMedimos o perímetro do teto e reservamos 10–15% do número resultante para aparar. Normalmente, o comprimento padrão de um pedestal é de cerca de 2 metros. Dividindo pelo comprimento do produto, obtemos o número de varões de cortina completos.

Para tetos padrão de 2,5 metros, é melhor usar cornijas com largura de até 90 mm, e para tetos “Stalinka” com tetos de 3 metros, a largura pode ser de 17 a 20 cm.

Preparação do teto, marcação

Inicialmente preparamos completamente a superfície da parede e do teto, tinta, massa, areia, etc. Aplicamos a tira do canto onde vai começar a colagem, marcamos o início e o fim com um lápis. Marcamos a localização de cada prancha por vez. Desta forma, podemos colar as cornijas da forma mais rápida e precisa possível.

Fatiamento

As baguetes são cortadas no tamanho desejado com uma faca, os cantos são ajustados com uma caixa de esquadria. Para isso, é necessário colocar a cornija do jeito que vai ficar na parede e cortá-la com uma serra (faca de papelaria). O corte começa no canto e depois seleciona o comprimento.

Não exerça muita pressão no produto para que não comece a esfarelar. As rebarbas resultantes do corte são limpas com lixa.

Instalação

Antes da colagem, todos os trabalhos preparatórios nas paredes e no teto devem ser concluídos. A superfície deve estar perfeitamente plana.

A fixação pode ser feita de duas maneiras:

  • colagem em papel de parede;
  • montagem na parede.

É melhor colá-los na parede.

Como colar em um teto falso

Cornija em teto falsoPara isso, será necessário fazer furos com um martelo perfurador, de acordo com os furos da cornija do teto. Você vai precisar furar uma laje de concreto, pegar uma furadeira com ponta Pobedit. Instalamos os tarugos, embebendo-os em adesivo para forro.

É montado de duas formas: aberto (antes de esticar o teto, é colocado um bloco de madeira no local de instalação) e fechado. No método aberto, o bloco é reforçado com um inserto nos locais onde ficarão os parafusos que prendem a cornija. Os furos são fixados com anéis de plástico para que a tela não rasgue ou estique durante a instalação da baguete.

Caso o bloco não seja instalado na instalação do teto, pode-se instalá-lo a uma altura de 20 cm da parede. A borda do teto é fixada à viga com uma moldura de parede. Esta técnica produz uma abóbada fluida que parece mais alta do que realmente é.

Conclusão

Baguetes e cornijas ajudam a enobrecer a janela, decorar as juntas da parede e do teto e também esconder falhas de reparo. O material mais nobre pode ser considerado gesso. É durável, bonito e tem uma longa vida útil. Os métodos de fixação podem ser diferentes, o que permite combinar o produto mesmo com tectos falsos.

Críticas e comentários
E Eugênio:

Como colar cornijas de teto

Materiais

Cortinas

Pano