A instalação depende de vários fatores:
- em que superfície do edifício será realizada a fixação;
- o local é determinado e preparado durante a construção de paredes ou tetos;
- material de superfície;
- o estado da superfície no ponto de fixação;
- grossura;
- Possibilidade de selecionar uma unidade de fixação.
Nos edifícios modernos, as superfícies para fixação de produtos são multifacetadas, desde paredes verticais comuns e superfícies horizontais até aberturas espaciais geométricas complexas em estúdios.
Na construção de uma casa, chalé, escritório, estúdio, o projeto pode incluir locais para cortinas e as especificidades de sua fixação.
O material das paredes determina o desenho da fixação. Materiais que não são suficientemente resistentes requerem reforço da estrutura de montagem da cornija. Por exemplo, as pedras feitas de conchas naturais, um material de construção popular no sul da Rússia, não têm a resistência do concreto aerado e os fixadores são diferentes.
Os locais das cortinas devem ser idênticos para distribuir a carga de maneira uniforme, caso contrário poderão ocorrer distorções com o tempo.
A espessura da superfície de montagem determina o suporte da unidade de instalação; uma superfície fina não será capaz de suportar o produto se a unidade não for projetada para suportar a carga resultante.
As unidades de fixação podem ser de vários tipos; a escolha é determinada por múltiplos fatores, desde económicos a estéticos.
Recursos de instalação
Para o dispositivo no local pretendido para fixação, é necessário selecionar um produto com comprimento e design adequados. São sempre vendidos equipados com unidade de fixação, devendo-se garantir a sua fiabilidade funcional. Caso contrário, a questão da modificação da unidade de fixação deverá ser considerada.
Fixar um produto de corda com grampos ou ilhós requer a instalação de pontas em ambas as extremidades que possam suportar uma tensão significativa da corda.
Para a fixação no teto são tradicionalmente utilizados suportes, mas é possível a fixação através de furos no console. Neste caso, a utilização de suportes é tecnologicamente semelhante à instalação de uma cornija na parede.
Existem algumas características de fixação em tetos de gesso cartonado. Nesses casos, são utilizados fixadores especiais, cola ou hipotecas especiais.
Como fixar na parede
A fixação à parede é preferível pela sua simplicidade, facilidade de execução e posteriores alterações e modificações, caso tais ações sejam realizadas.
- A cornija deve ficar pelo menos 10 cm abaixo do teto e sobressair 15 cm além das dimensões laterais da janela.
- Um comprimento superior a 2 metros requer a instalação de um suporte extra.
- As placas de gesso na parede requerem o uso de parafusos de fixação longos com uma longa zona de expansão.
- É importante que o produto não interfira na abertura da janela.
Ferramentas necessárias:
- escada;
- roleta;
- nível;
- furadeira ou furadeira;
- chave de fenda ou chave de fenda, martelo;
- parafusos ou buchas;
- furar.
Sequenciamento:
- Marque o local de perfuração dos suportes. Para isso, utilizando uma fita métrica e um nível, marque os pontos de perfuração na parede de acordo com o desenho do suporte e os requisitos para a localização da cornija.
- Insira uma broca com o diâmetro de um pino em uma furadeira ou furadeira, faça furos na parede até a profundidade necessária.
- No local de perfuração, é necessário prestar atenção à densidade do material da parede. Se a parede desmoronar devido a pequenas cargas, a instalação deve ser realizada até a profundidade máxima, selecionando o pino e o parafuso auto-roscante adequados. Insira as cavilhas nos orifícios resultantes com um martelo.
- Use uma chave de fenda para fixar os suportese pendure o console, prendendo-o com uma chave de fenda e parafusos.
Como fixar uma cornija no teto
O processo de fixação começa com a marcação dos locais para fazer furos para montagem de buchas. É importante controlar a coincidência dos eixos de simetria da janela e do dispositivo, saliências além das dimensões da janela e a possibilidade de abertura da janela após a instalação.
O produto deve ser fixado de forma segura, permitindo a utilização de cortinas de peso máximo de material; isso determina o número de pontos para fixação do produto no teto. É necessário levar em consideração a densidade do material e o comprimento das buchas e, portanto, a profundidade de perfuração dos furos. É difícil calcular, mas empiricamente será mais rápido.
As ferramentas necessárias para a fixação são semelhantes às utilizadas na instalação na parede, só que em vez de uma escada pode ser necessária uma escada.
Sequência de instalação:
- Marque os locais de instalação com uma fita métrica.
- Selecione uma broca cujo diâmetro corresponda ao parafuso de fixação.
- Faça furos no produto para fixação, cornijas largas são feitas em duas fileiras.
- Aplicando na superfície, marque o local para furar a fixação central.
- Faça um furo com uma broca de diâmetro igual ao diâmetro do pino e insira o pino.
- Fixe o console e fixe-o no local de montagem com um parafuso autoatarraxante e uma chave de fenda.
- Usando os furos, marque os locais para furar o teto e fure-os.
- Insira as buchas e fixe o produto com pregos de fixação ou parafusos auto-roscantes.
- Se o dispositivo possuir suportes, primeiro deve-se montar o produto e depois proceder conforme descrito nos parágrafos anteriores.
Como montar em teto de gesso cartonado
Se os tetos da sala forem feitos de gesso cartonado e o local de instalação não tiver sido reforçado com sobreposições duráveis de gesso cartonado durante a construção, somente poderão ser usadas hastes de cortina de luz com cortinas de luz. Esta é uma obrigação devido à fragilidade do drywall.
Caso contrário, os processos são idênticos aos descritos no parágrafo 4, com exceção da escolha dos fixadores da cornija. É necessário usar parafusos especiais para drywall.
Reforço de pontos de fixação em gesso cartonado e tetos falsos.
Para tetos falsos, a instalação inadequada pode causar danos à superfície. Cornijas pesadas não são adequadas para tetos de gesso cartonado. Portanto, para instalar tais dispositivos, é necessário refinar a superfície na fase de instalação do drywall ou preparação de uma cobertura de teto falso.
Todas as modificações se resumem à fabricação de uma junta de instalação que elimina o vão entre o gesso cartonado e o painel do teto ou o filme esticado e o painel maciço. As dimensões deste produto devem ser tão precisas que não prejudiquem o aspecto da superfície com convexidades ou concavidades nos locais de instalação.
Após a instalação de tal produto, o processo é realizado conforme descrito no parágrafo acima.
Conclusão
Fixar um produto não é um trabalho difícil, que, com o máximo cuidado e diligência, está ao alcance de qualquer pessoa e o resultado será uma alegria não só para o executor.