Como escolher um varão para cortina

CornijaAs cortinas são um acessório interior necessário. Eles acrescentam beleza e conforto aos quartos. O estilo e o volume da sala aparecem. É difícil imaginar um apartamento sem cortinas nas janelas.

Para garantir que eles se encaixem perfeitamente e estejam bem presos, você precisa escolher a cornija certa. Ser capaz de calcular o tamanho. Escolha uma cor.

Os fabricantes oferecem uma seleção tão diversificada que é fácil para uma pessoa comum ficar confusa. Portanto, antes de adquiri-los, é melhor se familiarizar com seus tipos.

Nem todo design é adequado para quarto, sala de estar ou cozinha. Para tectos falsos modernos existem tipos separados de cornijas. Além disso, para cortinas diferentes, você precisa escolher fixações adequadas.

Cornija

Cornija metálicaDispositivo para fixar cortinas e cortinas em paredes, janelas ou tetos. O design foi projetado para fixar cortinas com segurança e rapidez.

Seus principais elementos são cordas ou hastes. E peças de fixação - suportes, ganchos, plugues. Fixado em paredes e tetos.

Um design corretamente selecionado decora o ambiente e dá uma aparência acabada. Passa a fazer parte da decoração. Os fabricantes modernos pensaram neste sistema nos mínimos detalhes. Tornou-se fácil pendurar e remover cortinas. Agora você pode até instalar uma cortina automática e controlá-la sem sair do sofá.

A cornija não é apenas um acessório necessário para a fixação de cortinas, mas também participa na decoração da casa.

Cornija – uma estrutura composta pelas seguintes partes: suportes, guias, pontas e grampos para cortinas (ganchos, clipes).

Hoje as lojas especializadas oferecem um grande sortimento, por isso primeiro é importante determinar os parâmetros básicos pelos quais será feita a escolha. Vamos examiná-los com mais detalhes.

  1. Estilo interior e decoração têxtil. Para um estilo clássico, uma cornija de metal com várias pontas é perfeita. Se a casa tiver atributos forjados, as cornijas forjadas complementarão de maneira interessante o design do ambiente. As baguetes caberão bem se o padrão representado nelas ecoar efetivamente o papel de parede ou os tecidos. Os designs de perfil e cordas são mais bem escolhidos para um estilo moderno.
  2. Método de fixação de cortinas na cornija: ganchos, clipes, ilhós.

Importante! Na hora de escolher os fixadores preste atenção na facilidade de deslizamento ao longo da estrutura e na ausência de sons desagradáveis.

  1. Composição da cortina: O número de caminhos é determinado em função da escolha do tipo de cortinas (para cortinas grossas, organza e lambrequins será necessária uma cornija com três fiadas).
  2. Método de montagem: cornijas de teto e parede.
  3. Peso da cortina: os de plástico são projetados para tecidos leves (organza e tule), os de metal suportam perfeitamente cortinas grossas.

Importante! O parâmetro mais importante na escolha é a segurança, é necessário levar em consideração a qualidade das paredes ou do teto durante a instalação.

Que tipos de cornijas existem?

Antes de comprar varões para cortinas, decida quais você precisa. Os modelos de cortinas desempenham um papel importante aqui. Por exemplo, cortinas leves e leves ficam bem em dispositivos de plástico ou pneus. Para os enormes, é melhor comprar os de madeira ou metal.

Importante! Preste atenção à decoração e ao estilo do quarto. Cor e padrão de papel de parede, teto. Leve em consideração todos os pequenos detalhes, caso contrário a aparência do interior ficará estragada.

Existem várias classificações de espécies:

  • De acordo com o material de fabricação. Pneus de madeira, metal e plástico. Os fechos de madeira são divididos em fixadores tubulares e baguetes. Feito de diferentes tipos de árvores. Nogueira, cereja, carvalho. As de metal são feitas no estilo da Idade Média ou nas casas de aldeia. Eles vêm com imitação de ouro, prata, bronze. Os de plástico são os mais fáceis de instalar. O material é fácil de cortar. Porém, é melhor pendurar apenas cortinas de luz em plástico.
  • No local de instalação. Estruturas de teto e parede. A escolha deles depende da sua ideia. Onde você decidiu pendurar as cortinas?
  • Por tipo de construção. Tubular - hastes redondas. As cortinas são fixadas a elas por meio de argolas ou laços grandes. Baguetes - feitas em forma de prancha. Ela “esconde” ganchos e laços por baixo. String - com um cabo fino entre os fechos. É melhor pendurar tule fino em cordões. Pneus - com recortes para ganchos. Eles são inseridos no interior e movem-se livremente.
  • Pelo número de linhas. Projetos de uma, duas e três linhas. Considere quantas cortinas você planeja pendurar. Por exemplo, nos de três fileiras você pode colocar tule, uma cortina e um lambrequim decorativo.
  • De acordo com o método de controle. Com fechamento manual. Automático - com acionamento elétrico. A cortina se move ao longo de um cabo usando um botão de controle. Este tipo é conveniente em salas altas ou salões enormes. Para cortinas romanas, austríacas ou francesas.

Como escolher varões para cortinas de parede

Cornija tubularA principal vantagem de uma cornija de parede – design decorativo da sala, capacidade de combinar cores e padrões com elementos interiores. Esta opção é indispensável quando já foi feito um tecto falso.

Como anexar

Esta cornija é facilmente fixada em várias etapas: montamos a cornija de todas as partes; Fixamos os suportes na parede, recuando cerca de 25 cm da borda da janela e fazemos marcas; usando uma broca, faça furos e martele as buchas. Finalmente, você precisa fixar os fixadores com parafusos auto-roscantes.

Atenção! Ao adquirir uma cornija, certifique-se de ter todos os componentes necessários para a instalação.

Do que eles são feitos?

Na produção são utilizados materiais como metal, plástico e madeira (natural), cada um com características próprias.

A escolha de cores para cornijas de plástico é bastante ampla, sendo também consideradas as mais económicas. Graças à sua flexibilidade, uma variedade de soluções de design podem ser implementadas. No entanto, há uma desvantagem importante - baixa resistência.

Os varões para cortinas feitos de madeira natural distinguem-se pela sua bela aparência, respeito pelo ambiente e longa vida útil.

Na instalação de varões metálicos para cortinas é necessário levar em consideração seu grande peso, a fixação deve ser confiável. A principal vantagem é que você pode prender cortinas grossas neles.

Possibilidades decorativas e de decoração

Dependendo do desenho decorativo, existem vários tipos de cornijas, cuja principal característica é a componente estética.

Redondo – um tipo tradicional de cornija, o design clássico em madeira e metal é muito popular. Nessas cornijas, as cortinas com ilhós impressionam (são anéis localizados diretamente na tela). E o acréscimo na forma de todos os tipos de dicas não deixará ninguém indiferente.

Cordas – um tipo lacônico de cornija em forma de cordão de aço esticado, que não chama muito a atenção. É adequado apenas para cortinas leves ou curtas.

As tiras de baguete distinguem-se pela grande originalidade, muitas opções de materiais, cores e formas (por exemplo, imitam talha em madeira). Com eles é possível decorar uma janela para todos os gostos.

As cornijas forjadas são ideais para os conhecedores do luxo e vão adicionar um certo toque de elegância ao interior.

Os designers de interiores adoram trabalhar com cornijas perfiladas, que oferecem grandes possibilidades. Devido à sua plasticidade, você pode criar qualquer formato e concretizar qualquer ideia de design de janelas. Além disso, são equipados adicionalmente com dispositivos elétricos ou mecânicos para movimentação das cortinas.

Referência! Para janelas não padronizadas, são úteis estruturas plásticas flexíveis compostas por várias peças conectadas no local desejado.

Como escolher uma cornija para teto falso

Cornija para teto falsoAs cornijas do teto ampliam visualmente o ambiente e criam uma imagem chique. Agora está na moda instalar tetos falsos em todos os quartos. E é difícil para eles escolher cornijas.

Para tectos falsos existem dispositivos feitos de diferentes materiais:

  • De madeira — fixações maciças e pesadas. Eles ficam lindos e adicionam um estilo especial ao ambiente. Eles custam mais que outros. Mas eles são ecologicamente corretos.
  • Alumínio - opção barata e durável.
  • Aço - denso e pesado. Dá uma aparência rica ao ambiente.
  • Plástico - o mais comum e acessível.

A película que cobre o teto não se destina a pendurar objetos pesados. Portanto, para fixar os pneus, blocos de madeira são pré-montados na base do teto.

Na hora de escolher um dispositivo para tetos falsos, preste atenção também no material das cortinas, nas cores do teto e das paredes.

Uma cornija de teto universal inclui uma faixa e guias ao longo das quais as cortinas fixadas com ganchos se movem livremente.

Eles permitem que você crie o efeito de cortinas flutuantes, que os designers usam prontamente.

Em que casos são utilizadas cornijas de teto?

Esta opção se tornou popular devido ao fato de você poder escolher qualquer formato de design. Eles também são mais confiáveis ​​devido à fixação em toda a superfície. São úteis quando a distância do teto à janela não permite a utilização de cornija de parede. Esta opção também é adequada quando se deseja esconder a cornija atrás das cortinas ou tornar a abertura da janela visualmente mais longa.

Como anexar uma cornija de teto

Primeiro determinamos o comprimento da cornija e removemos as partes desnecessárias com uma serra. Fazemos furos em toda a tela com uma broca em distâncias iguais. Colocamos a cornija e fazemos marcas no teto através dos furos e depois perfuramos e fixamos.

Importante! Antes de iniciar o trabalho, é necessário considerar a localização do peitoril da janela.

De que são feitos, que designs existem?

As estruturas podem ser corda, trilho e haste (uma haste redonda é fixada em suportes).

As cornijas de plástico são compostas por uma tira e uma ranhura para ganchos, além de uma baguete de várias cores e estruturas.Possuem de uma a três faixas, o que permite criar uma decoração multicamadas. Os de alumínio são mais confiáveis, mas o preço é mais alto.

Como escolher uma cornija para cozinha, sala, quarto

CortinasCada quarto requer uma abordagem separada na decoração. Principalmente se forem concebidos em estilos e tons diferentes.

 

 

 

Cornija para cozinha

A cornija da cozinha pode ser de qualquer tipo, o principal é que o material não absorva gordura e fuligem. O mais funcional será o plástico, que pode ser limpo sem muito esforço.

Importante! Uma cornija de madeira não é adequada para uma cozinha, uma vez que as especificidades da divisão não terão o melhor efeito no aspecto.

As fixações das janelas da cozinha não devem ser muito grandes. As cozinhas são geralmente pequenas. Pneus de plástico ou metal são adequados para eles. Principalmente se a sua ideia são cortinas curtas com cortinas ou estampas. Eles ficam melhor em pneus de plástico leves.

Se a cozinha for iluminada, as luminárias devem ter o tom adequado. Cornijas tubulares ficam lindas na cozinha. As cortinas são fixadas a elas por meio de ilhós ou laços grandes.

Cornija no corredor

No corredor, geralmente são penduradas cortinas grossas e maciças. O hall é o maior cômodo da casa. Tudo depende das suas preferências e imaginação.

Pneus feitos de qualquer material são adequados para academia. Com decorações, dicas. Se o teto for baixo, é melhor comprar dispositivos de teto. Cortinas do teto ao chão aumentam visualmente o espaço. E vice versa.

Para criar o efeito de um ambiente espaçoso, é melhor usar cortinas de cores claras. Para uma sala com teto baixo, os designers recomendam cortinas lisas e lisas, sem o uso de babados ou babados.

Cornija no quarto

Para o quarto, a opção com rolinhos nas laterais é perfeita para criar escuridão total para um sono confortável. A função de controle elétrico também é útil.

É costume pendurar cortinas grossas no quarto. Dispositivos de madeira ou metal são adequados aqui. A madeira confere calor e aconchego ao quarto.

Os de plástico também seriam apropriados no quarto. Muitas pessoas gostam de pendurar tules, cortinas e lambrequins. Pneus de três carreiras são a melhor opção.

Como calcular o tamanho de um varão de cortina

Cortinas na cornijaÉ melhor fazer todos os cálculos antes de comprar pneus. Você não terá que ajustá-los ao tamanho certo ou trocá-los posteriormente.

O comprimento é calculado medindo a largura da janela. É necessário adicionar 40 cm ao valor resultante, para que as cortinas fiquem um pouco salientes e escondam completamente a janela.

Se preferir cortinas com dobras e drapeados, opte por um fecho mais longo. Quando fechados, eles não se agruparão como um acordeão, mas ficarão perfeitamente uniformes.

Muitas pessoas gostam de pendurar a cortina em toda a largura. Cubra completamente a parede. Neste caso, o pneu deve ser igual à largura da parede. De canto a canto.

Comprimento

Cortinas na cornijaPara a iluminação natural da sala, é preferível escolher uma cornija que seja 25–50 cm maior que a abertura da janela (neste caso, as cortinas podem ser deslocadas para os lados).

Cor

Para que uma cornija de madeira se encaixe harmoniosamente no interior, ela deve combinar com a cor das portas interiores e do piso. Em outros casos, os designers aconselham seguir o esquema geral de cores do interior.

Com o que combinar a cor da cornija

As lojas oferecem uma grande seleção de varões para cortinas. Qualquer designer ficará confuso, sem falar nas pessoas sem conhecimentos especiais. Se você estiver projetando por conta própria, siga estas dicas gerais.

Você pode escolher qualquer cor para a decoração da janela. Primeiro, decida o esquema de cores da sala, cortinas, papel de parede, teto.Em seguida, imagine visualmente que cor da cornija se encaixará perfeitamente no seu interior.

Atenção! Não se esqueça dos móveis. Sua cor é importante. Se tiver dúvidas e não conseguir decidir, opte pelo tom principal do papel de parede ou pela cor das paredes. Mesmo assim, as paredes ocupam mais espaço e as pessoas imediatamente prestam atenção nelas.

Existem tons neutros que combinam com qualquer cor. Por exemplo, bege, madeira clara. Adequado para qualquer cortina e cabe no interior “como deveria”.

Se a sala tiver teto baixo, é melhor combinar a cornija com a cor da cortina. Este visual continuará suavemente a linha de cores do chão ao teto, fazendo com que o ambiente pareça alto.

Uma cornija que combine com o teto é adequada para qualquer interior. Neste caso, a estrutura ficará invisível e se fundirá com o teto. Não atrairá muita atenção.

Você pode focar na decoração da porta ou lustre. Por exemplo, se as maçanetas das portas forem folheadas a bronze ou ouro, escolha uma decoração de janela no mesmo estilo. Acabamentos metálicos ou cromados combinam bem com tons de cinza. Para acessórios dourados, escolha uma cornija com detalhes dourados.

Combinação de cores da cornijaPneus que combinem com a cor dos móveis, rodapés e acabamentos também ficarão ótimos. Dispositivos de metal são adequados para móveis brilhantes.

Dê uma olhada no tom geral do design. Você pode diluir a monotonia com uma nota brilhante. Por exemplo, em cinza ou marrom calmo, você pode adicionar um elemento brilhante. E, pelo contrário, numa sala cheia de cores vivas, insira uma cornija lisa.

Os pneus combinados adaptam-se bem a interiores modernos.

Conclusão

As cornijas nos interiores são um elemento muito importante. Eles ajudam a expandir e alongar visualmente os ambientes. Dê brilho ou calma. Riqueza ou simplicidade.

Os fabricantes cuidam de nós e desenvolvem os modelos mais recentes e modernos de fechos para cortinas. Na hora de escolhê-los é importante levar em consideração todos os detalhes - tons, estilo, tamanho do ambiente.

E, claro, calcule corretamente as dimensões com antecedência. Use as regras básicas para escolher cornijas. E economize seu tempo e humor.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano