A decoração das janelas é um passo importante na criação de um interior e de um ambiente agradável na sua casa ou trabalho. Uma abordagem criativa e diligência levarão ao design e à integridade do interior geral. Uma combinação de cornija e cortinas ajudará a decorar a abertura da janela e a adicionar variedade.
A decoração das janelas pode destacar elementos interiores, ampliar visualmente o espaço da sala e incentivar os hóspedes a uma conversa agradável e descontraída.
Para facilitar o processo de seleção, o artigo apresenta todos os tipos de cornijas e suas combinações com o desenho de ambientes e janelas.
Tipos de cornijas
Existe uma grande variedade de dispositivos para fixação de cortinas. A escolha final do comprador depende da composição do produto, sua cor, aparência e fixação.
Cornijas podem ser anexadas:
- para o teto;
- para a parede;
- para a moldura da janela.
A fixação depende do acabamento das paredes e do teto. Ao encomendar tectos falsos, os especialistas, a pedido do cliente, instalam um produto plástico para cortinas por cima da janela.
Se o teto já estiver esticado, não será mais possível fixar a estrutura ao teto. Neste caso, não resta mais nada a não ser fixar o produto na parede.
As cornijas fixadas na moldura da janela incluem dispositivos como “café” e estruturas espaçadoras. Os “Cafés” possuem pontas nas pontas e são presos com grampos. Os modelos espaçadores contêm uma mola que, sob pressão, empurra a parede ou o caixilho da janela.
Com base nos materiais, os produtos são divididos em:
- Luminárias metálicas, que são projetados para pendurar cortinas ou cortinas pesadas. Eles são considerados fixações fortes e confiáveis. Os modelos incluem designs forjados, clássicos ou finos. Eles têm uma haste e pontas. Os produtos mais leves e baratos são feitos de alumínio.
- Os modelos de madeira são feitos de material ecológico, envernizado ou pintado. O revestimento confere-lhe uma semelhança com tipos de madeira caros.
- Estruturas plásticas, que são altamente práticos e resistentes à umidade. O plástico é considerado um material barato e ao mesmo tempo universal. São revestidos com diversas tintas, inclusive cores metálicas.
- As visualizações combinadas incluem elementosfeito de materiais diferentes.
Aparência
Definido por perfil, decorações e diversos padrões e formas externas.
Os dispositivos neste caso são:
Tubular ou redondo, composto por um, dois ou três tubos. A superfície é decorada com entalhes ou tem aspecto liso. As pontas são instaladas nas extremidades das hastes.
Cornijas de corda. Sua principal vantagem: leveza e facilidade de instalação. Eles podem ter uma ou mais camadas de cordas de aço. O design é invisível e adequado para qualquer estilo.Projetado para pendurar tecidos leves. O peso de cortinas pesadas e cortinas na estrutura pode fazer com que os fios cedam ou quebrem os fechos. As cordas são usadas em banheiros e cozinhas.
Perfil. Eles têm linhas que variam de um a três. Os ganchos em nichos estão localizados em todos os trilhos e são projetados para pendurar tule, lambrequim e cortinas ao mesmo tempo.
Dispositivos de enquadramento usado onde não há nicho no teto. Atrás da baguete você pode esconder imperfeições na parte superior do teto e nas paredes, além de fechos, argolas ou ganchos. Este tipo pode ser feito de diversos materiais, que são selecionados de acordo com o estilo do ambiente.
Produtos flexíveis. O design está sujeito a alterações. Possuindo alta resistência, são utilizados em quartos, varandas e galerias.
Importante! Uma cornija que se estende por toda a largura da parede expande visualmente o espaço.
De acordo com o método de controle, as estruturas são divididas em:
- mecânico;
- auto.
As cortinas podem ser movidas por meio de um controle remoto. O sistema automático é utilizado em salas com pé direito alto.
De acordo com o método de pendurar cortinas existem:
- com anéis de madeira ou metal incluídos;
- com braçadeiras de plástico.
Escolhendo uma cornija dependendo do ambiente
Existem muitos fatores que influenciam a escolha do dispositivo. A aparência geral da sala desempenha um papel fundamental. Um modelo para banheiro não é adequado, por exemplo, para um escritório.
Ao escolher um produto, você deve considerar:
- a sala onde ficará a cornija;
- materiais para cortinas (quanto mais pesado o material, mais maciço deve ser o produto);
- design e aparência da cortina;
- modelos enormes não ficarão bonitos em salas pequenas;
- a cortina não deve encostar na projeção do peitoril da janela ou no elemento de aquecimento.
Quais hastes de cortina são melhores para diferentes janelas e ambientes?
A escolha de luminárias e cortinas é influenciada pelo formato da abertura da janela e pelo estilo geral da sala. As estruturas acima das janelas das instalações devem ser combinadas com o interior geral, além de criar aconchego em casa ou dar um enfoque comercial nos escritórios.
Os seguintes tipos são escolhidos para instalações residenciais:
- modelos redondos, combinados com qualquer tipo de cortina;
- as estruturas plásticas são consideradas as mais populares entre os demais produtos, por apresentarem alta resistência e baixo preço;
- modelos de perfil ajudarão se você precisar decorar janelas de tamanhos e formatos fora do padrão;
- cornijas de barbante são utilizadas para cortinas de luz e cortinas, utilizadas em cozinhas;
- Os espaçadores são utilizados em janelas de cozinha, portas interiores e varandas.
Para organizar o espaço de trabalho, utilizam principalmente mecanismos de abertura manual e automática de cortinas. Os rolos integrados só podem se mover em uma direção ou em direções opostas.
Acessório dependendo do estilo da sala
Os produtos forjados combinam perfeitamente com o estilo clássico da sala. Esta regra também se aplica a restaurantes com interiores ricos.
Para o estilo de alta tecnologia, corresponderão vários designs com mecanismos para cortinas japonesas ou romanas, bem como cornijas automáticas. As cortinas japonesas não caem, então o mecanismo da haste da cortina deve esticar o tecido. As listras são distribuídas uniformemente pela janela ou localizadas uma após a outra.
Para janelas redondas, independentemente do interior, é necessário escolher um design flexível que mude de forma.
Importante! Apesar de a cornija flexível ser destinada a locais não padronizados, ela deve ser manuseada com cuidado. A força excessiva pode causar danos à cornija e quebra irreparável.
Os modelos de madeira são práticos e versáteis. A sua utilização é possível em instalações residenciais (quartos, salas, quartos de crianças) e escritórios.
Os produtos de metal são adequados para estilos românico, minimalista e rústico.
Conselho! Para não comprar cornijas feitas de materiais caros, várias sobreposições podem ajudar. A imitação de madeira, metal, ouro, superfícies esculpidas ou outras superfícies em relevo não só decorará o design externo da janela, mas também economizará dinheiro.
Conclusão
Escolher uma cornija é uma tarefa responsável. Uma forma de design selecionada incorretamente e uma combinação malsucedida com cortinas podem levar a um design externo estranho do ambiente. Estruturas pesadas devem ser fixadas completa e firmemente para evitar quedas. Antes de pendurar cortinas, certifique-se de que a estrutura suporta o peso da cortina ou cortinas. A instalação de cornijas complexas projetadas para o tipo característico de cortinas deve ser solicitada a especialistas.