A cortina branca é um símbolo de conforto, o elemento mais popular na decoração de janelas.
Sua suscetibilidade a manchas proporcionou à dona de casa um arsenal de produtos para tirar manchas e clarear. Entre eles estão os remédios populares disponíveis na maioria das residências, originalmente adquiridos para outros fins. Há um grande número de alvejantes com diferentes princípios de ação oferecidos nas lojas.
Ao escolher um método de clareamento, você precisa determinar suas prioridades: cor branca imaculada ou máxima preservação da estrutura do tecido. A obtenção simultânea de ambos os indicadores só é possível com contaminação leve e não em todos os tecidos.
Importante! É muito mais fácil preservar a cor branca de uma cortina com um tratamento cuidadoso, incluindo uma lavagem suave, do que devolvê-la após sujeira entranhada e amarelecimento.
Simples "remédios populares"
Herdamos “remédios populares” das gerações anteriores. É importante lembrar que a grande maioria dos seus têxteis eram de algodão puro.Consequentemente, os métodos são concebidos principalmente para tecidos feitos de fibras naturais.
Remover o amarelecimento das cortinas sintéticas contradiz total e completamente as leis da química e, infelizmente, não é possível. No entanto, existem maneiras infalíveis de atualizar a aparência da tela e prolongar sua vida útil em vários anos.
Sal
- prepare uma solução salina: 3-4 colheres de sopa para cada 10 litros de água morna, você pode adicionar sabão em pó;
Atenção! Quanto mais a sujeira e o amarelecimento estiverem arraigados, maior será a quantidade de sal que se recomenda adicionar, até meio quilo por bacia de água.
- molhe a cortina durante a noite; a diferença será perceptível após 30 minutos, mas para uma limpeza profunda recomenda-se deixar por várias horas ou durante a noite;
- lave com cuidado;
- aperte levemente;
- pendure-o no varão da cortina para que a cortina fique pendurada ao secar sem passar.
Caminho:
- inofensivo e hipoalergênico;
- barato.
Importante! Para o branqueamento, apenas sal grosso sem iodo é adequado.
Amônia
- despeje água morna na bacia (cerca de 60 °C);
- adicione 2 colheres de sopa de água oxigenada e 1 colher de sopa de amônia, misture bem;
Atenção! Dependendo do grau de contaminação, a concentração de amônia pode ser aumentada para 7 colheres de sopa para cada 10 litros de água, e o peróxido de hidrogênio pode ser descartado.
- molhe a cortina por meia hora;
- enxágue, pode apertar um pouco ou pendurar para escorrer;
- pendure para secar ou diretamente na cornija.
Caminho:
- barato;
- leva pouco tempo;
- válido apenas para 100% algodão.
Zelenka
- pré-lavar e enxaguar a cortina para que não fique sujeira;
- a quantidade de vegetação depende do volume da bacia em que vamos mergulhar; na proporção de 1 gota de verdura por litro de água, dilua a quantidade necessária de verdura em um copo de água morna;
- deixe a solução no copo até dissolver completamente, como regra, isso não leva mais que 5 a 10 minutos;
- em caso de dissolução incompleta, a solução pode ser filtrada;
- despeje a solução homogênea em uma tigela com água morna;
- molhe a cortina por cerca de 5 minutos, durante os quais a viramos 2 a 3 vezes;
- Após 5 minutos, pendure-o na secadora ou diretamente no varão da cortina.
Caminho:
- rápido;
- barato.
Permangantsovka de potássio
- Rale 100 gramas de sabão em pó 72%;
- despeje o sabão em uma tigela com água morna e mexa bem até dissolver completamente;
- diluir a solução rosa claro de permanganato de potássio em um copo até ficar homogêneo;
- despeje a solução de permanganato de potássio em uma tigela com água e sabão; a água da bacia deve ter uma tonalidade rosa quase imperceptível;
- molhe a cortina por 30 minutos;
- Depois lavamos a 30 graus, enxaguamos e penduramos.
Caminho:
- rápido;
- barato.
Digestão
- em um recipiente (tanque, balde ou panela) que possa acomodar uma cortina, despeje o sabão em pó e dissolva;
- coloque a cortina em um recipiente com água e sabão;
- coloque o recipiente em fogo baixo;
- leve para ferver e cozinhe por uma hora, durante esse tempo mexa várias vezes;
- Depois de uma hora, enxágue em água morna e pendure.
Caminho:
- barato;
- demorado;
- acelera o desgaste do tecido.
Como remover o amarelecimento das cortinas
Para cortinas muito amareladas, será necessária uma combinação de vários dos métodos listados. Você deve começar fervendo por uma hora. Em seguida, mergulhe em amônia e água oxigenada por meia hora. Depois, meia hora em sal.Por fim, enxágue em água fria, torça levemente e pendure para secar.
Branco
Contém cloro, tem efeito destrutivo nas fibras de qualquer tecido e reduz drasticamente a vida útil de qualquer produto têxtil. Eficaz somente após o primeiro uso. Mais tarde dá uma tonalidade amarelada, que praticamente não é removida por nada.
Armazenar produtos
Em qualquer loja de produtos químicos domésticos, os produtos branqueadores ocupam pelo menos uma grande prateleira inteira. Todos eles pertencem a um dos seguintes tipos:
- alvejantes químicos – especialmente os que contêm cloro, são eficazes após a primeira utilização; as aplicações subsequentes apresentam uma tonalidade amarelada;
Atenção! Ao usar alvejantes químicos, você deve estudar cuidadosamente as instruções anexas e segui-las rigorosamente.
- alvejantes de oxigênio remover cuidadosamente manchas e amarelecimento, oferecer, talvez, a combinação ideal de clareamento e tratamento cuidadoso das cortinas durante o procedimento;
- branqueadores ópticos fazem parte do sabão em pó e são corantes luminescentes. Partículas de branqueador óptico depositam-se no tecido sem prejudicar sua estrutura e refletem grande quantidade de luz. Este fenômeno óptico cria a aparência de uma cor branca mais clara e brilhante.
O preço do oxigênio e dos alvejantes ópticos é mais alto do que o dos remédios populares e dos alvejantes químicos. No entanto, a qualidade do clareamento também difere significativamente para melhor.
Métodos alternativos
A lavagem a seco profissional possui um grande número de produtos e tecnologias especiais para cada tipo de mancha e irá lidar perfeitamente com quase qualquer mancha.
Entrar em contato com a lavagem a seco é racional nos seguintes casos:
- com base em crenças pessoais de que os profissionais proporcionarão a limpeza mais eficaz;
- quando meios suaves, como alvejante de oxigênio, sal-gema e sabão em pó, não ajudam a lidar com a contaminação, e outros remédios populares levantam dúvidas (por exemplo, o permanganato de potássio ou o verde brilhante se dissolverão até ficarem homogêneos ou as manchas permanecerão);
- a cortina é cara e os experimentos não são apropriados.
Dicas e truques para branquear cortinas
Com exceção do branqueamento e fervura com amônia, a água para lavagem e branqueamento de cortinas deve estar em torno de 30°C. Ultrapassar excessivamente a temperatura piorará o problema de manchas e amarelecimento, em vez de resolvê-lo.
A eficácia dos remédios populares é muitas vezes maior para manchas recém-formadas: manchas persistentes são difíceis de remover em casa e às vezes impossíveis. Portanto, use remédios populares suaves, como sal de cozinha e sabão em pó, toda vez que você se lavar.
Uma colher de sopa de vinagre com concentração não superior a 9% durante a lavagem dará brilho às cortinas, refrescando-as visualmente.