Como e com que branquear cortinas em casa

Janelas lindamente projetadas adicionam completude e estilo ao ambiente. Mas só se o tule da janela mantiver a brancura e a sensação de frescura. Infelizmente, sob a influência do sol, bem como devido à poeira e outros contaminantes, as cortinas muitas vezes adquirem uma tonalidade acinzentada ou amarelada. Não revise imediatamente seu orçamento para alocar fundos para novas decorações de janelas. O tule pode ser branqueado, devolvendo-o à sua brancura original.

Métodos para branquear cortinas


Existem várias maneiras de ajudar a deixar o tule branco como a neve novamente. Tanto lavar as mãos quanto usar uma máquina de lavar dão bons resultados. Como sabão em pó, você pode usar não apenas detergentes sintéticos, mas também métodos populares comprovados. Muitas donas de casa já escolheram “seu” produto, eficaz e confiável.

Importante! Antes de branquear, você deve primeiro sacudir bem o tecido para remover a poeira.O branqueamento de tecidos empoeirados será irregular e aparecerão manchas nas cortinas.

Se você ainda não experimentou descolorir as cortinas em casa, lhe diremos como fazê-lo para que fique satisfeito com os resultados.

Branqueando cortinas na máquina de lavar


O tecido fino e delicado, utilizado para costurar cortinas de tule, não exclui o uso de máquina de lavar para lavá-las e branqueá-las. Para que o procedimento devolva a brancura sem danificar o tecido, é necessário escolher o modo e o detergente corretos.

Pré-imersão

O resultado da lavagem não irá decepcionar se as cortinas forem pré-embebidas. Primeiro, sacuda bem a poeira das cortinas. Em seguida, eles são imersos em uma tigela com água morna e sabão e deixados por várias horas ou durante a noite.

Modo

Após a imersão, o tule pode ser lavado. Para tecidos delicados, apenas um ciclo de lavagem delicado com temperatura mínima (30°), enxágue duplo e baixo número de rotações (400) é adequado.

Importante! Para evitar vincos no material e facilitar o alisamento, é necessário enrolar o tule com cuidado antes de colocá-lo no tambor da máquina de lavar.

Produtos químicos

Um ponto importante para alcançar resultados é a escolha do detergente. Você pode usar qualquer produto químico adequado para o seu carro, mas somente se uma condição for atendida: a substância não deve conter cloro. Neste caso, a lavagem pode limpar o material sem danificá-lo.

Clareamento manual

Você também pode lavar o tule à mão. Se você escolher o produto certo, isso é fácil de fazer. Não apenas sintéticos especiais são adequados para isso, mas também substâncias simples que toda dona de casa possui.

Remédios simples

Sal

O sal de cozinha pode branquear bem vários materiais, por isso donas de casa experientes costumam usá-lo ao lavar roupa. O sal também não prejudica o delicado tecido das cortinas das janelas se for devidamente diluído em água morna. Proporções da solução: sal – 1–2 colheres de sopa. eu., água – 5 litros. As cortinas são imersas em água com sal e deixadas por 0,5 horas. Não esfregue o tecido, você pode virá-lo com cuidado, tentando manter todo o material debaixo d'água. Em seguida, as cortinas são enxaguadas em água fria e secas.

Azul

Um enxágue em água azul fará com que as cortinas voltem à brancura anterior.

Importante! Ao usar o azul, as cortinas são lavadas primeiro. O material azulado que não foi lavado pode deixar manchas.

As cortinas lavadas podem ser enxaguadas em uma solução especial. Despeje o azul (1 tampa) em água fria (8–10 l) e mexa bem até que a água fique azul. Mergulhe as cortinas em água e enxágue-as bem. Depois disso, resta secar o tule e pendurá-lo nas janelas.

Peróxido de hidrogênio e amônia

Em muitos kits de primeiros socorros você encontrará um desinfetante como o peróxido de hidrogênio. Também pode ser usado com sucesso para fins domésticos, para branquear cortinas. O peróxido é especialmente eficaz em combinação com amônia. Método de uso dos medicamentos: adicionar peróxido (2 colheres de sopa) e amônia (1 colher de sopa) a 5 litros de água fria. Tudo é mexido até ficar homogêneo, após o que o tule é mergulhado na solução. Após o tecido estar totalmente imerso no líquido, o material é guardado por meia hora. Durante esse tempo, o tecido branqueia, só falta enxaguar.

Zelenka


Outro remédio do kit de primeiros socorros é uma solução de verde brilhante. A tinta verde também fará bem o trabalho e deixará as cortinas brancas como a neve.Você deve ter cuidado ao cultivar verduras. Primeiramente, a substância é diluída em uma pequena quantidade de água: 10 a 15 gotas de verde brilhante são suficientes para 1 copo. Misture bem as verduras e a água e deixe o copo por 5 a 10 minutos para verificar se aparece sedimento no líquido.

Importante! Se as gotas de verde brilhante não se dissolverem completamente durante a agitação inicial, é necessário mexer o líquido novamente ou coar.

Um copo com vegetação completamente dissolvida é adicionado a um recipiente de lavagem (bacia, balde) com uma quantidade suficiente (8–10 l) de água morna e mexido novamente. Agora as cortinas, que devem ser pré-lavadas, ficam imersas no líquido verde. Não há necessidade de deixar o tecido na solução verde por muito tempo, 3-5 minutos são suficientes. Durante este tempo, será útil virar cuidadosamente o material várias vezes. Ao usar tinta verde, não é necessário enxágue adicional das cortinas.

Armazenar produtos

A indústria moderna produz diversos produtos sintéticos que podem ser usados ​​para branquear cortinas de tule.

Alvejantes

Na hora de escolher um alvejante, é preciso estar atento à sua composição e propriedades. O uso de substâncias que contenham cloro não é recomendado: podem causar desgaste rápido do delicado material. Mas o uso de alvejante oxigenado fará com que o material volte à cor branca e ao mesmo tempo não prejudicará a estrutura do tecido. Um bom resultado será alcançado com o uso de branqueador óptico.

Importante! O branqueador óptico não é recomendado para tecidos estampados; é mais adequado para materiais lisos.

O método de uso de alvejantes é simples. O branqueamento pode ser combinado com a lavagem.Neste caso, a lixívia é adicionada à máquina, tal como o detergente, apenas num compartimento diferente. Ou você pode diluir água sanitária em água e molhar a cortina lavada. Em qualquer caso, você deve seguir rigorosamente as instruções de uso de uma determinada substância. Desta forma, você pode restaurar com segurança o frescor do tecido.

Branco


A brancura é o único alvejante confiável para a geração mais velha. Claro, você pode preservar as tradições e usar esta composição hoje. A brancura é confiável e resiste a qualquer sujeira e manchas. Porém, ao escolher este produto, lembre-se: ao remover manchas do tecido, a brancura tem um efeito destrutivo na estrutura dos materiais. O tule delicado não conseguirá interagir com a brancura, permanecendo inalterado. Qualquer ação descuidada ou leve tensão levará à ruptura da estrutura danificada pela brancura.

Importante! Se você decidir usar alvejante para clarear, não use constantemente. Uma única aplicação de branco será ideal para o tecido.

Removedores de manchas

Para devolver às cortinas de tule a aparência branca como a neve, você também pode usar um dos tira-manchas modernos. Essas composições são projetadas para remover manchas e sujeira de diversos tecidos, inclusive tule. Esses produtos químicos devem ser utilizados estritamente de acordo com as instruções da substância específica. Ao remover manchas, os removedores de manchas são aplicados apenas nas áreas problemáticas e, em seguida, toda a cortina é lavada. Você também pode alvejar com um removedor de manchas. Neste caso, a substância deve ser adicionada à água em que o tecido será embebido. Após imersão e posterior lavagem, o tule ficará visivelmente mais branco.

Recomendações para branquear diferentes tecidos


Os designers de interiores recomendam o uso de diferentes tecidos para decoração de janelas. Cuidar de diversos materiais em casa tem suas nuances.

  • Os tecidos de náilon podem ser bem branqueados com sabão verde, sal, azul e sabão em pó dissolvido em água. Água quente não é recomendada para nylon; a temperatura ideal não deve ser superior a 30°; é possível lavar à mão e à máquina.
  • Os tecidos de seda e chiffon preferem lavar à mão. Para o branqueamento o melhor é adicionar sal à água, pode-se misturar com sabão em pó.
  • Os tecidos de algodão respondem bem à lavagem na máquina, você também pode molhá-los e lavá-los à mão com adição de água oxigenada e amônia.
  • É melhor branquear os tecidos de organza com produtos simples (sal, verde brilhante, azul), que são adicionados à água morna (não superior a 30°). Removedores de manchas e brancura não são recomendados.

O cuidado oportuno e o cuidado de um produto comprovado ajudarão suas cortinas a ficarem brancas como a neve durante todo o ano!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano