Pérgula o que é isso?

PérgolaPergola é traduzido do italiano como dossel ou extensão. Inicialmente, tal edifício foi inventado para apoiar vinhas na ensolarada Itália.

Mais tarde, as pessoas perceberam a conveniência desse projeto e começaram a usá-lo para outras trepadeiras. Atualmente, a pérgula é especialmente popular em projetos paisagísticos.

É uma estrutura arquitetônica composta por pilares, colunas e arcos. A pérgula não tem telhado, esta é a sua principal diferença em relação ao mirante. Em vez de uma cobertura que protege das intempéries, o produto possui uma cobertura composta por vigas transversais e longitudinais. Esses blocos de treliça permitem a passagem da luz solar e da chuva. Na maioria das vezes, esses edifícios estão entrelaçados com várias plantas, o que acaba criando uma bela composição de jardim.

Este design tem vários propósitos:

  • Suporte para trepadeiras.
  • Proteção contra luz solar direta em clima quente.
  • O dossel verde servirá como guarda-chuva contra a luz solar direta, mas a luz difusa dentro da pérgula será suficiente.
  • Decoração do terreno do jardim.
  • Área de estar externa

Aqui você pode sentar-se confortavelmente em uma cadeira confortável com um livro ou organizar reuniões com convidados tomando xícaras de chá.

Tipos

O produto vem em vários tipos. Será construído como um edifício separado no seu terreno ou como uma extensão de outro edifício, por exemplo, para um terraço.

Pérgula em paisagismo

Pergolado no quintalOcupa uma boa posição no paisagismo. Com a ajuda desta estrutura, você pode mudar a ênfase do jardim na direção certa. Você pode cobrir qualquer objeto com ele.

Ou, pelo contrário, focar nisso, por exemplo, encaixar uma pérgula na composição do portão de entrada. Você pode desenhá-lo em forma de corredor verde, nas laterais haverá uma sebe de madressilva, e o topo em forma de arco também será entrelaçado com trepadeiras.

O produto irá ajudá-lo no zoneamento do seu site. Será fácil dividir o terreno ajardinado em parque infantil, zona de lazer, zona de churrasco ou fazer uma pérgula adjacente à casa para estacionar um carro pessoal em forma de cobertura.

Vantagens e desvantagens

As vantagens incluem a leveza do design. A leveza não é alcançada através do peso da estrutura, mas através da criação de leveza, como resultado do pequeno uso de material de construção. O principal componente do tipo pergolado é a cobertura verde, que deve cobrir toda a área da edificação.

As desvantagens incluem a incapacidade de protegê-lo das intempéries. As paredes vivas das plantas não protegem da chuva ou do vento.

Ela também exigirá seu monitoramento constante de seus cuidados. Qualquer que seja o tipo de material que você escolher (iremos considerá-los a seguir), cada um deles precisará de controle se você quiser que a construção dure muito tempo e ao mesmo tempo tenha uma aparência decente.

Hoje em dia, as pessoas são ilimitadas na escolha de materiais para a construção de edifícios. Isto também se aplica a pérgulas. Você pode fazer com qualquer material que você goste e com o qual se sinta confortável.

Pérgula com arcoModelos de madeira são bastante comuns em lojas de paisagismo. Eles parecem naturais e naturais em áreas ajardinadas. Certifique-se de tratar as pérgolas de madeira contra insetos em toda a superfície. Eles podem se instalar na estrutura da árvore, prejudicando a vista e destruindo a estrutura.

Também é recomendado revestir tal edifício com verniz, que protegerá a superfície da umidade. O modelo de madeira pode ser adquirido desmontado e montado você mesmo. Ou, inicialmente, crie você mesmo um design e faça seu próprio produto que se adapte ao estilo do interior do seu jardim.

Pérgulas forjadas ficam bem e impressionantes nas exibições de jardim dos proprietários. Mas será impossível fazer tal produto sozinho, sem habilidades especiais de forjamento.

Pérgulas de metal são difíceis de fazer e parecem leves e elegantes. Mais um problema - é muito peso, que deve ter uma base confiável. Deve ser protegido da corrosão cobrindo-o com um agente especial.

Pérgulas feitas de pedras ou tijolos parecem muito maciças e volumosas. É melhor colocar esses edifícios em grandes terrenos ajardinados, onde não atrairão toda a atenção.

As pérgolas de plástico são muito baratas, mas também têm a vida útil mais curta. No inverno, eles podem rachar por causa da geada ou de muita neve. No verão podem desbotar (isso pode ser corrigido com tinta).

Também existe a opção de produtos combinados feitos de vários materiais ao mesmo tempo. As combinações mais comuns são madeira e pedra ou madeira e metal.

Atenção! Independentemente da escolha do material, lembre-se que sua pérgula deve suportar o grande peso das plantas vivas. Deve ser forte e estável.

Existem muitos modelos, mas os principais são:

  • a versão clássica reta é uma caixa oca com ângulos de 90 graus ou com arcos em forma de teto.
  • opção de ventilador. Quando a viseira diverge de um ponto em diferentes direções em forma de leque.
  • arredondados, possuem paredes com convexidades horizontais ou verticais.
  • uma pérgula quebrada apresenta diversas quebras em sua estrutura.

Importante! O produto deve ser resistente a rajadas de vento. Preste muita atenção ao fortalecimento do edifício.

Qual pérgula é melhor escolher

Pérgula de madeiraA escolha do produto para o seu terreno depende apenas da sua visão pessoal desta construção no local.

Aqui vale a pena levar em consideração o estilo de construção e seu tamanho, sua aparência e caráter. Defina a finalidade da pérgula. Selecione o material desejado. Avalie suas capacidades financeiras. Todos estes critérios devem levá-lo a escolher a pérgula ideal para o seu jardim.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano