Existe a crença de que cortinas escuras fechadas nas janelas durante o dia desencorajam a felicidade pessoal. Mas se a luz entrar em um ambiente, não só é benéfica para a energia da casa, mas também atrai boa sorte, amor e deixa as pessoas felizes. Talvez seja por isso que não há cortinas nas janelas na Holanda? Ou eles estão apenas economizando nas cortinas?
Diferentes países têm tradições e características próprias. A Holanda não é exceção. Aqui É costume não pendurar cortinas nas janelas. Existem vários motivos para esse costume:
- histórico;
- econômico;
- político.
Por que os holandeses recusam cortinas por princípio?
O interesse dos holandeses pela vida pessoal dos seus vizinhos, conhecidos e pessoas que simplesmente os rodeiam não tem nada a ver com simples curiosidade. Mais provável, esta é uma mentalidade e uma posição de princípio na vida, indiferença a tudo o que os rodeia.
Os moradores locais acreditam que as cortinas não precisam ser penduradaspara tranquilidade, prevenção e prevenção de ações ilegais. Moradores da Holanda brincam que para cada morador existe praticamente um “policial” entre os vizinhos. A população local está atenta à manutenção da ordem e ao cumprimento cuidadoso das regras e normas de comportamento estabelecidas.
É por isso que aqui não fecham a cortina, falam: “olha, olha, não temos nada a esconder. Tudo conosco é ordenado, nobre e de acordo com a lei.”
Como a tradição começou
A história deste costume remonta a do século XVI. O rei nomeou o cruel Fernando Alvarez de Tolero, terceiro duque de Alba, como vice-rei local. Durante o seu curto reinado de quatro anos nos Países Baixos espanhóis, mais de 18.000 cidadãos comuns foram executados. Entre as muitas proibições estava o tabu das janelas fechadas. O duque tinha medo de associações secretas de habitantes da cidade e de reuniões não autorizadas. E graças às janelas abertas, isso pode ser evitado.
Depois de algum tempo, o rei da Espanha chamou Alba de volta da Holanda. Uma revolução aconteceu, o povo venceu.
No entanto, a ordem sobre “janelas abertas” conquistou a população da cidade. Eles transformaram isso em uma tradição que significava “não temos nada a esconder, vivemos em retidão como cristãos”.
Foi assim que surgiu no país essa característica brilhante e inusitada, que deixa aos visitantes uma impressão incrível da Holanda.
Olhar pelas janelas de outras pessoas não é o jeito holandês!
IMPORTANTE! Os holandeses têm outra tradição igualmente maravilhosa. Eles nunca olham pelas janelas abertas de outras pessoas!
Espiar através do vidro é considerado indecente e equivale a grosseria e falta de educação.. É como espionar alguém no banheiro ou pelo buraco da fechadura. Os residentes locais são bem-educados e valorizam muito o espaço pessoal. Eles Eles estão ocupados com suas próprias vidas e invadir a vida de outra pessoa é falta de educação para eles.
Os turistas ficam um pouco chocados com esta “abertura”.Afinal, via de regra, outras nações, ao contrário, constroem suas casas atrás de cercas. Existe até uma expressão “Minha casa é meu castelo”. No entanto, é esta tradição que confere às cidades holandesas e aos seus habitantes um aspecto incomparável e especial.
Isto é interessante! Ressalta-se que as janelas das casas locais costumam ser grandes, cobrindo toda a parede, algumas chegando até ao chão. Passando, você pode realmente ver a vida de outra pessoa.
Mas uma boa educação e um sentido de tato, juntamente com o medo de invadir o espaço pessoal, dão aos moradores da cidade uma sensação de segurança em sua própria casa.
Você poderia viver com a abertura holandesa para todos?