As cortinas da sala servem não apenas como decoração, mas também protegem da luz solar caso não seja necessária.
Ao ouvir a palavra “cortinas”, muitas pessoas imediatamente associam tecidos maciços e pesados. Porém, também podem ser usados tecidos mais leves – algodão, linho, viscose, etc.
O método de bainha dependerá da qualidade do material. A seguir consideraremos os recursos de cada método com mais detalhes.
Como e com o que fazer a bainha?
As cortinas têm bainha para dar ao produto um aspecto completo e esteticamente atraente, bem como para ajustar o comprimento. Antes de escolher o método de bainha, é necessário decantar o tecido, ou seja, realizar um tratamento termo-úmido. Isso é necessário para evitar diversas surpresas após a lavagem, pois todos os tecidos encolhem, em maior ou menor grau.
Para fazer isso, coloque o material em água morna por alguns minutos, depois aperte suavemente e pendure. Não há necessidade de esperar até que esteja completamente seco. Passe o tecido levemente úmido.
Atenção! Este tratamento não é adequado para veludo, veludo, pelúcia, natural sedas. Basta passá-los levemente com um ferro de passar.
Como você pode fazer a bainha das cortinas se decidir fazer isso sozinho? Você deve sempre considerar primeiro se tem ou não uma máquina de costura em casa. Se estiver faltando, existem várias maneiras de fazer a bainha das cortinas sem máquina.
Você pode facilmente fazer a bainha à mão usando uma costura oculta, o principal é combinar os fios. Então o produto acabado terá uma aparência atraente e não será pior do que a versão final de fábrica. Este método é simples, mas requer um pouco de habilidade e paciência.
Com uma máquina tudo fica muito mais fácil e rápido. As cortinas são bainhadas com ponto reto regular. E em todos os casos de processamento, é preciso lembrar que a bainha deve ser dupla para tecidos leves e simples para tecidos densos.
A largura da bainha pode ser de 8 a 15 cm, às vezes mais. Isso é necessário para que as cortinas não formem ondas quando suspensas. Se o material for leve, pesos adicionais serão colocados dentro.
Métodos adicionais de bainha
Acima estão exemplos dos métodos de bainha mais comuns. No entanto, a fita polarizada também pode ser usada para esses fins. Embora essas cortinas sejam raras, em alguns casos podem ser a melhor opção.
A fita polarizada é vendida nas lojas, mas você mesmo pode fazer. O principal é que o acabamento combine lindamente com o tecido das cortinas. Primeiro, o comprimento do tecido é medido e o excesso é cortado. O rebordo é dobrado ao meio, as orlas da cortina são colocadas no interior, fixadas com alfinetes e cosidas.
Como encurtar sem cortar?
Outra forma de fazer a bainha das cortinas sem máquina e sem cortá-las é usar um material adesivo especial, a teia de aranha. Este método não é adequado para tecidos que não são recomendados para engomar a altas temperaturas. Você pode comprar teias de aranha em forma de tela ou de fita. Este último é mais conveniente, pois a tela deverá ser cortada em tiras.
Etapas do trabalho com fita adesiva:
- o tecido é dobrado na distância necessária;
- a costura deve ser passada com cuidado;
- depois disso, coloque uma fita entre as duas camadas;
- fixe cada seção, parando um pouco no lugar e pressionando levemente o ferro contra o tecido.
Atenção! Se você usar material denso e pesado para cortinas, para uma colagem mais forte, você precisará usar duas fileiras de tela paralelas uma à outra.
As donas de casa nem sempre aprovam esse método, pois após a lavagem a costura pode desmoronar. Depende muito da qualidade da fita da web.
A dona de casa decide como fazer a bainha das cortinas quando o tecido já foi comprado. Você pode comparar mentalmente um ou outro efeito de processamento com o interior ou outras características específicas da sala. Nos tecidos de cores claras, as donas de casa nem sempre gostam de costuras, então colam ou costuram à mão. É importante conseguir uma coisa - integridade, precisão e atratividade. E você pode escolher qualquer método para isso!