As persianas enroláveis são usadas em residências, escritórios, garagens, armazéns e similares.
Eles são feitos de uma variedade de materiais, possuem diferentes sistemas de controle, mas concordam em uma coisa - são fáceis de usar e combinam diversas funções.
As persianas enroláveis são projetadas para proteger as instalações. São utilizados em diversos casos: como proteção de janelas, como portas de garagens e contentores comerciais, para cobrir montras de lojas fora do horário de trabalho, até para dividir um escritório em secções.
Eles podem ter aparências diferentes, fazendo com que se encaixem muito bem em qualquer interior. Não precisa ser um design retangular padrão, eles podem ser feitos sob medida para caber em orifícios de formato irregular. É fornecida uma caixa especial para persianas enroladas para que não prejudiquem a aparência do ambiente. Você pode até esconder esta caixa dentro da parede.
Importante! As persianas enroláveis dividem-se em elétricas e mecânicas, dependendo do sistema de enrolamento.
Eles são feitos principalmente de metal, mas também existem versões de plástico.As persianas enroláveis executam várias funções ao mesmo tempo. Eles decoram o ambiente, protegem contra a entrada de estranhos, podem cobrir o excesso de luz e, com o advento das novas tecnologias, ajudam no isolamento térmico.
As persianas consistem em quatro partes: a própria tela, o mecanismo de controle, guias e elementos de controle. A instalação é possível em qualquer fase da construção. Ao contrário das barras nas janelas, as persianas evitam que os vândalos quebrem os vidros.
Muitas vezes, os vândalos pintam grafites em persianas. Nesse caso, é melhor retirar a tinta imediatamente, mas se por algum motivo a desgraça for percebida depois de alguns dias, também há uma saída.
Ao remover tinta, você precisa cuidar de sua própria segurança - use luvas e máscara protetora. Depois disso, é necessário aplicar o líquido solvente sobre o padrão indesejado com movimentos suaves, tentando não tocar no próprio tecido da persiana. O líquido deve permanecer ali por cerca de 5 a 10 minutos.
Depois disso, você pode remover a tinta com um pano macio. É melhor remover a tinta das fissuras tecnológicas após concluir a limpeza principal com um pincel fino embebido em solvente.
Se o desenho estiver completamente novo, uma limpeza rápida com aguarrás ou qualquer outro solvente de construção será suficiente. Se a tinta já estiver velha, será necessário usar um solvente especial “Removendo Tinta Velha”. Não corrói a pintura das persianas, mas remove muito bem os desenhos com lata de spray.
Para desmontar você precisa se preparar. Se forem elétricos, primeiro é necessário desconectá-los da rede.No caso de persianas mecânicas, as principais dificuldades serão a remoção da moldura, pois a moldura juntamente com a tela são muito pesadas.
A desmontagem começa enrolando a lona em uma caixa e, em seguida, desconectando as chaves fim de curso do eixo. Se o controle for manual, primeiro remova os fechos do controle com uma chave de fenda e, em seguida, use uma chave para remover os fechos da caixa. No final, as guias são desmontadas. Se as persianas forem elétricas, é necessário desconectar as persianas do comando principal, enrolar o cabo e desmontar com calma a caixa e as guias da maneira já indicada.
Martelo, chaves de fenda, chaves inglesas de vários diâmetros, luvas de proteção. Informações mais detalhadas podem ser encontradas nas instruções das persianas.
Existem várias avarias comuns em persianas que você mesmo pode consertar.
Se objetos estranhos ou sujeira se acumularem nas guias, as lâminas podem ficar deformadas ou cair das ranhuras. Neste caso, pode ser necessária uma substituição completa da tela, mas na maioria dos casos basta passar pela tela e substituir as lamelas deformadas.
Se esta avaria não for corrigida imediatamente, leva à deformação das guias, bloqueadores e fechadura. Neste caso, apenas a substituição da peça danificada ajudará.
Quando objetos pesados caem de cima, geralmente ocorre deformação da própria caixa. A tela não se move ou não funciona corretamente. Dependendo da extensão do dano, é necessário substituir a caixa ou endireitá-la. A deformação das guias também é possível, o reparo é o mesmo.
Às vezes, os plugues laterais da tela caem. Neste caso, a lâmina emperra imediatamente nas guias.É necessário não só substituir os bujões, mas também remontar completamente a lâmina, não há outra forma de retirá-la das guias.
As persianas elétricas podem ter problemas com o fornecimento de energia. Isso pode ser percebido porque o mecanismo para de responder aos comandos ou os executa incorretamente. Neste caso, é necessário substituir os fusíveis ou fios.
Para consertar persianas, dependendo da avaria, você pode precisar de chaves de fenda, um martelo, uma marreta, um conjunto de parafusos e porcas dimensionados e peças sobressalentes adicionais.
Normalmente, as persianas elétricas possuem um mecanismo manual de backup para tais casos. Se não for fornecido, você precisa ir até a caixa e separar os interruptores de limite. Então o único problema será o peso da própria tela. Normalmente na versão elétrica é bastante pesado, mas o mecanismo inercial irá ajudá-lo a levantá-lo.
Importante! Durante a abertura manual das persianas, o mecanismo deve ser desligado da rede elétrica.
Antes de instalar as persianas, é necessário selecionar com precisão o local e fazer furos para os cabos de alimentação. Depois disso, é necessário conectar a unidade de potência e o interruptor de parede, ajustar os fins de curso que movem diretamente o eixo e verificar o funcionamento do sistema.
Geralmente há locais na caixa da persiana para prender os fios em excesso, portanto não há necessidade de tentar guardá-la. Para colocar os cabos de alimentação, normalmente é feito um furo com diâmetro de cerca de 12 mm, o que é suficiente. Antes de instalar persianas é necessário consultar as instruções, que geralmente indicam os tipos de cabos, todos os códigos de cores e diagramas de conexão.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário certificar-se de que, ao fazer furos técnicos, nenhum outro cabo na parede será afetado. Todas as conexões devem ser somente terminais, com proteção adicional com suportes. Todo o sistema deve ser conectado à rede elétrica após a montagem completa.
Ao tentar abrir persianas elétricas sem chave, certifique-se de que elas estejam desconectadas. Os mecânicos geralmente são equipados com um mecanismo de inércia por mola. Portanto, ao tentar abri-lo sem chave, é necessário segurar a lâmina pelos batentes especiais e em hipótese alguma apoiar a palma da mão na lâmina. As fechaduras podem ser abertas sem chave apenas por dentro, desaparafusando os fechos. Em seguida, a trava deve ser afrouxada com cuidado na ranhura até permitir a retirada de ambos os parafusos.
Para abrir persianas elétricas sem chave, é necessário desmontar a caixa, desconectar os fins de curso e puxar as pontas das molas para fora dos orifícios do eixo.
A montagem das persianas depende do seu tipo. A caixa pode ser montada fora ou dentro da abertura.
Se a caixa for instalada por cima, é preferível utilizar buchas, âncoras de expansão e outros fixadores deste tipo. Para instalação interna, devem ser utilizadas âncoras de expansão. Se houver estruturas metálicas, é necessário utilizar parafusos auto-roscantes; estruturas de madeira necessitam de pinos passantes. Elementos adicionais são sempre fixados com parafusos auto-roscantes.
Para fixar persianas e seus elementos, você precisará de uma chave de fenda, furadeira, furadeira, alicate, martelo, marcador, fita métrica, chaves de fenda, pistola de rebite, chave de fenda indicadora, escada e selante.
Em primeiro lugar, o mecanismo inercial da mola requer ajuste. Embora as instruções recomendem calcular a resistência deste mecanismo usando uma tabela especial, é melhor fazer isso visualmente. É necessário aparafusar várias vezes a mola no eixo, fixar a tela no lugar e, segurando-a com a mão ao levantá-la, certificar-se de que seus batentes inferiores fiquem encostados na borda da caixa. Depois de receber o resultado, ajuste o número de meadas de acordo - enrole ou afrouxe.
Em persianas mecânicas sem mecanismo de mola inercial, o ajuste é simples. Consiste no número de voltas da lâmina ao redor do eixo. O ajuste é feito abrindo e fechando a persiana até atingir o comprimento desejado. Se a tela não atingir a borda da abertura, são adicionadas lamelas; se sobrepor, as lamelas são removidas.
As persianas elétricas são ajustadas encurtando ou aumentando a duração da rotação do eixo. Este indicador é ajustado pela localização dos interruptores de limite. A posição dos interruptores é ajustada com uma chave de fenda comum, que é usada para apertar os parafusos.
De acordo com a sua finalidade, as persianas são divididas em portas de garagem, que utilizam perfis largos mais duráveis, persianas para portas e janelas e grades de proteção com perfurações. As portas de garagem são normalmente utilizadas em garagens, áreas de armazenamento, pontos de venda e similares. Persianas enroláveis para portas e janelas também podem ser usadas para proteger um telhado de vidro das intempéries. As grelhas de proteção perfuradas têm principalmente uma função estética, sendo utilizadas não só no exterior, mas também no interior.
Na hora de escolher as persianas é necessário decidir a sua finalidade, medir a abertura e escolher o tipo de instalação. A maneira mais fácil é instalar a caixa da persiana fora da abertura, mas isso a torna um alvo fácil para vândalos. Por isso, costumam optar por instalar a caixa dentro do talude. A instalação suspensa é adequada para edifícios residenciais e garagens privadas já em utilização. Onde a segurança e a proteção contra intrusões são fundamentais, é melhor escolher a opção integrada.
As ripas para cortinas de enrolar podem ser feitas de diferentes perfis. Para propriedades privadas, geralmente são adquiridos perfis leves de alumínio. Os pontos de venda e outras instalações semelhantes requerem estruturas anti-vandalismo reforçadas.
A escolha do controle depende do peso da própria tela. Um cabo inercial é adequado para até 10 kg, mecanismos de engrenagem e cardan são adequados para até 30 kg, então vale a pena adquirir um acionamento inercial por mola.
Com acionamento mecânico, geralmente é escolhida uma fechadura de trava, mas nas versões elétricas geralmente são utilizadas fechaduras elétricas especiais e fechaduras superiores. A segunda opção é mais confiável.
Importante! Deve ser lembrado que cortar você mesmo as persianas na largura levará à perda da garantia e à possível quebra do mecanismo de inércia da mola.
A lâmina da persiana, o eixo e a tampa protetora precisam ser encurtados. O primeiro passo é desconectar a lâmina do eixo e retirar os bujões laterais. Depois disso, a tela é dividida em lamelas separadas e, por meio de uma esmerilhadeira, encurtada até o comprimento desejado. Em seguida, a tela é remontada e os tampões laterais são instalados. A caixa é desmontada, o eixo é retirado, que é cortado no mesmo comprimento com uma esmerilhadeira.É necessário desparafusar uma tampa lateral da caixa protetora, depois encurtar a caixa da mesma forma, fazer novos furos para fixar a tampa lateral e parafusar novamente. Junte todo o sistema.
As persianas são encurtadas se você cometer um erro com a largura da abertura ao fazer o pedido. Também é possível movê-lo para um novo local onde a largura da abertura seja menor que a anterior.
Para encurtar a persiana, você precisará de uma esmerilhadeira, chaves de fenda, um conjunto de chaves, uma fita métrica, um marcador e dispositivos de proteção.
As persianas enroláveis são muito cómodas para quem se preocupa com a sua própria segurança, pretende poupar energia eléctrica e decorar o interior. Existem muitos tipos diferentes de persianas para todos os gostos. Além disso, este tipo de estruturas de proteção pode ser instalada, configurada e ajustada de forma independente.