As persianas enroláveis são análogas às persianas antigas. Porém, o design moderno foi aprimorado e é utilizado para aberturas de janelas, portas e portões. São compactos, fáceis de limpar e manter.
Este mecanismo executa uma série de funções:
- proteção contra radiação ultravioleta e solar, fatores ambientais;
- proteção contra ladrões;
- isolamento acústico e térmico;
- elemento de decoração da fachada de um edifício.
Tipos de persianas
As persianas enroláveis têm uma classe de resistência contra roubo de P1-P7. Os modelos com classes P1-P2 são protegidos de fatores externos e ruídos, além de possuírem perfil isolado. Dispositivos da classe P3 e superior possuem uma função adicional de proteção contra roubo, quanto maior a classe, maior o nível de proteção do produto (modelos com nível de proteção P6-7 possuem revestimento blindado).
Dependendo da finalidade, distinguem-se os seguintes tipos de persianas:
- grades de proteção com diversas aberturas – amplamente utilizado em residências particulares, escritórios, restaurantes e estacionamentos. Eles apresentam um design elegante.
- garagem – feito de um perfil largo e durável.
- persianas de enrolar para janelas e portas – têm muitas variações de cor e material,
Tipos de controle de persiana
As persianas podem ser controladas de várias maneiras: mecânicas e automáticas. O tipo mecânico é a solução ideal para um orçamento pequeno e uma solução simples. Este design é prático e menos suscetível a vários tipos de avarias. Ao contrário do automático, este mecanismo não depende da presença de eletricidade e picos de energia.
O mecanismo de controle manual para cortinas de enrolar possui diversas variedades:
- O mecanismo cardan foi projetado para estruturas com peso inferior a 36 kg. O manípulo cardan é a base para o comando das persianas. O sistema tem a capacidade de instalar uma trava superior.
- O acionamento por correia é o mecanismo com melhor custo-benefício, é instalado em persianas de alumínio com peso de até 15 kg. O controle é feito por meio de uma fita fixada em uma polia no eixo de um lado e na extremidade livre dentro da sala. Para levantar ou abaixar a persiana, é necessário puxar a fita.
- O sistema mola-inercial suporta peso de lamelas de até 80 kg e é ajustado por meio de alças especiais instaladas na parte inferior da lâmina.
- O redutor de cabo foi concebido para cortinas de enrolar com peso aproximado de 100 kg. A lâmina é controlada alterando o nível de tensão do cabo, que é conectado ao eixo cardan por meio de uma mola e uma alça especial.
O mecanismo eletrônico é instalado dentro do eixo octogonal. Dependendo do peso das lamelas, velocidade de rotação e consumo de energia, elas são divididas:
- O controle de rádio é realizado por um controle remoto especial, transmitindo um sinal por um canal de rádio.
- O controle do drive pode ser realizado usando vários interruptores.
- Grupo – o controle é realizado por um controle remoto especial até 4 motores simultaneamente.
De que são feitas as persianas?
A estrutura consiste em:
- guias ao longo das quais a teia se move;
- tela, que é visualmente semelhante às persianas, mas muito mais resistente (material de fabricação - alumínio, aço);
- uma caixa especial que protege o mecanismo de influências externas;
- um eixo de aço galvanizado no qual é enrolado o tecido da persiana.
O material mais popular para fazer venezianas é o alumínio. Este material possui propriedades leves, de alto ruído e de isolamento térmico. Devido ao seu peso leve, são utilizados em modelos mecânicos. Sua desvantagem é a resistência insuficiente do alumínio, que pode deformar com o tempo. Uma alternativa a esse produto são as ripas de aço duráveis e confiáveis. Eles podem ser usados para aberturas de qualquer tamanho.
A construção em alumínio é dividida em 3 tipos dependendo do tipo de perfil:
- O perfil treliçado garante segurança e também proporciona visibilidade do ambiente. Utilizado em shopping centers ou boutiques;
- Totalmente tensionado - possui maior resistência, a principal função deste projeto é a proteção contra roubo;
- O perfil com enchimento de espuma é leve, as principais funções são o isolamento acústico e acústico. Os indicadores de resistência a roubos são baixos.
Quais persianas são melhores?
Com base no material, as persianas de alumínio são inferiores às de aço em termos de resistência e resistência ao roubo. Ao mesmo tempo, atendem aos requisitos de segurança, são muito mais baratos, mais leves e mais simples de instalar.Este tipo de persiana será a solução ideal para uma casa, escritório ou loja.
Pelo tipo de controle, as persianas automáticas facilitam muito a vida do proprietário. A vantagem de um acionamento automático é a capacidade de controlá-lo de qualquer lugar dentro e fora de casa. Para estruturas pesadas, o acionamento manual é inconveniente.
Quando se trata de instalação, o método integrado oferece proteção adicional contra ladrões. Uma caixa protetora embutida em uma abertura é muito mais difícil de quebrar do que persianas instaladas externamente.
Outra característica que você deve prestar atenção na hora de escolher uma persiana é a presença de enchimento. Para um edifício suscetível a ataques criminosos e arrombamentos frequentes, os modelos antivandalismo são os mais adequados. Para um apartamento ou casa, a solução ideal seria enrolar com enchimento. Esses modelos possuem alto nível de isolamento térmico, além de proteção adicional contra ruídos externos.
Conclusão
As persianas modernas não têm apenas uma função decorativa. Proporcionam isolamento acústico e térmico do ambiente, protegendo os proprietários de roubos. Os sistemas são caracterizados pela confiabilidade, durabilidade e preços acessíveis. O cuidado e a manutenção de tais mecanismos não são difíceis.