Cortinas feitas por você mesmo podem animar qualquer interior e adicionar sabor a ele. O processo de fabricação é bastante simples, então você pode criar cortinas interessantes e inusitadas até mesmo com seu filho.
Fazendo persianas de papel de parede
O papel de parede que sobrou da reforma é perfeito para fazer cortinas de papel. Cortinas plissadas também podem ser feitas de papel Whatman. A segunda opção é mais interessante para as crianças, pois o papel pode ser pintado com canetas hidrográficas ou marcadores.
Existem várias opções de cortinas de papel - retangulares, com bordas arredondadas. A vida útil dessas cortinas é de um ano. Você pode trocar as cortinas plissadas com mais frequência, pois não leva mais de meia hora para fazer uma cortina.
Materiais necessários
Para criar uma cortina plissada você precisará dos seguintes materiais:
- um rolo de papel de parede ou papel Whatman;
- tesoura;
- um simples lápis;
- corda, cordão ou fita;
- Fita dupla face;
- furador;
- fecho de renda ou conta;
- governante;
- Velcro e elementos decorativos.
Instruções passo a passo
- Primeiro você precisa cortar um pedaço adequado de papel de parede ou papel. Seu comprimento deve ser 30 cm maior que a altura da janela.
- Depois de cortada a peça, ela é dobrada em forma de acordeão. Um acordeão elegante é obtido graças às marcações preliminares - primeiro, segmentos iguais são medidos com uma régua e, em seguida, a linha de dobra é marcada com um lápis.
- Quando o acordeão estiver montado, use uma régua para encontrar seu centro. Um furo passante é feito no ponto central. Para fazer isso, é melhor usar um furador ou furador. Você pode fazer dois furos e a cortina não ficará arredondada, mas retangular.
- Uma corda, cordão ou fita é inserida no buraco e puxada por todo o acordeão.
- A ponta da corda está amarrada com um nó apertado. Você pode prendê-lo com uma conta ou um prendedor de roupa.
- A cortina pode ser decorada com vários elementos decorativos - brilhos, flores, borboletas. O velcro colado nas pontas das persianas em ambos os lados da corda permite fazer pregas com “presas”.
- A cortina acabada é fixada na cornija ou colada na moldura da janela com fita adesiva.
REFERÊNCIA: As cortinas ficam originais se a corda for presa com um botão grande.
Fazemos persianas de tecido com nossas próprias mãos
Cortinas de tecido bloqueiam a luz da rua e trazem uma sensação de conforto e tranquilidade para sua casa. Vários materiais podem ser usados. Os tecidos variam no grau em que absorvem luz. Para uma sala localizada no lado ensolarado, é melhor selecionar materiais densos. A variedade de tecidos permite criar uma variedade de cortinas que ficam bem tanto no quarto como na cozinha.
IMPORTANTE: Deve-se selecionar o tecido que combine harmoniosamente com o interior do ambiente.
Materiais necessários
Para produção você precisará de:
- um pedaço de tecido cujo comprimento excede a altura da janela em 40-45 cm;
- duas cordas ou fitas;
- furador;
- braçadeiras;
- ganchos;
- tesoura;
- lápis;
- governante.
AJUDA: Você pode fazer experiências com tecido. Os materiais translúcidos trarão leveza e frescor ao interior, e os tecidos densos protegerão os moradores dos raios solares.
Instruções
- Meça 10 cm das bordas direita e esquerda do corte do tecido, nestes locais são feitos furos com furador. Se for necessário fazer uma bainha na borda, o espaço de cada lado deve ser de pelo menos 13 cm.
- A seguir, são feitos os mesmos furos a cada 10 cm.
- Cordas ou fitas são cuidadosamente inseridas nos orifícios resultantes. A espessura da corda deve corresponder ao diâmetro do furo. Se a ponta da corda começar a desfiar ao ser enfiada nos buracos, você pode queimá-la levemente com um isqueiro.
- As pontas das cordas são fixadas com grampos. Você também pode usar miçangas como fecho.
- A cortina é fixada na janela com ganchos ou pregos.
Uma cortina de tecido dura mais do que uma de papel. Também pode ser decorado com brilhos, fitas, miçangas ou outras decorações. Para deixar a borda do tecido mais limpa, ela é costurada em uma máquina de costura.
Fazendo persianas romanas de tecido
As persianas romanas são um ótimo complemento para o design de salas e quartos. Feitas em tecido, essas persianas podem servir seus proprietários por muitos anos. A peculiaridade das cortinas romanas são as dobras bonitas e uniformes que se formam quando levantadas.
Na hora de fazer cortinas, você pode usar vários tecidos. O número de dobras depende do tamanho da janela. Em média, isso é de 5 a 7 dobras.
Materiais necessários
Para fazer persianas romanas, você precisará dos seguintes materiais:
- cinco a sete tiras de peso. Podem ser feitos de jornais velhos enrolados em tubo ou de pequenas ripas de madeira;
- barra inferior com 3-4 cm de largura;
- pedaço de tecido;
- corda;
- governante;
- giz;
- cola para tecido;
- uma tira de velcro para prender cortinas.
Instruções
- Primeiro você precisa medir um pedaço de tecido. De cada lado deve ser vários centímetros mais largo que a janela (5-10 cm). Se você planeja fazer cortinas estreitas, o pedaço de tecido deve ser um pouco mais estreito que a abertura da janela. Antes de iniciar o trabalho, o tecido deve ser passado a ferro. As bordas podem ser finalizadas em uma máquina de costura ou bainhas à mão.
- A seguir, usando régua e giz, marque os locais onde os pesos serão fixados. Eles devem estar localizados a uma distância igual um do outro. Você precisa fazer um furo no centro de cada peso para a corda. Para uma cortina pequena bastam 6 dobras e 5 pesos. Para não cometer erros nos cálculos, é necessário dividir o comprimento do tecido por 5. É necessário levar em consideração a largura de cada agente de ponderação.
- Os agentes de ponderação são colados nas áreas designadas com cola de tecido. Essa cola é vendida em lojas de materiais de costura.
- A última tira é colada na borda inferior da futura cortina.
- Uma corda é inserida nos orifícios preparados. É aconselhável fixar a sua extremidade com clipe, nó ou conta.
- As persianas estão prontas! Eles são presos à cornija com velcro.
Existem outras maneiras de fazer cortinas. Você não deve se limitar a opções e formatos padrão - nas lojas você pode encontrar uma variedade de tipos de decorações com as quais persianas comuns podem ser facilmente transformadas em detalhes de interior originais.